TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTOR TRIFÁSICO PARTIDA DIRETA COM FRENAGEM POR CORRENTE CONTÍNUA

Por:   •  5/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

6° EXPERIMENTO:  MOTOR TRIFÁSICO PARTIDA DIRETA COM FRENAGEM POR CORRENTE CONTÍNUA

HUGO NILTON DA SILVA

ARACAJU

2019

6° EXPERIMENTO:  MOTOR TRIFÁSICO PARTIDA DIRETA COM FRENAGEM POR CORRENTE CONTÍNUA

HUGO NILTON DA SILVA

                Trabalho apresentado ao Professor a Zacarias do Rego da disciplina Acionamentos Elétrico e Automação da turma IELT-M, turno manhã do curso de Técnico em Eletrotécnica.

     

Instituto Federal de Sergipe

Aracaju – 2019

1-INTRODUÇÃO

A disciplina Acionamentos Elétricos e Automação consiste no uso de equipamentos e circuitos elétricos com ou sem o CLP para pôr em prática os conhecimentos adquiridos no curso sobre acionamentos elétricos e automação através da montagem de circuitos de força e de comando.

2-OBJETIVO

 Temos como objetivo explicar os elementos tratados em sala com relação à aplicação do acionamento do motor com frenagem por corrente contínua.

3-MATERIAS E EQUIPAMENTOS

Foi utilizado:

Três contatores, um temporizador, um relé térmico, duas botoeiras, cinco fusíveis, um CLP, um motor trifásico de indução magnética e vários cabos condutores.

4-DESCRIÇÃO DOS COMPONENTES DO CIRCUITO

 Contator

O contator é​ um dispositivo de comando feito para suportar a alta amperagem dos equipamentos de força como os motores e resistências industriais, se comportando como um interruptor eletromagnético auxiliar normalmente sendo comandado por outra chave. O contator possui uma bobina que quando energizada gera um campo magnético atraindo o núcleo que a envolve, esse processo abre os contatos normalmente fechados e em seguida fecha os contatos normalmente abertos. Os contatores utilizados no laboratório possuem três contatos de força (com os endereços L1, T1; L2, T2; L3, T3) e dois contatos de comando um normalmente aberto (com os endereços 13, 14 servindo como selo para manter o contator ligado) e outro normalmente fechado (com os endereços 21 e 22).

[pic 2]

Temporizador

Rele temporizador ou simplesmente rele de tempo ou timer, é o termo utilizado para denominar qualquer relé com a capacidade de realizar operações de chaveamento com manipulação de tempo. Pode ser um dispositivo desenvolvido especificamente para essa aplicação ou simplesmente um modulo auxiliar, que quando acoplado ao relé e/ou sua base exerce a mesma funcionalidade. As principais funções desse tipo de relé são retardo na energização e retardo na desenergizaçãogeração de pulsos (também chamado de ciclico ou blink) dentre muitas outras.

O mecanismo do relé temporizador manipula a comutação de um mecanismo relé (eletromecânico ou estado sólido), esse mecanismo pode ser desempenhado por um sistema eletromecânico, com eletrônica convencional ou por um sistema microprocessado. Quando o relé é alimentado por uma fonte de energia, o estado de seus contatos será alterado depois de um determinado período de tempo pré-estabelecido em seu seletor ou programação.

[pic 3]

Relé Térmico

 O Elemento Térmico ou Relé Térmico é um dispositivo de proteção que é responsável por proteger os motores elétricos de possíveis anomalias. A mais comum é o sobreaquecimento do motor elétrico. É no momento onde está ocorrendo o possível aquecimento que o relé entra em ação. Quando a esse sobreaquecimento as lâminas bimetálicas de coeficientes de temperatura diferentes, se aquecem, ocorrendo à deformação das laminas e fazendo com que ativem o relé, desarmando o circuito do motor, como também o circuito de comando através de seus contatos auxiliares. Os relés utilizados em sala possuem três contatos de força (L1, T1; L2, T2; L3, T3) e um auxiliar (E4).

[pic 4]

Botoeira

A botoeira tem o objetivo de desenergizar ou energizar os contatores, muitas vezes através de acionamentos manuais.

Contatos NA: O contator NA mantém-se em aberto até o relé sofrer uma energização. Após isto os contatos fecham, possibilitando assim a condução de corrente.

Contatos NF: O contator NF mantém a passagem de corrente constante até o momento em que o relé é novamente energizado, após esta ação o relé abre e impede a passagem da corrente elétrica.

[pic 5]

Fusível

É um dispositivo de segurança de um circuito elétrico, que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, evitando assim um curto-circuito.

[pic 6]

Controlador Lógico Programável (CLP)

CLP ou controlador lógico programável é um tipo especial de computador muito utilizado não somente na indústria, mas em controles de máquinas e processos em diferentes aplicações. Sendo um computador, este dispositivo compartilha termos comuns de um PC, pois ele é composto por uma CPU, memória RAM e ROM e também portas de comunicação.

[pic 7]

Especificações do Motor:

0,37kW/0,5 CV     RPM 3380      Freq 60 Hz

220/380/440          Ip/In 4,8          1,7/0,98/0,85 A

Fs 1,15                  Rend 70%      cos(fi)   0,77

  1. DECRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO DO CIRCUITO

Esse circuito tem como finalidade a operalização de um motor com frenagem por contra corrente. Sendo composto por duas partes: Circuito de Força, que irá alimentar o motor, e o circuito de comando, que irá manobrar o motor.

O circuito de força é constituído pelos fusíveis de proteção contra curto-circuito (E1, E2 e o E3), pelo relé térmico que irá proteger o circuito contra sobrecargas (E4), os contatos de força dos contatores responsáveis por manobrar o motor (K1 e K2). Começamos com três fusíveis (E1, E2, E3) protegendo o circuito contra curtos-circuitos. Diretamente após E1, E2 e E3 estará o contator (K1) que receberá as fases R, S e T nessa ordem e irá fazer girar o rotor no sentido horário. Ainda em K1 estará conectado o K2 que receberá as fases T, S e R nessa ordem e irá fazer girar o rotor no sentido anti horário. Depois de K1 estará o relé térmico (E4), também seus contatos de força e normalmente abertos, protegendo o motor contra sobreaquecimentos e sobrecargas. E, no final do circuito de força, estará o motor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (576.6 Kb)   docx (667 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com