TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modem a cabo

Tese: Modem a cabo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Tese  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

Modem a Cabo

Atualmente, as operadoras de TV a cabo estão competindo com as companhias telefônicas pelos usuários residenciais que cada vez mais pedem banda para acessar a internet em alta velocidade. Como vimos, a tecnologia DSL permite acessos de alta velocidade aos usuários através da conexão telefônica local.

Contudo, a tecnologia DSL utiliza pares trançados sem blindagem e, por isso, são muito susceptível a interferências. Isto reflete na conexão, modificando o limite superior da taxa de transmissão. Outra proposta é utilizar a rede de TV a cabo para acessar a Internet (FERNANDES, 1999).

Rede HFC

Com o passar dos anos, o sistema de televisão cresceu, e os cabos entre as várias cidades foram substituídos por fibra óptica de alta largura de banda, de forma semelhante ao que aconteceu no sistema telefônico. Um sistema com fibra nas linhas principais e cabo coaxial nas ligações para residências é chamado HFC (Hybrid Fiber Coaxial) Sistema híbrido de cabo coaxial e fibra.

Outra possibilidade de acesso residencial que se observa é a linha híbrida de cabo de fibra óptica e cabo coaxial. A rigor, essa tecnologia utiliza a infraestrutura de TV a cabo para transmissão de dados até 30 Mbit/s (KUROSE, ROSS, 2003).

A tecnologia modem a cabo, diferentemente das outras tecnologias de acesso residencial, é um meio de transmissão compartilhado. Cada pacote enviado pelo provedor trafega por todos os enlaces até todas as casas. Isso faz com que os pacotes enviados simultaneamente por duas casas diferentes colidam e se destruam. Portanto, a taxa efetiva de transmissão, depende do número de usuários ativos.

Uma possível vantagem da tecnologia ADSL sobre a modem a cabo reside justamente no fato de ADSL ser uma linha dedicada e não compartilhada. Entretanto, uma rede HFC bem dimensionada provê taxa de transmissão maior que a do ADSL (KUROSE, ROSS, 2003). Opcionalmente, HFC permite utilizar um Interactive Set-Top-Box, cuja principal função é a de disponibilizar um maior número de canais de TV, sobre a mesma banda passante. O Set-Top- Box cria um canal de retorno que permite ao usuário navegar pela Internet e receber os resultados na tela da TV. Serviços como voz sobre IP, quando bem dimensionados, podem ser implantados com alta qualidade.

Redes sem Fio

As redes sem fio possuem o menor custo de implantação dentre as categorias citadas e são representadas pelas tecnologias Wi-Fi (IEEE Standard 802.11) e WiMAX (IEEE Standard 802.16).

Alguns dos principais padrões de Wi-Fi utilizados atualmente são:

802.11b, que utiliza uma frequência de 2.4 GHz e transmite 11 Mbit/s a um alcance de 100m,

802.11a, que utiliza frequência de 5 GHz e em 50 m atinge uma taxa máxima de 54Mbit/s, e

802.11g, que alia as vantagens dos dois padrões anteriores alcançando taxas de 54Mbit/s a distâncias de 100 m . Onde as distâncias podem variar de acordo com os obstáculos.

A implementação desse tipo de rede está se tornando cada vez mais comum, não só nos ambientes domésticos e empresariais, mas também em locais públicos (bares, lanchonetes, shoppings, livrarias, aeroportos, etc.), devido ao curto alcance ela se torna restrita a pequenos nichos (LARRY; DAVIE, 2003), (SILVA; ROMERO, 2010).

Com a tecnologia Wi-Fi, é possível implementar redes que conectam computadores e outros dispositivos compatíveis (telefones celulares, consoles de videogame, impressoras, etc.) que estejam próximos geograficamente. Essas redes não exigem o uso de cabos, já que efetuam a transmissão de dados através de radiofrequência. Esse esquema oferece várias vantagens: permite ao usuário utilizar a rede em qualquer ponto dentro dos limites de alcance da transmissão por não exigir que cada elemento conectado use um cabo, permite a inserção rápida de outros computadores e dispositivos na rede.

Por outro lado, tecnologia WiMAX definida em abril de 2002 provê uma taxa de 70 Mbit/s em um raio de 5 km. No Brasil, esta tecnologia foi implantada em algumas regiões, como, por exemplo, na cidade de Mangaritiba (Rio de Janeiro) e Parintins (Amazonas) (TERRA, 2009), (CPQD, 2009). Apesar das implementações recentes terem obtido sucesso, o WiMAX não tem tido um grande desenvolvimento em grandes centros urbanos devido à concorrência com o DSL e modem a cabo. A tendência é que a tecnologia fixe seu nicho em zonas rurais, onde o cabeamento não seja viável economicamente. Alguns detalhes sobre a camada física e o controle de acesso ao meio do padrão WiMAX podem ser encontrados na Ref. (EKLUND; STANWOOD, 2002).

Apesar da vantagem econômica apresentada pelas redes sem fio descritas acima, elas não possuem largura de banda suficiente para oferecer suporte a aplicações de vídeo, como HDTV (High Definition Television), já que são ponto-multiponto, ou seja, a taxa é compartilhada por vários usuários, em alguns casos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com