TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Cientifico Serviçosocial

Exames: Relatorio Cientifico Serviçosocial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

JOSIMERE INACIO DA SILVA FIGUEIREDO – RA 343917

RELATÓRIO CIENTÍFICO

JUAZEIRO-BA

2013

JOSIMERE INACIO DA SILVA FIGUEIREDO – RA 343917

RELATÓRIO CIENTÍFICO

Relatório Científico apresentadoao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD daUniversidadeAnhanguera UNIDERP como requisito obrigatóriopara Cumprimento da disciplina de Política de atenção a Criança, Adolescente e Idoso.

JUAZEIRO-BA

2013

SUMÁRIO

1. OBJETIVOS DO PROJETO ........................................................................... 04

2. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 04

2. METODOLOGIA ….....................................................................................,......... 05

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES …...................................................................... 06

4. CONCLUSÃO ...................................................................................................... 06

REFERÊNCIAS ………………………....................................................................... 08

5. ANEXOS ……..…………………………………………………………………..…….. 09

1. OBJETIVOS DO PROJETO

1.1 Objetivo Geral

Resgatar e valorizar o papel social do idoso, e sua auto estima, bem como sua melhoria de qualidade de vida.

1.2 Objetivos Específicos

Oportunizar a ocupação do tempo livre do idoso com ações significativas; Integrar o idoso à sociedade por seu papel socialmente produtível; Integrar o idoso ao meio por seu papel socialmente produtivo; Contribuir para o aumento da auto–estima, qualificação, satisfação e realização.

Aproximar os familiares do idoso em visitas mais frequentes

Sensibilizar instituições e a sociedade em geral para uma melhor qualidade de vida do idoso através de atendimentos profissionais e doações dos produtos de higiene pessoal, entre outros.

Combater o isolamento e a depressão

2. INTRODUÇÃO

Infelizmente as oportunidades no mundo não são distribuídas igualmente. Afinal decontas, não é algo que tenhamos um controle. Algumas pessoas vivem plenamente ao lado desuas famílias, possuem uma ótima saúde, uma boa situação financeira. Já outras, que pormuitos motivos diferentes não possuem essa sorte, nascem às vezes sem uma família e pior ao final dela tem que viverem sozinhas e esquecidas em locais não tão acolhedores.

A população idosa tem crescido no Brasil e no mundo. Os estudos revelam que a população mundial tende a ter uma crescente expectativa de vida. A diminuição da mortalidade e da fecundidade juntamente com o desenvolvimento tecnológico na área da saúde têm sido apontados como fundamentais neste processo de envelhecimento mundial. A Síntese de Indicadores do IBGE aponta que a população idosa no Brasil corresponde a 9,9% da população. A tendência de crescimento dessa parcela da população é nítida nas duas últimas décadas, a estimativa é que em 2025 o Brasil seja o sexto país mais envelhecido do mundo, com uma média de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos Contraditoriamente, esta sociedade envelhecida desvaloriza e exclui o idoso. Em muito este processo é gerado pela sociedade de consumo e pelo modelo neoliberal, que cada vez mais valoriza o novo, o ágil, o descartável, as relações e processos imediatos, desta forma o que não se adapta a este molde fica à margem. As práticas, a cultura e o saber construídos ao longo do tempo, transmitidos entre as gerações perdem o valor diante do saber instantâneo, adquirido nos meios de comunicação e na internet. É necessária uma sensibilização da sociedade para que reconheça a velhice como uma etapa da vida que requer a efetivação de direitos sociais específicos a esta fase, bem como a manutenção da autonomia e da cidadania do idoso.

O Lar São Vicente de Paulo é uma unidade de atendimento a pessoas da Terceira idade que possibilita o acolhimento em caráter de moradia. O Lar São Vicente de Paulo localiza-se na Rua Dr. Jaime Martins de Souza, 423, no Bairro Vale doCajueiro, no município de Juazeiro – BA, abrigando vinte e seis idosos.

A maior parte dos idosos atendidos foram abandonados por suas famílias que não tinham paciência ou condições de arcar com as despesas e cuidados especiais que eles necessitam.

3. METODOLOGIA

Uma entrevista foi realizada junto aos idosos do abrigo para conhecimento de sua realidade.

A busca de profissionais para realização de palestras, oficinas, dinâmicas. Também parcerias para prover as necessidades de material de uso pessoal, fraldas geriátricas.

Devido a dificuldade de se conseguir os profissionais também contactar professores, cidadãos da comunidade para prática de atividades para que os idosos ocupem seu tempo com artesanato.

Para Villar (2007), o combate à desigualdade só é possível através de políticas intersetoriais, da participação e empoderamento das comunidades, para que estas possam contribuir com a transformação da sociedade.

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com