TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo ATPS

Monografias: Modelo ATPS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 10

Apresentação

Quando se trata de ATPS já sabemos que é hora de nos juntarmos com os outros alunos e pesquisadores para compartilhar e aplicar tudo o que aprendemos no decorrer do bimestre, mais que isso, é de nos ajudar a aprender ainda mais. Essa ATPS é um dos passos mais importantes para nossa formação e crescimento na área da engenharia, pois nela aprenderemos a ler, interpretar e principalmente a utilizar a o desenho técnico como ferramenta de trabalho, sem essas habilidades é impossível exercer a função de um engenheiro, pois o desenho técnico é a principal forma de comunicação e expressão de idéias em uma fábrica. O objetivo é que ao final desta ATPS possamos utilizar de forma eficiente o desenho técnico como ferramenta de trabalho e meio de comunicação, além desenvolver visão crítica sobre projetos e desenhos, para isso trabalhamos em equipe cobrindo as falhas uns dos outros, e utilizaremos todos os meios de comunicação disponíveis em nossa busca por informação e conhecimento.

Na Etapa 1 apresentamos o desenho técnico como forma de comunicação, e seus aspectos gerais.

Na Etapa 2 temos construções geométricas.

Na Etapa 3 abordaremos o tema perspectivas.

Na Etapa 4 apresentamos projeto ortogonal.

Na Etapa 5 apresentamos cotagem, cortes e secções.

Na Etapa 6 temos desenho de conjunto.

Etapa 1

O Desenho Técnico Como Forma de Comunicação

Comece o texto aqui principal... e deixe duas linhas de espaço em branco, separando este texto do próximo sub-item. (quando for iniciar um novo item, passo, aumente +1 linha de espaço em branco, neste caso, deixe 3 linhas).

#Insira figuras ilustrativas digitalizadas

Figura X – Título da imagem

Fonte: AUTOR, ANO, p. x.

Termine seu texto com um desfecho.

1.1. Dê um título que expresse o Passo 2

1.1.1. Dê um título para o seu sub-item ‘a’

Comece o texto aqui... e deixe duas linhas de espaço em branco, separando este texto do próximo sub-item.

#Insira figuras ilustrativas digitalizadas

Figura X – Título da imagem

Fonte: AUTOR, ANO, p. x.

Termine seu texto com um desfecho.

1.1.2. Dê um título para o seu sub-item ‘b’ (o conteúdo abaixo serve apenas como um exemplo de redação científica; delete os textos e imagens após sua análise)

Comece o seu parágrafo de introdução do texto com uma oração de apresentação da idéia inicial. Desenvolva a ideia principal do parágrafo sempre na oração do meio do parágrafo, oração central. A oração final do parágrafo deve apresentar a síntese ou conclusão da ideia. Abaixo apresento um exemplo de citação de um texto com autoria protegida pela Lei de Direito Autoral, conforme NBR 10520, usado em transcrições diretas com mais de 3 linhas.

Segundo Marcos Tondato (2004),

[...] a transcrição direta de texto de outrem, com mais de 3 linhas, é recuada 4cm da margem, escrita com fonte 10, com espacejamento simples. [...] O símbolo de colchetes indica uma intervenção feita pelo pesquisador; já as reticências indicam que foi cortada parte do texto do autor lido, no caso, Marcos Tondato. É comum apresentarmos somente uma parte do trecho da lido, por isso o símbolo de colchetes e reticências deve sempre indicar as supressões das partes do texto original. Caso o pesquisador queira evidenciar partes do texto lido, poderá usar o recurso de sublinhar o trecho, e deverá indicar ao final com o termo ‘grifo nosso’ [...] (TONDATO, 2004, p. 75, grifo nosso).

Comece o seu parágrafo de desenvolvimento do texto com uma oração de apresentação da nova idéia ou argumento. Desenvolva a idéia do parágrafo sempre na oração do meio do parágrafo. A oração final do parágrafo deve apresentar a síntese ou conclusão da idéia.

Cada idéia ou argumento deve ser apresentado em um novo parágrafo. Se possível, as idéias devem ser intercaladas por citações de textos de outros autores, imagens, gráficos, tabelas e outras evidências pesquisadas. Abaixo apresento um exemplo de citação feita por uma figura explicativa de uma idéia.

Figura 1 – Fichas de Manutenção Produtiva Total (Total Productive Maintenance, TPM)

Fonte: TONDATO, 2004, p. 91.

O conjunto de informações apresentadas na forma de citações é denominado evidências da pesquisa. As evidências dão suporte ao leitor, credibilidade para as suas idéias e garantem que os argumentos apresentados sejam aceitos. Elas são provas materiais da pesquisa desenvolvida e comprovam os fatos apresentados.

Comece o seu parágrafo de desfecho do texto com uma oração que inicia a conclusão das idéias. Desenvolva a idéia do parágrafo sempre na oração do meio do parágrafo. A oração final do parágrafo deve apresentar a síntese final ou conclusão das idéias apresentadas no seu texto. (o último parágrafo de cada capítulo, etapa ou unidade de leitura deve apresentar o desfecho das idéias apresentadas).

1.1.3. Dê um título para o seu sub-item ‘c’

Comece o texto aqui... e deixe duas linhas de espaço em branco, separando este texto do próximo sub-item.

#Insira figuras ilustrativas digitalizadas

Figura X – Título da imagem

Fonte: AUTOR, ANO, p. x.

Termine seu texto com um desfecho.

1.1.4. Dê um título para o seu sub-item ‘d’

Comece o texto aqui... e deixe duas linhas de espaço em branco, separando este texto do próximo sub-item.

#Insira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com