TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Relatório de Metodologia de Pesquisa - UNIP

Por:   •  18/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 3

Justificativa

Este trabalho apresenta um projeto capaz de identificar a posição do surgimento de descontinuidades que podem ocorrer em sistemas de combate a incêndio. O projeto é desenvolvido com base na detecção da perturbação do transiente hidráulico, que é consequência de uma onda mecânica propagada ao longo da rede hidráulica devido à diferença de pressão gerada no surgimento do vazamento.

O Brasil é privilegiado por possuir uma reserva abundante de recursos hídricos. Mesmo assim, o desperdício de água está se tornado uma preocupação, como já é a tempo em outros países. As preocupações estão relacionadas ao meio ambiente e as perdas econômicas.

Problemas de descontinuidade em tubulações são ainda um problema mais grave dentro de indústrias. Quando um vazamento ocorre no meio de um processo produtivo pode gerar prejuízos econômicos, como paradas de manutenção não previstas.

Outra possibilidade é a existência de não estanqueidade em sistemas de proteção como é o caso das redes de combate a incêndio que devem estar sempre prontas para combater as chamas de um sinistro. A ocorrência de vazamento neste caso pode gerar a despressurização do sistema, o que acarretaria no funcionamento contínuo das bombas mantenedoras da pressão. Uma prática irregular, mas infelizmente comum, é a inutilização temporária do sistema pelo seccionamento da rede com o fechamento das válvulas a jusante do sistema de pressurização.

Isso resolve temporariamente o problema de desperdício de água e seus custos, estancando o fluxo que escoaria para fora do sistema. No entanto, gera problemas de proporções muito maiores como a falta de segurança em toda a planta, multas do corpo de bombeiros e a interdição do local. Portanto, é de suma importância a integridade deste tipo de sistema bem como a identificação do ponto de descontinuidade o mais rápido possível.

 Pode-se dividir os vazamentos presentes em tubulações de combate a incêndio em dois grupos. O primeiro grupo são os vazamentos que surgem lentamente ao longo do tempo, tendo como uma das causas corrosão do material. Visto que este tipo de descontinuidade gera um escoamento muito pequeno durante um período significativo, torna-se difícil detectar seu surgimento. Em um segundo grupo estão as descontinuidades decorrentes de impactos e tração da tubulação e suas conexões. Isso ocorre quando a instalação é feita próximo a dilatação de uma edificação ou abaixo de uma via mal compactada que sofre sobrepeso. Para todos os fins este tipo de vazamento será denominado vazamento instantâneo e é o tipo de descontinuidade de interesse neste trabalho.

A água é utilizada, em todo o mundo e possui inúmeras finalidades, tais como, no abastecimento de cidades e usos domésticos, geração de energia, irrigação, navegação e a agricultura, etc.

Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água, dessa parcela 97,4% é salgada, cerca de 1,8% de água doce está em seu estado sólido nas geleiras e apenas pouco menos de 1% é aproveitável para consumos humano.

Figura 27: Gráfico de disponibilidade hídrica no Planeta Terra

[pic 1]

   Fonte: Autoria Própria, 2014.

Com vistas à conservação de recursos hídricos para abastecimento humano, isto é, a garantia ao acesso à água potável, as ações de combate às perdas reais devem merecer especial atenção.

A preocupação com o resultado da pesquisa é evitar ao máximo a perda deste recurso tão preciso que é a água. Um dos principais objetivos do trabalho não é somente a economia com custo de água e sim a economia de água, por ser um legado para nossas futuras gerações.

Tabela 04:  Volumes estimados perdidos em Vazamentos.

Equipamento Testado

Perda Estimada

Torneira Pingando

Gotejamento Lento¹

6 a 10

Litros/dia

Gotejamento Médio²

10 a 20

Litros/dia

Gotejamento Rápido³

20 a 32

Litros/dia

Gotejamento Muito Rápido4

> 32

Litros/dia

Filete 2mm

> 114

Litros/dia

Filete 4mm

> 333

Litros/dia

Fontes: OLIVEIRA (1999) e GONÇALVES et al. (2005).

Tabela 05: Relação volume perdido X valor gasto com a perda

Valores praticados pela concessionária Sabesp - Diretoria Metropolitana  

Volume perdido

Tarifa Residencial Normal

Tarifa Comercial Normal, Industrial

m³/ano

l/ano

R$/ano

R$/ano

3,65

3650

33,64

67,56

7,30

7300

33,64

67,56

11,68

11680

38,90

80,70

14,67

14670

54,68

120,12

41,61

41610

440,98

848,14

121,55

121545

1640,92

2980,20

Fonte: Deliberação ARSESP n.º 435, de 31/10/2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com