TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores Elétricos

Pesquisas Acadêmicas: Motores Elétricos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  515 Visualizações

O motor de indução trifásico é construído de partes mecânicas capazes de fazer a geração e transmissão de energia mecânica para o eixo, conforme mostra a figura 1. Este tipo de motor possibilita diversos tipos de ligação da bobina, como por exemplo a ligação estrela(Y) e triangulo (Δ) desse modo facilita a inserção do mesmo em vários tipos de máquinas.

Figura 1 - Constituição do motor de indução

FONTE: portaleletrecista.com , 2014

De acordo com CAPELLI (2007, p. 75):

O motor trifásico é chamado desce modo pelo fato de as correntes de CA ser induzidas no circuito do rotor pelo campo magnético rotativo do estator. É conhecido também como motor assíncrono de corrente alternada, e é o mais empregado na indústria por ser de construção simples, forte e de baixo custo. O rotor desse tipo de motor não necessita de conexões externas e podem ser de dois tipos de acordo com a construção de seu rotor.

• Motores de indução trifásicos com rotor em gaiola de esquilo;

• Motores de indução trifásicos com rotor bobinado.

2.1 PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO

O motor de indução (figura 2) se baseia no princípio de funcionamento de qualquer motor elétrico, ou seja, depende do campo magnético para se movimentar, no qual esse campo depende da corrente que está circulando na bobina. Esse tipo de motor possui duas partes principais para o seu funcionamento, tais como o estator e o rotor.

Figura 2 - Motor de indução trifásico

FONTE: Os Autores, 2014

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com