TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Relatorio Cientifico

Ensaios: Modelo De Relatorio Cientifico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 5

MRU e MRUV

Carlos Eduardo da Silva

Fisica I – Universidade Tuiuti do Paraná

Campus Barigui – Curitiba – PR - Brasil e-mail: carloseduardo_meca@hotmail.com

Resumo. Após os estudos teóricos sobre movimento retilíneo uniforme e (MRU) e movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), fizemos testes em laboratório utilizando trilho de ar para provarmos

Palavras chave: experiência, relatório, formato (pelo menos 3)

Introdução:

Os professores da disciplina convidam vocês a se aventurarem na arte de escrever relatórios no formato de artigo encontrado em diversas revistas e jornais de divulgação científica existentes nas diversas áreas do conhecimento.

Os autores devem preparar seus relatórios seguindo este padrão apresentado, que já vem pré-formatado. Isto deverá facilitar muito e certamente vai auxilia-los no domínio desta “excelente” ferramenta de edição de texto.

Estes relatórios deverão ser entregues em sala de aula, ou em local combinado com o professor, dentro do prazo preestabelecido.

A fim de evitar problemas e simplificar a vida vá salvando seu relatório aos poucos, isto é, de tempos em tempos com nomes diferenciados.

Exemplo:

- meu_relatorio_v0.doc (9:30 h – 01/04/2001)

- meu_relatorio_v1.doc (10:00h - 01/04/2001)

- meu relatório_v499.doc (9:30h – 11/09/2001)

Este procedimento tem duas vantagens obvias. A primeira é no caso de uma “bobagem em 1o grau” com perda de formatação ou “crash” do “Ruindows”, que sempre ocorre.

A introdução deve situar o leitor no assunto. Em geral a introdução contém um histórico do que já foi desenvolvido sobre o assunto, os resultados relevantes existentes na literatura, e em função disto esta é a seção que contem o maior número de citações. Outro componente da introdução é o embasamento teórico sobre o assunto estudado, isto é, onde se explica a física ou a química envolvida. Em ambos os casos isto não significa uma mera listagem de fórmulas e equações envolvidas no experimento. Na introdução também existe um parágrafo que relaciona o experimento feito com o passado. Neste trabalho foram estudados os bla..bla..bla

Procedimento Experimental

Nesta seção são descritos os procedimentos empregados para efetuar as medidas e são descritas as montagens experimentais utilizadas. Diagramas esquemáticos das experiências são bastante úteis pois facilitam a visualização. Este procedimento não é uma cópia do roteiro do experimento pois o mesmo não contém detalhes relevantes que somente podem ser percebidos durante a elaboração da experiência. Lembre-se que seu leitor deve ser capaz de reproduzir o experimento a partir da leitura desta seção.

Resultados e Discussão

A sugestão referente a colocação das figuras e gráficos do relatório, que podem ser colocadas em uma coluna conforme mostra a figura 1, ou sobre duas colunas conforme mostra a figura 2, é a seguinte:

Esta seção é o coração do relatório. Nela são apresentados os dados obtidos em forma de tabelas, gráficos e diagramas. Lembre-se que quando o volume de dados é elevado os gráficos devem ter preferência sobre as tabelas. Os resultados experimentais devem ser confrontados com as previsões teóricas e com os resultados existentes na literatura citada na introdução. Quando são efetuados cálculos complexos não é necessário descrever todas as etapas do processo. No caso dos resultados experimentais, dentro das estimativas de erro, apresentarem discrepâncias com as previsões teóricas o procedimento experimental deverá ser reavaliado. (isto porque no nosso caso os resultados são muito bem conhecidos) Na vida real pode ocorrer que discrepância devido à falha dos modelos teóricos existentes, ou das medidas feitas previamente. Lembre-se que toda medida experimental apresenta incerteza e portanto as contas efetuadas devem levar estas em consideração. (Ex.: Medida de uma borracha plástica efetuada com uma régua com divisão em milímetros – A=42,0 + 0,5 mm )

- Prepare seu gráfico ou figura em programa adequado.

- Exemplo: Origin, Paint, Corel,....

- No caso dos editores de imagem você pode salvar as figuras em formato JPEG ou GIF, que são compactados e reduzem o volume de memória necessária e consequentemente reduzindo o tamanho do arquivo de texto.

- No caso de gráfico do Origin é mais interessante copiar a página gráfica do Origin (Ctrl-C) e colar no documento.

- Atenção: Use sempre a opção “colar como” escolhendo a opção “Figura” caso contrário cria-se um “link” entre o programa Origin e o Word o que pode dar algumas dores de cabeça posteriormente.

O relatório de no máximo quatro páginas deve ser impresso com tinta preta em papel branco. A impressão deve ser feita em apenas um lado da página de tamanho A4 empregando o formato aqui mostrado.

Figura. 1: Este é o exemplo de uma figura colocada em uma coluna.

Tabela 1: Este é um exemplo de formatação de tabela.

K C F

0 273 459

255 18 0

273 0 32

373 100 212

Lembre-se de colocar a figura e a tabela centralizadas na coluna assim como seus textos descritivo. Os textos descritivos devem ser o mais objetivos e claros de forma que a pessoa que vê a figura ou tabela saiba do que se trata.

Figura. 2: Esta é a mesma figura de antes só que colocada de forma a ocupar duas

colunas de texto, ou a largura total da página.

Tabela 2: Está também é a mesma tabela colocada em tamanho grande.

K C F Descrição

0 273 459 Muito, muito, muito frio

255 18 0 Congelante

273 0 32 Nesta temperatura o gelo derrete

373 100 212 Nesta temperatura a água ferve

Em geral o texto que cita, por exemplo a tabela 1, em geral tem uma explicação mais detalhada, portanto não é necessário repetir tudo no texto que esta associado à mesma.

No caso de colocação de gráficos e tabelas grandes, que ficariam prejudicados pelo encolhimento para serem adaptados em apenas uma coluna, você deve tomar cuidado para substituir os existentes neste exemplo cuidando sempre para não deletar as marcas referentes à quebra de seção. Se isto ocorrer toda a formatação em 2 colunas é perdida. Para usuários experientes isto não é um problema e basta reformatar as seções com uma e duas colunas, mas para usuários não tão experientes isto pode virar uma dor de cabeça.

No que se refere à correção ortográfica do texto, este arquivo está configurado para Português (Brasileiro) de modo que as palavras mal escritas deverão aparecer grifadas. Mas cuidado pois o WORD é semi-analfabeto e por alguma razão algumas palavras em inglês são aceitas. Se você sabe que a palavra que escreveu está correta, e mesmo assim aparece grifada, “clique” com o botão direito do “mouse” sobre a mesma e inclua no dicionário do Word.

Lembre-se que os títulos e conteúdo de seção e subseção devem estar de acordo com a revista “Journal of Applied Physics” existente na biblioteca.

Não esqueça de citar as referências empregadas durante a elaboração do relatório conforme está exemplificado a seguir.

Lembre-se também que as “pérolas” encontradas nos relatórios poderão ser publicadas em meio eletrônico, preservando-se obviamente os autores no anonimato e sem o pagamento de Copyright©.[2]

Conclusão

A conclusão deve abordar brevemente o experimento efetuado, os resultados obtidos e a que conclusões estes resultados levam. Em alguns casos se discute possíveis rumos desta investigação. Comentários do tipo: “O experimento foi muito proveitoso....” e outro similares deve ser evitados.

Valorização dos Itens do Relatório

Tabela 3: Valorização dos itens do relatório.

Item valor

Resumo 0,5

Introdução 2

Procedimento Experimental 1

Resultados e Discussão 2

Conclusão 2

Formatação 0,5

Referências

[1] I.Responsável e A.Berração, “Influência dos mésons na organização de um formigueiro” J. Pesq.Inuteis 46 (1997) 171-172.

[2] A. Nonimo, D. Sconhecido “I can’t write the abstract: What a hell” Proc. 156th Int. Conf. on Environmental consequences of writing abstracts, pp. 10-16, Seatown, Waterland, 1-4 April 1989. Publisher.

Observações:

O texto relatório deve ser feito com fonte arial 12, texto deve estar justificado, espaçamento entre linhas simples, os títulos em arial 14 negrito, todas figuras e tabelas devem conter legenda e citadas no texto, as equações devem ser numeradas.

...

Baixar como  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »