TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motor Trifasico

Trabalho Universitário: Motor Trifasico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO MAQUINAS ELETRICAS

MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO:

O Motor e dividido em duas partes Rotor e Estator conforme vemos na figura acima :

O ROTOR e composto por :

3-Núcleo formado de chapas laminadas;

12- Anéis interligagos por ranhuras inclinadas em relação ao eixo e isoladas do núcleo;

11-Rolamentos;

7- Eixo ;

5-Ventilador para aumentar a refrigeração.

O ESTATOR e composto por :

4- Carcaça com tampas laterais;

2-Núcleo laminado;

8-Enrolamentos;

1- Suporte de fixação;

10-Terminais de entrada de energia elétrica.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO MOTOR A INDUÇÃO TRIFASICO:

O motor de indução trifásico tem suas bobinas que são dispostas no núcleo de modo a formar, com a tensão trifásica aplicada, um campo magnético que gira entorno do rotor, cortando as ranhuras do núcleo. A velocidade deste campo girante depende da freqüência da rede elétrica e do número de pólos do rotor O campo magnético girando na velocidade síncrona corta as ranhuras induzindo corrente elétrica na bobina do rotor. A corrente elétrica induzida, na presença do campo magnético faz com que as ranhuras sofram a ação de uma força, responsável pelo conjugado que faz o movimento do motor.

A velocidade do campo girante, velocidade síncrona (Ns), pode ser definida por:

Velocidade Síncrona Ns

Ns =

ESCORREGAMENTO:

A diferença de velocidade entre o campo girante (Ns) e o rotor (N) é chamada de escorregamento que pode ser definada por .

Escorregamento S

S =

CURVAS CARACTERÍSTICAS

As caracterísiticas do motor de indução trifásico é que para uma determinada potência de saída, carga mecânica no eixo,

teremos um correspondente rendimento, fator de potência, conjugado e corrente.

RENDIMENT

CONJUGADO:

O conjugado descreve a força de rotação do motor, tendo como unidade o Kf.m e não tem variação constante.

Podemos verificar na curva do conjugado pontos de destaque como o conjugado de partida Cp, Conjugado máximo Cmáx e conjugado nominal Cn.

Conjugado

C ( Kgf.m ) = 974,40 .

O conjugado de partida é importante para a partida do motor, apresentando valores que variam de 1,5 a 2,5 vezes o conjugado nominal. Merece destaque que na partida o conjugado resistente, da carga , não deve ser superior ao

conjugado de partida do motor , pois em contrário o motor não partirá.

Pode ser demonstrado que o conjugado de partida é proporcional ao quadrado da tensão aplicada no enrolamento do estator: Cp = K. V2

Deste modo reduzindo a tensão primária no estator de 1/2 reduzimos o conjugado de partida a 1/4 ,o que poderá inviabilizar a partida do motor.

Tomemos como exemplo prático o método de partida com chave estrela / triângulo (Y/D) onde partimos em Y, com redução de tensão de 57,73% . Isto significa uma redução do conjugado Cp para 1/3.

Tanto a o material quanto a forma da gaiola do rotor têm papel importante na curva do conjugado e na corrente de partida. As ranhuras e barras do rotor podem ser fabricadas de diferentes formas, aumentando o conjugado de partida e reduzindo a corrente. Um dos detalhes na construção das gaiolas é a inclinação , em relação ao eixo do rotor, que melhora as condições de partida.

A norma NBR7094 classifica conforme as curvas de conjugado , os motores de indução com rotor em gaiola em três categorias básicas :

Categoria N : Conjugado e corrente de partida normais, com baixo escorregamento. É o conjugado típico da maioria dos motores e suas aplicações.

Categoria H : Alto conjugado de partida, corrente normal e baixo escorregamento. São os motores usados em cargas com alto conjugado de partida.

Categoria D : Nesta categoria o conjugado de partida é o máximo. ë usado em cargas que exigem elevado conjugado de partida e correntes reduzida.

V - FATOR DE POTÊNCIA:

O motor elétrico, assim como outras cargas indutivas, consome, para o seu funcionamento potência parente, que é a soma da potência ativa e reativa. Somente a potência ativa é transformada em potência mecânica, ou seja realiza trabalho. A potência reativa serve apenas para a manutenção dos campos magnéticos no interior do motor.

O fator de potência pode ser definido como a relação entre a potência aparente e a potência ativa. Deste modo quando dizemos que o fator de potência é 0,80; significa que 80% da potência aparente é transformada em

potência ativa. Outra definição seria o fator de potência é o cosseno do ângulo entre a tensão e a corrente absorvida

pelo motor. Quando aumentamos o fator de potência, reduzimos a potência aparente, que é o produto da

tensão e corrente ( V.I ).

As perdas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com