TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores Wankel

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.016 Palavras (9 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Existem hoje varios tipos de motores que são usados no nosso dia a dia, como por exemplo, os motores elétricos que executam trabalhos essênciais nas nossas vidas, existem também os motores a vapor que deram o primeiro salto para a industrialização mundial, e ainda os motores a combustão interna que governam a indústria automibilistica, mais, um dos motores menos usados, e um dos mais incríveis, é o motor Wankel criado em 1951 por Felix Wankel, sendo ele um motor que oferece alcance a altíssimas potências, um desempenho muito bom, e além de tudo silencioso, sendo um ótimo motor para ser usado em automovéis.

O Motor Wankel tem o princípio da rotação e da aplicação de pressão atreavez de gases, tratasse de um processo de geração de energia dividido em quatro partes: admissão, compressão, expanção e escape, cada um deles trabalhando juntos para  o funcionamento desse incrível motor.

OBJETIVOS

Os Motores Wankel são muito funcionais, potentes, e silenciososos, é difícil entender porque esses moteres não são mais aproveitados, no mercado e na indústria atualmente, a verdade é que poucas pessoas conhecem realmente esse motor e não sabem como ele poderia ser aproveitado, com esse trabalho propomos apresentar e explicar mais sobre esse motor, e discutir sobre as vantagens e desvantagens ao usá-lo e abrir espaço para algumas pergutas.

Será que ele é mesmo mal aproveitado?

Como é o desempenho dele?

Ele é melhor que os motores comuns de combustão interna usados nos carros?

INTRODUÇÃO TEÓRICA

 1. HISTÓRIA E CARACTERÍSTICAS

Em 1951, na fábrica montadora da NSU Motorenwerke, começou a história de um dos maiores e mais incríveis motores já inventados, o motor Wankel.

Tudo começou quando o inventor Felix Wankel se juntou com os engenheiros da NSU, para estudar os problemas de vedação de espaços irregulares, então toda a pesquisa resultou na invenção de um motor que ao invés de gerar energia como nos pistões dos motores de combustão interna, que desenvolvem um movimento transversal, se baseava em um movimento de pistões rotativos em forma triangular, estes rodariam nas paredes de um motor em forma oval, através dos processos de compressão e combustão, então surge um novo motor capaz de desenvolver os mesmos trabalhos de um motor de pistão convencional, sendo mais silencioso e alcançar elevadas potências.

A Montadora automobilística japonesa conhecida como Mazda, ficou fascinada pela ideia do motor de Wankel, e em 1961 comprou a patente desse motor, algo que influenciou diretamente nos resultados da Mazda que fazia carros para muitas corridas esportivas e com esse motos conseguiram, vários títulos e carros que ficaram para história.

1.1. Principais carros

  • Mazda RX-7

O RX7 foi o primeiro carro da Mazda a se destacar por seu motor rotativo, um carro muito rápido, que pra época era um carro ideal para uma competição automobilistica.

[pic 1]

Figura 1 – Primeiro Mazda com motor Wankel e o seu motor

  • Mazda RX7 (1981)

O RX7 1981 no ano de sua fabricação participou de uma grande competição automobilística chamada de SPA, e nesse ano foi o vencedor da competição, provando a potência e força do motor rotativo comparado aos de pistão convencional.[pic 2]

Figura 2 – RX7 1988 e seu motor Wankel

[pic 3]

        

Figura 3 – RX7 1988

  • Mazda RX7 (1991)

[pic 4][pic 5]

Figura 4 – RX7 1991

  • Mazda 787B

Esse carro provocou grandes polêmicas pois, participou de uma competição conhecida como ''Le Mans'', e venceu todos os adversários sem grandes problemas, devido a esse ocorrido as organizações de corridas automobilísticas aboliram o uso de motores rotativos nas suas corridas para aumentar as chances e dificultar previsões.[pic 6]

Figura 5 – Mazda 787B

  • Mazda RX8

[pic 7][pic 8]

Figura 8 – Mazda RX8

O Mazda RX8 utiliza o novo motor Wankel Renesis que introduz iu significativas melhorias em relação ao anterior. As diferenças mais relevantes centram-se na colocação lateral das janelas de admissão e de escape, que nunca estão abertas simultaneamente, aumentando assim a eficiência da combustão. As janelas de admissão são também 30% maiores e abrem mais cedo do que em projetos anteriores e as de escape abrem mais tarde, estas alterações todas somadas resultam numa fase de expansão mais prolongada o que incrementa ainda mais a eficiência do motor. A Mazda desenvolveu também um sistema de admissão do ar para baixos e altos regimes e assim maximizar a eficiência da compressão. Este fator tem mais relevância por o motor Renesis ser normalmente aspirado e não turbo como aconteceu no anterior. Os rotores também são 14% mais leves para se conseguir obter maior rapidez a subir de regime e diminuir as vibrações. Assim o Wankel Renesis apesar de ser aspirado é capaz de produzir 280 cv as 9.000 rpm, valor que em nada fica atrás do RX 7, e que é obtido com uma suavidade impossível de comparar ao anterior. A maior eficiência de funcionamento do Renesis permite que este funcione com uma mistura mais pobre em gasolina do que acontece no RX 7, pelo que o Renesis pode consumir até 40% menos do que o motor rotativo turbo. Assim as combustões dele são quase perfeitas em todos os regimes de funcionamento, também graças à elevada taxa de compressão (10:1) e aos novos injetores de gasolina. O formato das janelas de escape previne que se escapem para o escape, sendo reencaminhados para a câmara de combustão de maneira a serem queimados na explosão seguinte. A fase de arranque e aquecimento são as que mais poluem na fase de funcionamento de um motor, mas no Renesis é injetado ar na câmara de combustão durante esse período para otimizar a combustão e os coletores de escape têm uma parede dupla de modo que todo o sistema de escape aqueça mais rápido e o catalizador atinja mais depressa a temperatura ideal. Em relação à lubrificação do motor também houve melhoramentos, o defeito em nível de poluição atmosférica consiste em que o óleo de lubrificação é fornecido diretamente às paredes internas do motor pelo que acaba por ser queimado, mas no Renesis a quantidade foi reduzida para metade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (439.6 Kb)   docx (440.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com