TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O motor trifásico de indução tipo Dahlander

Resenha: O motor trifásico de indução tipo Dahlander. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Resenha  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 2

O motor trifásico de indução tipo Dahlander é o motor cuja arquitetura interna das bobinas possibilita obter em um mesmo motor duas velocidades, sendo uma o dobro da outra. Mas o porque disso? Como o motor Dahlander trabalha disponibilizando as bobinas de forma a atuarem em ligações de pólos conseqüentes e pólos ativos, com isso podemos fazer com que dois grupos de bobinas, se obtenham quatro pólos; com quatro grupos de bobinas, se obtenham quatro ou oito pólos, e com seis bobinas, seis ou doze pólos.

Entre as vantagens trazidas pelo uso de motores com enrolamentos múltiplos, podemos citar: 1. Em relação às transmissões: ‡ Aumentam o rendimento da instalação, pois eliminam as perdas nas transmissões e se simplifica o sistema; ‡ Simplificam ou até eliminam a aplicação de transmissão por engrenagens; ‡ Eliminam o ruído das transmissões dentadas; 2. Simplificam o comando automático dos processos de partida, parada e reversão; 3. Reduz as perdas relativas ao arranque e frenação;

Quanto às desvantagens: 1. Mais caros e maiores que os motores de mesma potência de única velocidade; 2. Não se consegue atingir simultaneamente o melhor projeto em todas as velocidades; 3. Tem pior fator de potência; 4.Consumo relativamente elevado na partida.

Motores de comutação de polos

Nesse tipo de motor, a mudança dos números de polos pode ser feita através de enrolamentos independentes ou com um enrolamento

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

religável, esse último conhecido como sistema Dahlander ou ligação simples, onde uma velocidade será sempre metade da outra.

y Enrolamentos independentes:

Consiste em dois enrolamentos separados, de diferente número de polos, no mesmo estator. Por meio de um comutador é ligado apenas um enrolamento de cada vez. Geralmente é utilizada a ligação em estrela para ambos os enrolamentos, embora seja possível a disposição em delta estrela ou estrela delta.

y Enrolamento único

Entre as diversos tipos de ligações desenvolvidas para simplificar a comutação e aproveitar melhor a secção das ranhuras, para que com apenas um enrolamento se possa obter 2,3 ou 4 diferentes números de polos, a mais usual é a ligação Dahlander, na relação 1:2. Isso pela sua simplicidade, pois exige menor quantidade de derivações, logo, menos complexidade nos dispositivos de comutação, além do preço do motor reduzido em relação a outros com as demais ligações, que acabam ficando restritas a casos especiais.

Na e ...

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 50 000 trabalhos e monografias

Artigos Relacionados

Motores 4 Tempos

Motores De Passo

Motores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com