TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Relatório - Aula Prática Engenharia Eletrônica

Trabalho Escolar: Modelo De Relatório - Aula Prática Engenharia Eletrônica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  2.770 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório Introdução a Engenharia Eletrônica

I – Introdução

Neste trabalho irá se trabalhar com a medição de circuitos de resistores em série, paralelo e série-paralelo para assim compara os resultados medidos com os calculados. Para realizar essa pratica foi visto em aula o assunto de cálculo da Lei de Ohm. Ela foi utilizada para calcular, a resistência, corrente e tensão circuitos série, paralelo e misto (série-paralelo ). O objetivo desta pratica é observar e comprovar a Lei de Ohm utilizando as fórmulas que foram vistas em aula, os circuitos propostos, e utilizar os instrumentos de medição, com o objetivo de aprender a utilizar o mesmo na pratica, o circuito é montado em laboratório e com o Multímetro e a fonte de alimentação é possível medir o que se calculou e analisar os dados.

II – Teoria

2.1 DIFERENÇA DE POTENCIAL

Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é volt (V), em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta. A diferença de potencial (em volts) aplicada por uma fonte sobre um circuito elétrico é a pressão que coloca o sistema em operação e causa o fluxo de cargas, ou corrente, pelo sistema elétrico.

2.2 CORRENTE ELÉTRICA

O movimento ou fluxo de elétrons é chamado de corrente elétrica. Para se produzir a corrente, os elétrons devem se deslocar pelo efeito da diferença de potencial. A corrente é representada pela letra I e sua unidade de media é o Ampère (A).

2.3 RESISTÊNCIA ELÉTRICA

A resistência é a oposição a corrente elétrica. Para se aumentar a resistência de um circuito são utilizados componentes elétricos chamados resistores, que são componentes com uma resistência conhecida e bem definida. A resistência é medida em Ohm e seu símbolo na equação é o R.

2.4 LEI DE OHM

A Lei de Ohm define a relação entre corrente, tensão e a resistência. A corrente, em um circuito, é diretamente proporcional a voltagem aplicada e inversamente proporcional a resistência, isto é, quanto maior a tensão aplicada maior a corrente. A Lei de Ohm pode ser expressa matematicamente de três formas.

1. A corrente é igual à tensão dividida pela resistência.

2. A resistência é igual à tensão dividida pela corrente.

3. A tensão é igual a corrente multiplicada pela resistência.

Onde:

• V é a diferença de potencial ou tensão, em volts (V);

• R é a resistência elétrica, em ohms (R);

• I é a intensidade da corrente elétrica, em ampères (A).

2.5 CIRCUITO SÉRIE

Um circuito série é aquele que permite somente um percurso para a passagem de corrente. A corrente I é a mesma em todos os pontos do circuito. Isso significa que a corrente que passa por R1 é a mesma que passa por R2, R3 e por R4, que é a corrente fornecida pela bateria. E a queda de tensão é diferente em cada resistor.

Quando as resistências são ligadas em série, a resistência total é a soma de todas as resistências do circuito. A tensão total é igual à soma das tensões nos terminais de cada resistência.

2.6 CIRCUITO PARALELO

O circuito paralelo é aquele que tem dois ou mais componentes ligados em paralelo com a bateria. No circuito paralelo a corrente é diferente em cada resistor, quando a corrente total sai da fonte parte fica em cada resistor do circuito e a tensão é igual por estarem em paralelo.

Circuito Paralelo

Imagem 02

2.7 ASSOCIAÇÃO MISTA DE RESISTORES

Uma associação mista é composta por associação de resistores em série e em paralelo no mesmo circuito.

III – Procedimentos

Para esse experimentos foram utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com