TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÁQUINAS SIMPLES-POLIAS MÓVEIS

Por:   •  11/9/2021  •  Ensaio  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 6

MÁQUINAS SIMPLES-POLIAS MÓVEIS (EM TNR 16)

Bruno Porcare (em ordem alfabética, TNR 12) - TIA

Geovanne Petillo de Castro Boscatti – 32108117

Maria  – TIA

Nome completo do aluno 4 – TIA

Nome completo do Professor(a)

1[a] OBJETIVOS

Compreender o funcionamento de uma máquina simples, e as vantagens mecânicas que oferece.

2 INTRODUÇÃO

Uma polia ou roldana, é uma máquina simples capaz de dar assistência em tarefas que requerem o uso de força. Ela tem a forma de um disco que pode girar em torno de um eixo que passa por seu centro. Na extremidade da polia temos um sulco pelo qual passa uma corda contornando-a parcialmente. Polias ideias são aquelas que possuem massas desprezíveis em relação ao corpo que está sendo puxado ou erguido. As polias, podem ser Fixas ou Móveis:

POLIAS FIXAS: Nestas polias, os seus eixos permanecem em repouso em relação ao suporte onde foram fixados. A vantagem da polia fixa é a de mudar a direção da força aplicada

A polia fixa permanece no mesmo lugar enquanto é usada.  

Na figura, podemos notar um homem erguendo uma caixa com velocidade constante e, portanto, a tração T na corda tem valor igual ao peso P. A polia está servindo para mudar o sentido da força (para baixo) necessária para erguer o objeto e a direção, que no caso possui uma inclinação com a vertical

[pic 1].

POLIAS MÓVEIS: estas se movimentam juntamente com a carga que está sendo deslocada, portanto, possuem “aceleração “. A roldana fica suspensa por um pedaço de corda de cada lado, e cada segmento de corda suporta metade do peso, assim, para levantar uma carga de 50 kg presa na polia móvel, só é necessário aplicar uma força de 25 kg.

[pic 2]

Pela figura, vemos uma roldana suspensa por uma corda envolta dela, que está presa ao teto. O objeto que está suspenso pela polia de peso P exerce uma tração na corda que o segura de mesma intensidade de seu peso. Observe, também, que a tração T na corda, que está presa ao teto nos dois lados possui valor T = T/2, pois aqui estamos admitindo que é uma roldana ideal, ou seja, massa desprezível e, portanto, as trações na corda é consequência apenas devido ao peso do bloco.

Se uma pessoa estivesse segurando um lado da corda (figura 2) estaria colocando uma força que seria a metade do peso do bloco, pois a outra metade estaria sustentada pelo teto.

3 METODOLOGIA

3[b].1 MATERIAL UTILIZADO

  1. fios ideias;
  2. grampos de fixação;
  3. haste;
  4. massas aferidas;
  5. porta-pesos.

3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Montamos um sistema de polias, com uma polia fixa e uma móvel, com

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Esta seção é o coração do relatório. Nela são apresentados os resultados obtidos em forma de tabelas, gráficos e diagramas, além dos cálculos necessários para que se possa atingir os objetivos do experimento.

Os resultados experimentais devem ser confrontados com as previsões teóricas e com os resultados existentes na literatura citados na introdução.

Discuta todos os resultados obtidos. Analise os gráficos e os parâmetros obtidos a partir deles.

No caso dos resultados experimentais, dentro das estimativas de incertezas, apresentarem discrepâncias com valores conhecidos, o procedimento experimental deverá ser reavaliado, isto porque nesses experimentos os resultados são muito bem estabelecidos.

5 CONCLUSÃO

        A conclusão deve abordar brevemente os objetivos do experimento efetuado, os resultados obtidos e a que conclusões estes resultados levam. Em caso de resultados discrepantes é importante salientar as possíveis fontes de erro e/ou falhas durante a execução do procedimento experimental e da avaliação dos resultados. Comentários do tipo: “O experimento foi muito proveitoso/satisfatório....” e similares devem ser evitados.

É importante salientar que a leitura dos objetivos, Introdução e Conclusão deverá dar ao leitor uma percepção global do trabalho.

REFERÊNCIAS[c]

Aqui você deve incluir as referências bibliográficas do material (figuras, livros, etc.) usado para a elaboração do relatório.

ACHEK, Alex F.; SILVA, Fábio César da. Implantação de sistema de gestão ambiental em condomínio empresarial tech town em Campinas – SP. In: ENVIRONMENTAL AND HEALTH WORLD CONGRESS, 2006, Santos, Brasil.  Natural Resources for the Health of Future Generations. Santos, Brasil: COPEC / Cláudio da Rocha Brito e Melany M. Ciampi (Ed.), 2006. Arquivo 39. PDF. 1 CD-ROM.

ALMEIDA, M. P. S. Fichas para MARC [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <mtmendes@uol.com.br> em 12 jan. 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287: informação e documentação: projeto de pesquisa: apresentação. 1. ed. Rio de Janeiro, dez. 2005.

BAGNOLI, Vicente. O direito da concorrência e sua aplicação na área de livre-comércio das Américas. 2003. 275 f. Dissertação (Mestrado em Direito Político e Econômico) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2003.

BARROSO, Marta F.; BEVILAQUA, Diego; FELIPE, Geraldo. Visualização e interatividade no ensino de física e a produção de aplicativos computacionais.  Trabalho apresentado no XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0082-1.pdf>.  Acesso em: 27 ago. 2010.

BRASIL. Medida provisória n°1.568-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29.514.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com