TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Plano de Aula

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 6

Plano de Aula

  1. O ano da turma que realizará a atividade:

3º ano do Ensino Médio.

  1. Qual o material a ser utilizado:

Instrumento de percussão de sucatas, pendrive, vídeos, aparelho de som, internet, CDs, letras de músicas previamente selecionadas.

  1. A metodologia utilizada:

- Apresentar noções básicas das propriedades do som (altura, intensidade, duração, timbre e densidade).

- Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais, focando a duração do som, como sendo o principal objetivo.

- Contextualizar e mostrar os tempos da música (compasso binário, ternário, quaternário).

- Criação de uma música com o repertório pessoal do aluno, depois de ter analisado uma música (Menino de Braçanã – Zizi Possi).

- Representação plástica da música estudada (desenho e pintura ou escultura).

- Criação de instrumentos musicais de percussão com sucata.

- Explorar os sons do próprio corpo.

- Desenvolver atenção e prontidão.

- Desenvolver as percepções auditivas, visuais e táteis.

- Trabalhar em equipe, criação de trabalhos.

   A música pode ser uma atividade divertida, que ajudará na construção da consciência e da inteligência do ser humano. Os sons harmoniosos fazem com que os alunos se divirtam aprendendo naturalmente.

   Ela, em sala de aula, pode ir além de apenas um instrumento; é capaz de promover o desenvolvimento do ser humano, torná-lo capaz de conhecer os elementos de seu mundo para intervir nele, transformando-o no sentido de ampliar a comunicação, a colaboração e a liberdade entre os seres (Loureiro, 2007).

  1. Conteúdo abordado:

As propriedades do som.

O SOM E SEUS PARÂMETROS

Você já percebeu como o mundo está cheio de sons?  

Mas você já parou para pensar o que é o SOM?

Pois bem, som é tudo o que nossos ouvidos podem ouvir sejam barulhos, pessoas falando ou mesmo música! Os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia e do universo em vibração e movimento.

Experimente fechar os olhos e ficar atento aos sons que nos cercam. E então, percebeu como o silêncio é algo quase impossível?

Os cientistas nos ensinam que o som é o resultado das vibrações das coisas. Tudo que existe na natureza pode vibrar. Essas vibrações se propagam pelo ar ou por qualquer outro meio de condução, chegam aos nossos ouvidos e são transmitidas ao cérebro para que possam ser identificadas.

A vibração regular desses objetos produz sons com altura definida, em que você percebe como uma “nota musical”. Esses sons são chamados de sons musicais. Por exemplo, os sons produzidos por uma flauta doce ou outros instrumentos musicais.

 Já a vibração irregular produz sons sem altura definida, em que você não consegue distinguir a “nota musical”. Alguns desses sons são popularmente chamados de “barulho” ou “ruídos”. Por exemplo: o som de um avião ou de um liquidificador.

Alguns instrumentos de percussão, como os tambores, também não possuem altura definida.

As principais características ou parâmetros dos sons. (Portal de Educação Musical do Colégio Pedro II).

INTENSIDADE – É a propriedade que nos permite distinguir sons fortes e sons fracos.

É o grau de volume sonoro. A intensidade do som depende da força empregada para produzir as vibrações.

FORTE ou piano

 Alguém gritando em um megafone e o canto de um pequeno pássaro são exemplos de sons fortes e fracos

DURAÇÃO – É a propriedade que nos permite distinguir sons longos e sons curtos.

Na música o som vai ter sua duração definida de acordo com o tempo de emissão das vibrações.  

LOOOOOOOOOOOOOONGO ou CURTO

ALTURA – É a propriedade do som que nos permite distinguir sons graves (som mais “grossos”), médios e agudos (sons mais “finos”). A velocidade da vibração dos objetos é que vai definir sua altura. As vibrações lentas produzem sons graves e as vibrações rápidas produzem sons agudos.

Agudo, Médio ou Grave.

Curiosidade: a altura dos sons depende também do tamanho dos corpos que vibram. Uma corda fina e curta produz sons mais agudos que os de uma corda longa e grossa. Assim como uma flauta pequenina de tubo bem fino também produz sons mais agudos do que um instrumento de sopro com um tubo longo e grosso como a TUBA!

 

TIMBRE – É a propriedade do som que nos permite reconhecer sua origem. O timbre diferencia, “personaliza” o som. Por meio do timbre identificamos “o que” está produzindo o som. Por exemplo: quando ouvimos uma pessoa falar, um celular tocando ou mesmo um gatinho miando podemos saber qual fonte sonora produziu o som por causa do timbre.

O Silêncio

Entendemos por silêncio a ausência de som, mas, na verdade, a ele correspondem os sons que já não somos capazes de ouvir. Tudo vibra, em permanente movimento, mas nem toda vibração transforma‐se em som para os nossos ouvidos!

Existem sons que são tão graves ou tão agudos que o ouvido humano não consegue perceber. Alguns animais possuem a capacidade de emitir e até mesmo escutar esses sons! O elefante, por exemplo, emite infrassons (sons muito graves), que podem ser detectados a uma distância de dois quilômetros! Já o cachorro e o gato conseguem ouvir ultra‐sons (sons muito agudos).

O silêncio é algo complexo de experimentar: se ficarmos em silêncio, em sala de aula, ainda assim ouviremos algum som.  Psiu! Vamos experimentar?

Curiosidade: um compositor norte‐americano chamado John Cage (1912‐1992) realizou uma experiência muito interessante: ele queria vivenciar a sensação de plenitude silenciosa e, em busca do “silêncio total”, entrou numa câmara anecóica, ou seja, uma cabine totalmente à prova de sons.

Após alguns segundos, Cage concluiu que o silêncio absoluto não existe, pois mesmo no interior da câmara anecóica ele ouvia dois sons: um agudo, produzido por seu sistema nervoso, e outro grave, gerado pela circulação do sangue nas veias! Incrível! Homem dentro de uma câmara anecóica. (Portal de Educação Musical do Colégio Pedro II).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com