TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores de Corrente Contínua Eletrica

Por:   •  11/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.107 Palavras (13 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

TCM PROJETO

MESA COORDENADAS XZ

[pic 3]

Valtecir Canatto – RA 220242014

Johnny Lima Ferreira – RA 232292014

Diogo Henrique Gomes de Souza – RA 224522014

Douglas Augusto Camargo Machado – RA 230932014

N1ENGTA

Prof. Sérgio Fernandes de Freitas

Coordenador

Guarulhos

2014


FACULDADE ENIAC

TCM PROJETO

MESA COORDENADAS XZ

[pic 4]

Valtecir Canatto – RA 220242014

Johnny Lima Ferreira – RA 232292014

Diogo Henrique Gomes de Souza – RA 224522014

Douglas Augusto Camargo Machado – RA 230932014

N1ENGTA

 Prof. Sérgio Fernandes de Freitas

Coordenador

Guarulhos

2014


Resumo

            O objetivo desse trabalho é construir uma mesa de coordenadas XZ, onde será demonstrado os conceitos apresentados através das disciplinas da grade curricular vistas durante esse módulo, conceitos como deslocamento linear e angular e será utilizado um motor de corrente contínua (CC) que será responsável pelo deslocamento do conjunto que irá mover um cubo de um ponto ao outro, dentro dos parâmetros de distância e tempo estabelecidos, será utilizado também como transmissão polias e correias, a alimentação será feita por bateria de 12 VDC e as movimentações serão controladas por chave HH.

sUMÁRIO

CAPÍTULO 1        

INTRODUÇÃO        

CAPÍTULO 2        

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

2.1        Motores de corrente contínua        

2.1.1        Características dos Motores CC        

2.2        Polias        

2.3        Correias        

2.4        Baterias        

2.5        Chave HH (Ponte H com chave )        

CAPÍTULO 3        

DESENVOLVIMENTO        

3.1        Material utilizado        

3.2        Desenho da Mesa        

3.3        Esquema Elétrico        



INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é construir uma mesa de coordenadas XZ, utilizando conceitos como deslocamento linear e angular e serão utilizados dois motores de corrente contínua (CC) que serão responsáveis pelo deslocamento do conjunto tanto no eixo X como no eixo Z e que irá mover um cubo de um ponto ao outro, dentro dos parâmetros de distância e tempo estabelecidos, será utilizado também como transmissão mancais, polias e correias, a alimentação será feita por bateria de 12VDC e as movimentações serão controladas por ponte H com chave que servirá para mudarmos o sentido dos motores entre horário e anti-horário e isso irá permitir que utilizemos apenas 1 motor para cada deslocamento; eixo X e eixo Z.

Inicialmente será feito um estudo para saber quais componentes e materiais serão utilizados na construção da estrutura mesa de coordenadas XZ, bem como dos itens que servirão de base para o deslocamento do cubo. Isso será necessário também para atender os requisitos pertinentes ao módulo a que esse trabalho representa e também desenvolver a capacidade de cada membro do grupo. Esse estudo será seguido por fundamentação teórica dos itens que serão utilizados, detalhando a funcionalidade de cada item, onde será focado o cálculo de motores (velocidade, torque, rotação) no deslocamento.

Para os deslizamentos dos conjuntos serão utilizadas roldanas que se moverão dentro dos canais existentes nos perfis e com isso pretendemos ter um deslocamento suave, o que irá reduzir o esforço para o conjunto motor.

Em sua fase final será feita a demonstração prática, em que será feito o check list de todas as fases e onde haverá a realização do deslocamento do cubo no espaço conhecido como arena do cubo, esse deslocamento será de um ponto determinado a outro ponto também determinado e com a medição do tempo necessário para que a operação tenha o seu fim.

Será feito o detalhamento de todos os itens utilizados nesse projeto, especificações de materiais utilizados e croquis das peças e também da mesa de coordenadas XZ.

Todo o conceito desenvolvido será fruto das disciplinas ministradas na grade curricular ao longo desse módulo, tanto na parte da construção física como na parte da fundamentação teórica. As disciplinas que servirão de base para esse desenvolvimento serão: Desenho Técnico, Fundamentos de Mecatrônica, Cálculo Diferencial, Eletricidade Aplicada e Mecânica Básica, além dos apoios dos setores de Usinagem das Faculdades Eniac, das aulas de apoio e reforço e da matéria complementar do Projeto Integrador.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. Motores de corrente contínua

Neste tipo de motor, o fluxo magnético do estator é gerado nas bobinas de campo pela

corrente contínua, portanto trata-se de um campo magnético cuja a intensidade é contínua.

Quanto ao rotor, que podemos chamar de armadura também é alimentado por tensão contínua e a interação dos campos magnéticos do estator (chamado de campo) e da armadura

produzem o torque para a movimentação do rotor.

O Motor de Corrente Contínua é composto fundamentalmente de duas partes: estator e rotor.

-O estator é formado por:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com