TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores De Combustão

Dissertações: Motores De Combustão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2014  •  2.505 Palavras (11 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Estadual do Maranhão

Centro de Ciências Tecnológicas

Engenharia Mecânica

Profª Antônia Marcia Sousa Torres

Psicologia

Liderança

São Luis – MA

2013

Universidade Estadual do Maranhão

Centro de Ciências Tecnológicas

Engenharia Mecânica

Jorge Rodrigo Cordeiro Brito Cód.: 1112136

Pedro Batalha Gonçalves Filho Cód.: 1112123

Carlos Vinicius Alves Coimbra Cód.: 1012103

Trabalho referente a 3ª nota da cadeira de Psicologia ministrada pela Profª Antônia Marcia.

São Luis – MA

2013

1- Introdução

A Liderança é uma das temáticas que mais atenção tem merecido por parte de

Investigadores e profissionais dos diversos sectores de atividade. Considera-se um tópico fundamental nas relações de trabalho, uma vez que os liderados identificam o estilo de liderança como um fator desencadeador dos conflitos laborais. Durante muitos anos, a liderança foi estudada e entendida como um traço de personalidade, isto é dependendo exclusivamente de características pessoais e inatas do sujeito. Atualmente, percebemos que uma atitude de liderança depende da aprendizagem social do indivíduo, e por isso mesmo, pode ser treinada /aperfeiçoada. As organizações, para alcançar os objetivos que se propõe e se atribuem, organizam-se a elas próprias. A ação de organizar pressupõe trabalho conjunto ou ação concertada. Daqui emerge a necessidade de gerar acordos e de gerir expectativas, criar linguagens comuns e de encontrar soluções aceitáveis para problemas que enfrentam em conjunto. A definição e o alcance de objetivos é uma atividade ‘politica’ ou ‘estratégica’, no sentido em que implica escolhas ou preferências, definição de prioridades, formação de alianças e coligações. E, neste processo, o debate ou confronto, o diálogo ou a conversação, o trabalho de persuasão ou de legitimação, desempenham um papel nuclear. Neste contexto, agir é comunicar. E, fazê-lo de forma eficaz, implica atender a diferentes interesses em jogo e não perder de vista os diferentes destinatários da comunicação.

2 – Definições sobre Liderança

A liderança está intimamente relacionada com as competências de comunicação e de transmissão de ideias. Assim, tem sido muito complicado definir o que é ser líder e o que é Liderança, havendo inúmeras definições para este elaborado conceito. Bass (1990,cit in Rego, 1998) refere que “existem quase tantas definições de liderança quantas as pessoas a tentar defini-la. Segundo Sampaio (2004), liderança surge como um fator interpessoal de influência, isto é, surge como uma competência em transformar o conhecimento em ação, resultando num índice desejado de desempenho. Segundo o mesmo autor, a liderança é encarada como um fenómeno social e que ocorre apenas em grupos sociais. É também vista como uma qualidade social, isto é, como um conjunto de traços de personalidade que fazem do indivíduo um líder, tendo em conta esses mesmos traços e características da situação na qual o indivíduo se encontra. Nesta óptica, a liderança é um processo de continuo de escolhas que permitem à organização atingir os seus objetivos, num ambiente interno e externo hostil e em constante mutação. Assim, enquanto que a liderança pode ser vista como um fenómeno de influência interpessoal, o líder pode ser percebido como aquele(a) que decide o que deve ser feito e faz com que essas pessoas executem essa decisão. Deste modo o líder será avaliado pelos resultados simbólicos, mais do que pelos resultados substantivos – “ser responsável é aceitar ter que responder por algo e perante alguém”. Noutros termos, é ter que prestar contas. E a prestação de contas é uma prestação discursiva. Por isso a prestação do líder conta e o seu discurso produz efeitos que importa ter em conta. (Gomes e colabs., 2000) Daqui se depreende quão importante é, atender ao modo como o líder é visto pelos outros na sua função de liderar, bem como atender à percepção que o próprio líder tem acerca do modo como utiliza a sua liderança.

3– Liderar

O comportamento dos sujeitos implica que o líder adopte um estilo de liderança específico adequado às características desse grupo. Pelo processo de influência, o líder pode alterar o comportamento dos sujeitos, de modo intencional, através das estratégias que utiliza para impor o seu domínio e ascendência. É pois importante que o líder se relacione com todos os elementos do grupo que lidera. O comportamento de liderança engloba diversas funções relacionadas com o estruturar, distribuir funções, orientar, coordenar, controlar, motivar, elogiar, punir, reforçar, etc. Contudo, o fundamental baseia-se no direcionar o grupo para metas específicas. A tarefa mais fundamental para um líder é desenvolver uma ideia clara de quem é ele e qual a sua posição, e usar esta percepção para identificar os problemas do seu sector de modo a resolvê-los. Os próprios líderes devem, portanto, identificar os problemas a serem resolvidos e arranjar as suas próprias soluções. Devendo mobilizar seus funcionários, colegas, superiores e pessoas fora da empresa, para produzir os resultados desejados. É desnecessário dizer que os líderes devem trabalhar dentro das políticas e diretrizes das suas empresas, porém, a ausência de uma política objetiva e clara não é desculpa para não se fazer nada. O líder de hoje investiga dentro da organização, quando se vê à frente a um problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com