TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NBR 8681 - AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.335 Palavras (18 Páginas)  •  1.241 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS                                                                                                                                                                                                         

CAIO AUGUSTO ALVES

CARLA CAROLINE GUIMARÃES

HANNAH RIBEIRO

LARA ABREU

LETICIA BARRETTO

LUANA MASCARENHAS

NBR 8681 - AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS

SALVADOR
2016.1

CAIO AUGUSTO ALVES

CARLA CAROLINE GUIMARÃES

HANNAH RIBEIRO

LARA ABREU

LETICIA BARRETTO

LUANA MASCARENHAS

NBR 8681 - AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS

Trabalho prático apresentado à Universidade Católica do Salvador como requisito parcial para aprovação na disciplina Resistência dos Materiais Ӏ sob a orientação do professor Vinicius do Rego Dias.

SALVADOR
2016.1

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................4
  2. REQUISITOS EXIGÍVEIS DA NBR 8681: 2003...............................................5
  3. APLICAÇÃO PRÁTICA DA NBR 8681 – AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS..................................................................................................9
  4. CONCLUSÃO.................................................................................................12
  5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................13
  6. ANEXO...........................................................................................................14

  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho utiliza-se como referência a norma brasileira ABNT_NBR 8681 - Ações e Segurança nas estruturas. Apresentam-se os conceitos básicos referentes à verificação da segurança das estruturas usuais da construção civil, os critérios de resistência a serem considerados no projeto das estruturas de edificações e as consequências da não utilização da norma.

A utilização dessa norma é de grande importância, pois garante a segurança, resistência, estabilidade, bom desempenho em serviço, funcionalidade e a durabilidade das estruturas. Mas vale ressaltar que normas referentes a execução do projeto também devem ser consultadas para que as estruturas construídas sejam consideradas seguras em todos os aspectos.

Este trabalho tem como objetivo verificar se a norma citada acima vem sendo aplicada pelos profissionais da área atualmente e o nível de conhecimento em relação ao que exige a norma. Pretendemos chegar a uma conclusão por meio de entrevistas direcionadas a engenheiros civis em exercício da profissão.

  1. REQUISITOS EXIGÍVEIS DA NBR 8681: 2003

Antes da análise para determinar se a norma tem sido aplicada ou não nos dias atuais torna-se necessário fixar quais os principais requisitos exigíveis da norma.

Atualmente, toda estrutura deve ser objeto de verificação da segurança. Essa verificação deve atender requisitos gerais (estados limites, ações e tipos de carregamento) e específicos (requisitos de segurança construtivos e analíticos, e as resistências dos materiais). O engenheiro responsável pelo projeto de uma estrutura deverá estar apto a quantificar esses dois parâmetros que permitem avaliar parcialmente a segurança de uma obra.

As estruturas são projetadas para atender a determinados requisitos de qualidade como, segurança, bom desempenho em serviço e durabilidade. Para certos tipos de estruturas são fixadas condições específicas, como resistência ao fogo, à explosão, a impactos, ações sísmicas, enchentes, isolamento térmico e acústico, além de exigências relativas ao impacto ambiental. Quando estes e outros requisitos não citados acima não são atendidos, considera-se que foi alcançado um estado limite.

Assim, em relação à segurança e ao desempenho em serviço, a NBR 8681 considera os seguintes estados limites:

  • Os estados limites últimos: são estados que, por sua ocorrência, determinam a paralisação, no todo ou em parte, do uso da construção. São caracterizados por: perda de equilíbrio da estrutura; ruptura ou deformação plástica excessiva dos materiais; transformação da estrutura em sistema hipostático, perdendo assim seu equilíbrio estático; instabilidade dinâmica e por deformação.
  • Os estados limites de serviço: são estados que, por sua ocorrência, repetição ou duração, causam efeitos estruturais que não respeitam as condições especificadas para o uso normal da construção, ou que são indícios de comprometimento da durabilidade da estrutura. São caracterizados por: danos ligeiros ou localizados, que comprometam o aspecto estético da construção ou a durabilidade da estrutura; deformações excessivas que afetem a utilização normal da construção ou seu aspecto estético; vibração excessiva ou desconfortável.

A norma brasileira NBR 8681 (Ações e segurança nas estruturas) define ações como as causas que provocam esforços ou deformações nas estruturas. Estas ações devem ser consideradas no projeto das estruturas de edificações.

Usualmente consideram-se os efeitos das ações como as solicitações que atuam na estrutura, como forças normais, forças cortantes, momentos fletores. Por exemplo, o carregamento provoca a ocorrência de momentos fletores em determinadas peças. Estes momentos nada mais são que forças solicitando as seções transversais, e que, em projeto, são consideradas como ações ou solicitações, em substituição às cargas. De forma análoga, conhecendo-se as propriedades dos materiais, é possível determinar os esforços solicitantes a partir dos deslocamentos e deformações impostas às estruturas. De acordo com a NBR 8681, as forças são designadas por ações diretas e as deformações impostas por ações indiretas. (OLIVEIRA, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (258.9 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com