TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores Bicombustiveis

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.737 Palavras (23 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

Rua Jorge Tibiriçá, 451 – Centro - São José do Rio Pardo – SP

 CEP 13720-000 - Tel.: (19) 3681-2655

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

3° Semestre de 2015

Do motor à gasolina para o motor bicombustível: diferenças e melhoramentos.

UNIVERSIDADE PAULISTA

São José do Rio Pardo

2015

[pic 2]

Lucas Leonardo de Pádua  RA: c3609g - 9

Marco Antônio de Souza Costa Martins RA: c323ed - 9

Do motor à gasolina para o motor bicombustível: diferenças e melhoramentos.

  Trabalho apresentado ao curso de

Engenharia Mecânica

 da Universidade Paulista - UNIP,

com objetivo de conclusão

do APS(Atividade Praticas Supervisionada).

Orientadora: Eduarda R C

UNIVERSIDADE PAULISTA

São José do Rio Pardo

2015

Índice

4.0 Resumo _______________________________________________4

5.0 Introdução _____________________________________________5

6.0 Referencial Teórico______________________________________6

7.0 Motores Bicombustíveis e Flex_____________________________7

7.1 Vantagens___________________________________9

  7.2 Desvantagens_______________________________10

 7.3 Como Funcionam os Motores Bicombustíveis(Flex)___11

8.0 Conversão de Motores à Gasolina para Bicombustível__________12

8.1Controvérsias à Conversão_______________________14

9.0 Motor Flex Diesel-Gasolina__________________________________15

9.1 Tanques Separados___________________________16

9.2 Eficiência do Motor____________________________16

10.0 Verdades e Mitos Sobre os Motores Flex____________________17

10.1 Mitos_______________________________________18

10.2 Verdades___________________________________20

11.0 Analise das Emissões de Poluentes dos Motores Flex _________22

11.1 Pesquisa dos Poluentes soltos pelos Motores Flex__24

11.2 Gráficos___________________________________25

11.3 Resultados da Pesquisa______________________27

12.0 Conclusão_________________________________________________28

13.0 Bibliografia_________________________________________________29

4.0 Resumo

Neste trabalho de APS, vamos discutir sobre as mudanças do motor a gasolina para o motor bicombustível, quais são as principais vantagens tanto para o carro quanto para o meio ambiente, também vamos acarretar uma série de ideias sobre as diferenças e melhorias no desempenho do motor.

 Vamos abordar as principais coisas sobre esse assunto, e como ele realmente funciona, suas características, suas verdades e mitos, discutiremos muitas coisas sobre esse assunto que várias pessoas ainda tem dúvidas que são as conversão de motores, também vamos ver a transformação do motor movido a gasolina ao motor bicombustível, o motor diesel-gasolina que aparece como novidade, e vem ganhando força ultimamente entre os motores bicombustíveis, pesquisaremos sobre os poluentes que são solto pelos motores Flex na atmosfera.

5.0 Introdução

Todos nós sabemos que o motor bicombustível de um tempo para cá vem ganhando algumas transformações, hoje em dia o nome mais conhecido dele é Flex, hoje várias montadoras já possuem sua própria linha de veículos Flex, mais esses motores não são tão novos assim como alguns pensam, ele veem migrando deis da segunda guerra mundial, ou seja, o motor bicombustível veio ganhando evoluções e complementos com o tempo e notamos que esses avanços vêm melhorando cada vez mais.

No trabalho vamos acompanhar as principais informações de como o motor bicombustível vem crescendo e ganhando mais espaço gerando novas maneiras de misturar combustíveis em motores, veremos também como foi criado o motor diesel-gasolina, este que vem ganhando espaço e apresentando algumas vantagens.

No Trabalho, esta contida como os motores Flex são tratados e saber qual é a melhor opção para você abastecer o seu carro com motor Flex, em termos de desempenho e economia entre outros, e poluição no ar dos motores bicombustíveis.

6.0 Referenciais Teóricos

Desde que surgiram no mercado brasileiro, em março de 2003, com o Volkswagen Gol TOTALFLEX, os veículos bicombustíveis ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro.

A grande vantagem desses modelos é que podem usar gasolina, álcool ou ambos em qualquer proporção, deixando a escolha para o motorista. Mas nem todo mundo sabe como funciona o carro flexível em combustível e começam a surgir “lendas” sobre eles. De acordo com Gino Montanari, Diretor de Produto e Desenvolvimento da Magneti Marelli Cofap - fornecedora do sistema para a Fiat -, é perfeitamente possível rodar com o carro abastecido apenas com álcool ou com gasolina. “O usuário não precisa se preocupar com nada. Pode rodar a vida toda só com um dos combustíveis que o sistema funciona perfeitamente”, assegura Montanari. Segundo ele, só é necessário tomar cuidado com a qualidade do combustível e abastecer o veículo em postos de confiança.

Para o engenheiro Mecânico e professor da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) Celso Argachoy, “os bicombustíveis não têm um desempenho surpreendente com nenhum dos combustíveis. A performance é prejudicada devido à adequação necessária ao funcionamento com os dois combustíveis, pois cada um possui características diferentes. Para isso seria preciso que a taxa de compressão variasse automaticamente, tecnologia muito avançada que já existe, mas ainda é inviável economicamente”. O engenheiro de Materiais Fernando Pan, da Escola Politécnica da USP e proprietário da empresa Berro Moto, explica que um litro de gasolina tem mais energia que um litro de álcool. “Para cada grama de gasolina utilizada no motor, são necessários 15 gramas de oxigênio para a queima completa. Para um grama de álcool são necessários 9 gramas de oxigênio, por isso, em um ciclo de motor a álcool é possível colocar mais combustível que em um ciclo de motor a gasolina”, explica Pan. “Por isso o motor álcool é mais potente, porém consome mais combustível”, afirma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (656.3 Kb)   docx (422.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com