TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mundo CNC

Pesquisas Acadêmicas: Mundo CNC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 8

anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | próximo

Conheça sua máquina CNC.

"Se você já conhece as praticas de usinagem básicas e como relacioná-las com a máquina CNC que trabalha, você já sabe o que é que você deseja fazer nesta máquina".

Um usuário CNC tem que entender o funcionamento da máquina ferramenta CNC que esta usando. Enquanto isto pode parecer uma consideração básica, um usuário CNC deve poder ver a máquina de duas perspectivas distintamente e diferentes. Aqui no conceito fundamental número dois, nós estaremos vendo a máquina da perspectiva de um programador. Posteriormente, em conceito fundamental número sete, nós olharemos para a máquina do ponto de vista de um operador.

Pratica de usinagem é a chave do sucesso de QUALQUER máquina CNC.

A primeira meta de qualquer novato em CNC deveria ser, entender as práticas de usinagem básicas que se vai usar na máquina ferramenta CNC.

Pense deste modo. Se você já conhece as praticas básicas de usinagem e como elas se relacionam à máquina CNC que você estará trabalhando, você já sabe também o que é você quer fazer na máquina. Será uma questão relativamente simples aprender a dizer a máquina CNC o que é você quer que ela faça (aprender a programar). Isto é o motivo porque os operadores de máquinas fazem os melhores programas CNC, operadores, e pessoal de organização que conhecem o que as máquinas são capazes. Será uma questão relativamente simples de adaptar o que eles já sabem à máquina de CNC.

Por exemplo, um novato em torno CNC deveria entender como fazer o desbaste e o acabamento de contorno em torneamento, desbaste e acabamento de furos, etc. Como este tipo de máquina operações múltiplas podem ser executadas em um único programa, o novato também deveria conhecer os fundamentos de como programar completamente uma peça produto e as sucessão de operações de usinagem que deverá ser desenvolvida para tal peça.

Este ponto não pode ser negligenciado. Tentar aprender sobre uma máquina CNC em particular sem entender a prática de usinagem básica relativa a esta máquina, seria como tentar aprender a voar um avião sem entender os fundamentos de aerodinâmica de vôo.

Do ponto de vista de um programador, como você deve começar aprender sobre qualquer nova máquina CNC, você deveria concentrar em quatro áreas básicas.

1) Você deveria entender a maioria dos componentes básicos da máquina.

2) Você deveria estar confortável com as direções dos movimentos de sua máquina (eixos).

3) Você deveria se familiarizar com quaisquer acessórios que equipem sua máquina.

4) Quais funções programáveis você deveria conhecer a fundo e saber como programá-las em sua máquina.

Componentes de máquina CNC.

Como você não é um desenhista de máquina, para trabalhar com equipamento CNC é importante saber como sua máquina CNC é construída. Isto o ajudará a medir exatamente os limites do que é possível ser feito com sua máquina. Da mesma maneira que o piloto de um carro de rali deveria entender os fundamentos do sistema de suspensão para que quanto este sistema quebre e precise ser consertado, também o funcionamento interno do sistema de combustão (entre outras coisas) para se conseguir o máximo desempenho do carro, desta forma deve o programador CNC entender os funcionamentos básicos da máquina CNC para obter o máximo da mesma.

De modo geral, para inclinar a mesa de um centro de usinagem, por exemplo, o programador deveria conhecer a mesa e seus movimentos limites lineares e angulares, o modo de ação do fuso e dos cabeçotes, como estão montados na torre, e seus dispositivos de fixação. Normalmente esta informação é publicada no manual de construção da máquina, inclusive os desenhos de montagens. Como você deve ler o manual, aqui estão algumas questões sobre as capacidades da máquina que deveria saber.

Qual a máxima rotação da máquina?

Quais são as gamas de velocidade do fuso e o quanto tempo necessita para atingir a rotação solicitada?

Qual a potencia do motor do fuso?

Quais são os limites de cada eixo?

Quantas ferramentas suporta o magazine de ferramentas da máquina?

Que tipo de barramento são usados para movimentos desta máquina (encaixes normalmente quadrados, rabo de andorinha, lineares sobre rolamentos,etc).

Qual é a velocidade em modo "RAPID" da máquina?

Qual a mínima e máxima taxa de avanço de corte?

Estes são algumas das perguntas que você deveria estar se perguntando quando você começa a trabalhar com qualquer nova máquina CNC. Verdadeiramente, quanto mais você souber sobre as capacidades de sua máquina e suas montagens, o mais fácil será para programá-la.

Direções dos movimentos (eixos)

O programador CNC tem que conhecer as direções dos movimentos programáveis (eixos) disponível para a máquina ferramenta CNC. Os nomes dos eixos variarão de um tipo de máquina ferramenta para outra. Eles sempre serão referidos por um endereço de letra. Os nomes dos eixos mais comuns são X, Y, Z, U, V, e W para eixos lineares e A, B e C para eixos giratórios. O programador iniciante deveria confirmar estes designações de eixo e direções (mais e menos) no manual do construtor da máquina.

Como discutido no conceito fundamental número um, sempre que um programador deseja comandar movimento em um ou mais eixos, o endereço de letra que corresponde aos eixos correspondentes como também o destino de cada eixo é especificado. Por exemplo: X35.00, diz para a máquina mover o eixo de X a uma posição de 35 milímetros do ponto zero do programa em X (assumindo que o modo absoluto de programar seja usado e que o sistema de medida seja dado em mm).

O lançamento de eixo rotativo também requer um endereço de letra (normalmente A, B ou C) junto com o ponto final do movimento. Porém, o ponto final para um movimento de eixo rotativo é especificado em graus (não polegadas ou milímetros). Um comando de eixo rotativo no modo absoluto de B45; Por exemplo, giraria o eixo de B a um ângulo de 45 graus do ângulo zero do programa.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com