TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo OSI

Trabalho Escolar: Modelo OSI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 8

1

UNIVERSIDADE PAULISTA

GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Janderson dos Santos Feitosa

Redes De Computadores

Camadas OSI

Rio Branco – Acre

2014

2

Janderson dos Santos Feitosa

Redes De Computadores

Camadas OSI

Trabalho da disciplina de Redes de Computadores entregue ao Curso de Gestão da Tecnologia da Informação, da Universidade Paulista, como parte integrante para avaliação do curso em andamento.

Rio Branco – Acre

2014

3

O modelo OSI (Open Systems Interconnect) tem sete camadas. Este artigo as descreve e explica, começando pela camada "inferior" na hierarquia (a camada física) e avançando até a "superior" (a camada de aplicativo). As camadas estão empilhadas desta forma:

 Aplicativo

 Apresentação

 Sessão

 Transporte

 Rede

 Vínculo de Dados

 Física

Iniciamos pela definição do modelo. Os termos de Camadas OSI/ISO são frequentemente usados.

A ISO é uma Organização Internacional para Padronização, que é o que sempre reforçamos aqui: as vantagens que as padronizações nos trazem.

Nota: A ISO é uma organização que visa padronizar também outros procedimentos, como a ISO 9000, aplicada em processos de empresas para obtenção de certificação de qualidade.

O objetivo é claro: padronizar. Com a padronização os processos ficam bem definidos, e essa organização permite uma maior produtividade e agilidade.

4

PDU e Protocolos

Mas antes de falarmos especificamente sobre as camadas, precisamos entender porque precisamos das mesmas.

E para isso, vamos falar um pouquinho de redes de pacotes comutados, ou seja, redes onde pequenas unidades de dados (pacotes) são enviadas a um endereço de destino.

Nessas redes, essas unidades são chamadas de PDU – Unidade de Dados de Pacote, e cada uma delas carregam o seu endereço.

E qual o objetivo disso? Bom, são várias. Um delas é que não temos a mais a necessidade de conexões dedicadas – por circuito. A conexão por pacotes é mais flexível, e esse tipo de tráfego de pacotes que permitiu, por exemplo, o advento da Internet!

E como as redes se comunicam?

Nos casos das pessoas, para que uma comunicação ocorra, é preciso que ambas falem no mesmo idioma. É preciso também saber a hora de falar e hora de escutar. Claro que também é possível uma comunicação entre idiomas diferentes (por exemplo entre um americano – Inglês e um Português), mas nesse caso, deve haver uma tradução.

No caso das redes de computadores a ideia é a mesma. E o idioma das redes são os chamados Protocolos de Comunicação ou de Informação – conjunto de regras a serem seguidas para o correto envio e recebimento das informações. Um exemplo de protocolo que você deve estar acostumado é o Protocolo IP!

Na comunicação de redes de pacotes temos diversos protocolos utilizados em sequência, e em diferentes etapas da comunicação. Veremos isso daqui a pouco.

Nota: Em outra oportunidade falaremos com mais detalhes sobre Protocolos e também sobre Conexões por Circuitos e Pacotes.

5

Divisão em Camadas

Certo, então vamos lá: camadas. Porque essa divisão?

As etapas da comunicação acontecem em camadas, à divisão – padronização - foi feita pensando nisso, principalmente para facilitar os desenvolvimentos. Uma pessoa pode desenvolver tecnologias para qualquer camada, sem ter que se preocupar com as outras. Interessante, não?

Para começar a nos familiarizar com elas, segue sua enumeração: Física (1), Enlace (2), Rede (3), Transporte (4), Sessão (5), Apresentação (6) e Aplicação (7).

CAMADA FÍSICA

A camada física, a camada inferior do modelo OSI, está encarregada da transmissão e recepção do fluxo de bits brutos não estruturados através de um meio físico. Ela descreve as interfaces eléctricas/ópticas, mecânicas e funcionais com o meio físico e transporta os sinais para todas as camadas superiores. Ela fornece o seguinte:

Codificação de dados: modifica o padrão de sinal digital simples (1s e 0s) usado pelo PC para acomodar melhor as características do meio físico e para ajudar na sincronização de bits e quadros. Ela determina o seguinte:

Qual estado de sinal representa um 1 binário

Como a estação de recepção sabe quando um "tempo de bit" começa

6

Como a estação de recepção delimita um quadro

Conexão com o meio físico, acomodando várias possibilidades no meio:

Um transceptor externo (MAU) será usado para conexão com o meio?

Quantos pinos têm os conectores e para o quê cada um deles é usado?

Técnica de transmissão: determina se os bits codificados serão transmitidos por sinalização de banda base (digital) ou de banda larga (analógica).

Transmissão do meio físico: transmite bits como sinais eléctricos ou ópticos apropriados para o meio físico e determina:

Quais opções de meio físico podem ser usadas

Quantos volts/db devem ser usados para representar um determinado estado de sinal, usando um meio físico específico.

Camada 2 – Enlace

7

Continuando o fluxo, a camada de enlace recebe os dados formatados pela Camada Física, os bits, e trata os mesmos, convertendo em sua unidade de dados para ser encaminhado para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com