TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Projeto De Pesquisa

Artigo: Modelo De Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto de pesquisa

Título do projeto de pesquisa

Projeto apresentado ao curso de graduação em Ciência da computação da faculdade Anhanguera de Cascavel como requisito da disciplina TCC II.

Titulação e Nome do Professor Orientador

Cidade

Ano

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Nome da figura ................................................................... 99

Figura 2 – Nome da figura ................................................................... 99

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas

SUMÁRIO

1. RESUMO DO PROJETO 5

2. INTRODUÇÃO 5

3. TEMA E PROBLEMA 5

4. OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS) 6

5. HIPÓTESE 6

6. JUSTIFICATIVA 6

7. REVISÃO DA LITERATURA 7

8. METODOLOGIA 7

9. CRONOGRAMA 7

10. RESULTADOS ESPERADOS 8

REFERÊNCIAS 8

1. Resumo do Projeto

Breve relato do projeto introduzindo o assunto, seus objetivos, materiais e métodos e os resultados esperados.

Palavras-chave - até cinco palavras que indicam a área de pesquisa do projeto.

2. Introdução

Texto adequado e claro, contendo as informações preliminares para o entendimento do problema e da motivação para o desenvolvimento da pesquisa. Não deve ser muito extensa, mas principalmente não deve ser muito curta (um parágrafo, por exemplo). A introdução é usada para situar o leitor no contexto da pesquisa, indicar sua contribuição científica e sua relevância.

A formatação adotada assim como a distribuição de tópicos e páginas do projeto de pesquisa deve seguir a regulamentação da Associação Brasileira de Norma e Técnicas (ABNT). Outra característica importante a ser observada, é o fato de que uma pesquisa científica deve sempre ser descrita de forma impessoal, ou seja, o texto deve ser dissertativo e escrito na 3ª pessoa do singular.

3. Tema e problema

Tema trata do assunto a ser estudado. O objetivo é aumentar o conhecimento sobre o tema escolhido, que deve ser cuidadosamente selecionado, especialmente afim com o interesse de estudo do pesquisador. Já a pesquisa deve ser focada sobre um problema, ou seja, a questão relacionada com o tema, e que ainda não tenha sido devidamente respondida com a literatura existente. Devem ser indicados os resultados de pesquisas antecedentes ao problema investigado. Essas referências auxiliam a situar qual a contribuição do trabalho. Exemplo: Tema: Segurança no uso da internet. Problema: Redes públicas para uso da internet, usar ou não?

4. Objetivos (gerais e específicos)

Após o relato sobre a área da pesquisa a ser realizada, deve-se mostrar claramente quais são os objetivos gerais e específicos da pesquisa.

Para os objetivos gerais devem-se usar verbos abrangentes como: analisar, investigar, estudar. E, deve-se ter cuidado ao usar verbos como: demonstrar, provar, comprovar, pois são ações muito fortes e que só devem ser indicadas se houver certeza de conseguir alcançar tais ações.

Deve-se observar que os objetivos específicos são aquelas ações menores que possibilitarão alcançar os objetivos gerais da pesquisa, logo os verbos mais adequados são os que têm caráter operacional: medir, verificar, identificar, entre outros.

Os objetivos precisam ser claros e contextualizados para justificar a relevância da pesquisa (utilizem a revisão de literatura para isso).

5. Hipótese

Apresenta uma resposta suposta ao problema investigado. É essa proposição que se quer investigar e averiguar para determinar sua validade ou não. Depois de investigada, pode ser confirmada ou não. Devem ser guiadas por variáveis que podem ser testadas e normalmente são construídas a partir de relação de causalidade (causa-efeito).

6. Justificativa

Neste item será descrita a importância da pesquisa, justificando-a com a revisão de literatura, pois indicará que há outros pesquisadores que se interessam pela área. Informe também porque é relevante desenvolvê-la, qual a contribuição que trará. São duas possibilidades: ainda há questões a serem exploradas ou já foi extensivamente pesquisada. Caso existam poucos trabalhos correlatos: ou o tema é muito novo e há necessidade de pesquisa ou não é viável. Indicar qual a razão que justifica a pesquisa.

7. Revisão da literatura

Um mesmo problema pode ser investigado por diferentes pontos de vista ou nuances, portanto, deve-se indicar a literatura usada como pressupostos da investigação desse projeto. Por exemplo, um aspecto do uso seguro da internet pode ser investigado a partir do estudo sobre redes e segurança. A revisão da literatura assume a análise de trabalhos anteriores (fontes confiáveis) que trataram do tema proposto, o que dá as bases fundamentais sobre os conceitos a serem investigados. Deve-se mostrar que o autor conhece a bibliografia do assunto a ser analisado, e que também determinou a seleção do tema. A revisão da literatura apresenta citações diretas e indiretas dos autores consultados.

8. Metodologia

Esta seção deverá conter, em primeiro lugar, todas as condições necessárias para a realização do trabalho e uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com