TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motor 6v

Por:   •  24/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

O motor elétrico nada mais é que um motor de corrente alternada ou corrente contínua que transforma energia elétrica em mecânica. Seu funcionamento é basicamente devido a ímãs e magnetismo que podem atrair ou repelir outro irmã. Nos motores é utilizado eletricidade para criar campos magnéticos que se opões entre si que move uma parte giratória chamada Rotor. No Rotor encontra-se uma bobina que tem o campo magnético oposto ao da parte estática do motor. O campo magnético desta parte gera imãs permanentes e a ação repelente destes polos opostos é o que faz com o que o rotor começa a girar.

Tipos de motores

Corrente contínua: Precisam de uma fonte de corrente contínua (pilha ou bateria), ou então será necessário utilizar um circuito retificador para converter corrente alternada em corrente contínua. 

Corrente alternada: Funciona a partir da rede elétrica, não é necessário retificador. Estes motores podem ser divididos, num primeiro momento, em síncronos e assíncronos. O motor síncrono é um motor elétrico cuja sua velocidade de rotação é proporcional a sua à frequência de sua alimentação. Motor assíncrono é um motor elétrico de corrente trifásica, cujo rotor não está excitado pelo estator e a velocidade de rotação não é proporcional à frequência da sua alimentação.

Veremos um motor de carrinho de corrente contínua (o mesmo que usaremos no nosso trabalho prático ).

[pic 1][pic 2]

Se você conectar uma pilha aos polos da bateria, o eixo gira. Se você inverter os fios, ele gira na direção oposta.

[pic 3][pic 4]

Já na parte interior do motor, podemos ver a escova. A escova serve para transferir a energia da bateria para o comutador, enquanto o motor gira.

[pic 5][pic 6]

O eixo sustenta a armadura e o comutador. A armadura é um conjunto de eletroímãs (neste caso, três). A armadura neste motor é um conjunto de finas placas de metal unidas, com fios de cobre enrolados em volta de cada um dos três pólos da armadura. As duas pontas de cada fio (um fio para cada pólo) são soldadas em um terminal e então cada um dos três terminais é ligado a uma das placas do comutador. As figuras a facilitam a visão da armadura dos terminais e do comutador:

[pic 7][pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (532.9 Kb)   docx (534.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com