TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação

Projeto de pesquisa: Motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 6

MOTIVAÇÃO

Analisando os pesquisadores mais tradicionais na área comportamental e suas teorias , que se referem a Motivação, faço minha analise dos citados.

ABRAHAM MASLOW

Teoria da Piramide: Segundo o pesquisador, nos humanos que vivemos em sociedades temos uma cadeia de necessidades que nos motiva a querer sempre alcançar o topo de uma pirâmide que se divide em 05 partes, irei descrever da base ao topo.

Necessidades Fisiológicas: São relacionadas às necessidades do organismo, e são a principal prioridade do ser humano., como, respirar e se alimentar. Sem estas necessidade , as pessoas não conseguiram realizar nenhuma função que lhes forem designadas, com certeza estarão doentes e incapazes.

Necessidades de Segurança: Envolve a estabilidade básica que o ser humano deseja ter. Por exemplo, segurança física (contra a violência), segurança financeira, segurança da família e de saúde, credito que como a necessidade fisiológica que é a que mantêm nosso corpo em pé a necessidade da segurança mantêm nossa mente tranqüila.

Necessidades Sociais: Com as duas primeiras necessidades conquistadas o ser humana passa a ter necessidade de se relacionar com outras pessoas, e com isso se envolvem com as atividades sociais, como amizades, aceitação social, suporte familiar e amor.

Necessidades de Status e Estima: Ser reconhecido como uma pessoa competente e respeitada.

Necessidade de Auto Realização: Necessidade de usar a habilidade para ajudar outras pessoas, e o topo da pirâmide, o ser humano só se motiva a ajudar outro ser humano quando suas necessidades estão todas supridas.

O líder em uma organização tem que analisar cada pessoa de sua equipe e procurar motiva-la dependendo da posição que cada necessidade de seus subordinados se encontram, o ser humano tem necessidades ilimitadas e saber motivar através delas e essencial para chegar a realização das tarefas que são designadas ao gestor.

MC GREGOR

Teoria do (X e Y)

Para Mc Gregor a dois tipos de de teorias, a primeira X, o homem e preguiçoso e não gosta de trabalhar, o homem trabalha por necessidade e obrigação

Teoria Y: Fazer a pessoa de sentir importante dentro de uma organização é a maior motivação que podemos dar a alguém, fazer com que esse ser humano se sinta parte da instituição, reconhecer que seu trabalho e importante, que realmente a organização necessita dele, na minha opinião e a melhor maneira de motivar alguém, fazer com que ela se sinta importante em sua função.

HERZBERG:

Teoria do Fator Higiênico

Divide as necessidades como sendo de satisfação no trabalho e de motivação. A satisfação no trabalho está relacionada com as condições em que o trabalho é realizado – supervisão, relações interpessoais, condições físicas, salários, benefícios etc, estão relacionados com a necessidade de se afastarem de condições desagradáveis. Hezberg considera que temos que estar em nosso ambiente de trabalho par sentir motivação de ali estar desenvolvendo nossas funções, o ser humano precisa de tranqüilidade e conforto para realizar seu melhor.

MC CLELLAND:

Para ele o ser humano se motiva por 3 necessidades básicas: necessidade de realização, poder e associação.

A necessidade de realização motiva o individuo a fazer as coisas melhores, dar o Maximo de si para excelência na função que lhe foi designada

Necessidade de poder motiva o individuo a ser forte, motivar outro individua a fazer coisas que não fariam naturalmente.

VICTOR H. VROOM:

sua teoria e baseada em três pontos Expectância, a Instrumentalidade e a Valência

A Expectância ou expectativa, motiva o individuo a acreditar que ele é capaz de fazer partindo de seu esforço

A Instrumentabilidade, e quando o individuo acredita que o trabalho chegará ao objetivo desejado

A Valencia , representa a ligação entre o objetivo a ser atingido e o valor que atingir esse objetivo tem para o individuo. Em termos práticos, esta teoria sugere que um funcionário se sente motivado a despender um alto grau de esforço quando isto vai resultar em boa avaliação de desempenho;que boa avaliação de desempenho vai resultar em recompensas, tais como bonificação, aumento de salário ou promoção; e que estas recompensas vão atender suas metas pessoais.

J. STACY ADAMS E G. C. HOMANS:

Teoria da equidade, para Homans, cada pessoa tenderia a comparar àquilo que lhe é oferecido como recompensa pelo seu desempenho com aquilo que foi oferecido a pessoas semelhantes, aqueles que contribuem mais para uma organização também esperam receber mais em termos de recompensa. Nesse sentido, a teoria da eqüidade fornece orientações úteis para que se possa compreender os diferentes tipos de relacionamento social no ambiente de trabalho. Ela se baseia essencialmente na comparação, implicando necessariamente na existência de um ponto de referência para que esta comparação seja realizada.

CLAYTON ALDERFER:

Teoria ( Existência, Relacionamento e Crescimento )

As Necessidades de Existência incluem todas as necessidades psicológicas e materiais, por

Tais como, fome e sede assim como outras necessidades materiais como o pagamento de salário relacionado ao trabalho e a segurança física. Necessidades de Existência caracteriza o objetivo de obter bens materiais que garantam a existência e por uma satisfação pessoal ligada a competição por recursos limitados, sendo que a satisfação vem das frustrações de outras pessoas em conseguir estes recursos.

As Necessidades de Relacionamento dizem respeito ao desejo que as pessoas têm de ter

relacionamentos com outras pessoas e que estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com