TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NOVO ESCOPO DA NBR 6118 E O PREÇO DA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO

Por:   •  21/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  8.224 Palavras (33 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 33

O NOVO ESCOPO DA NBR 6118 E O PREÇO DA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO

Luiz Rogério Silva

Resumo

Seguindo uma tendência mundial, a revisão da NBR 6118 de 2003 incluiu na sua redação diretriz sobre durabilidade e qualidade. Sua primeira edição teve como título NB-1/1940 - Projeto e Execução de estruturas de concreto armado. Após o registro da norma no órgão regulador do governo sua sigla passou para NBR 6118/1978. Na versão de 2003 tornou-se uma norma de projeto. Indica que seja especificada uma espessura mínima de concreto sobre armação para proteção por cobrimento baseada na classificação de ambientes que agride a estrutura. Também, ligado ao tipo de ambiente, recomenda estimar a fissuração na estrutura e determina uma qualidade mínima para o concreto. Admite limites de deslocamentos verticais específicos e incluiu limites para deslocamentos horizontais. Os pilares sofreram importantes modificações no cálculo de dimensionamento. Um dos princípios da engenharia é executar obra com recursos parcos gastando menos dinheiro, ou seja, viabilidade técnica-econômica. Assim, com a nova redação da norma é importante verificar como afeta o dimensionamento, quantidade de aço, concreto e consequentemente o custo. Por meio de uma revisão bibliográfica procura-se neste trabalho sublinhar as principais mudanças ocorridas. Com a utilização de recursos computacionais faz um comparativo dos efeitos na estrutura de concreto armado em um modelo estrutural hipotético. Os resultados são apresentados em gráficos, tabelas, análises e discussões. Os pilares expressão resultados polêmicos. A introdução de durabilidade e qualidade gera uma expectativa sobre o custo e pode-se dizer que o resultado é otimista a favor da versão NBR 6118/2003.

Palavras-chave: Norma. Estrutura. Custo.

Abstract

Following a worldwide trend, the revision of NBR 6118 in 2003 included guidelines on the scope and quality to durability of concrete structure. Its first edition was titled NB-1/1940 - Design and Execution of reinforced concrete structures. After registration the norm in government regulatory agency has their initials to NBR 6118/1978. In the 2003 version became a standard design. Indicates that a minimum thickness is specified on concrete frame for protection coatings based classification of environments that attacks the structure. Recommended also for the environment that the structure will be built, a quality estimate for the concrete and cracking in the structure. Admits limits of vertical displacements and included specific limits for horizontal displacements. The pillars have undergone major changes in the sizing calculation. One of the principles is to perform engineering work with meager resources by spending less money, ie the technical and economic viability. So with the new wording of the standard is important to check how it affects the sizing, amount of steel, concrete and consequently the cost. Through a literature review in this paper seeks to highlight the major changes. With the use of computational resources makes a comparison of effects on reinforced concrete structure in a hypothetical structural model. The results are presented in graphs, charts, analysis and discussions. The pillars expression controversial results. The introduction of durability and quality generates an expected on the cost, however, have optimistic results for the version NBR 6118/2003.

Keywords: Standard. Structure. Cost.

1. INTRODUÇÃO

Da necessidade de padronização de critérios técnicos utilizados em diversos laboratórios de materiais no Brasil, nasceu a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Em uma ação conjunta os dois laboratórios mais importantes do país, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), engajaram para criação de um órgão nacional de normalização. Em 1940 criou-se a ABNT. Juntamente com a fundação foi publicada a NB-1 Cálculo e Execução de Obras de Concreto Aramado e a MB-1 Determinação da Resistência à Compressão do Concreto Cimento Portland (PIERONI, 2006).

Na intensão de assumir as responsabilidades pela normalização o governo federal cria o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, composto pelos órgãos CONMETRO, normativo, e INMETRO, executivo. As notas técnicas após aprovação pelos associados da ABNT eram encaminhadas ao INMETRO para registro e passa a denominação para Norma Brasileira Registrada. Na sigla correspondente à classificação data pela ABNT acrescenta-se a letra “R” e o número referente ao registro no INMETRO (SANTOS, 1983).

A ABNT é uma entidade privada sem fins lucrativos com reconhecimento do governo federal. Em 1962 foi decretada como órgão de utilidade pública e em 1979 como Foro Nacional de Normalização (SANTOS, 1983). Pela Resolução nº 7 do CONMETRO de 24 de agosto 1992 torna Único Foro Nacional de Normalização. Atualmente é responsável pela normalização no país, representante oficial no Brasil da ISO -International Organization for Standardization-, IEC -International Eletrotechnical Comission-; e das entidades de normalização regional COPANT -Comissão Panamericana de Normas Técnicas- e a AMN -Associação Mercosul de Normalização-. Possuiu 154 comitês técnicos atuando em vários setores normativos (CONHEÇA, 2012).

A NB-1 teve revisões nos anos de 1950 e 1960 (SANTOS, 1983). Em 1978 foi registrada no INMETRO passando a sigla para NBR 6118/1978. Reformulada em 2003, que passou a vigorar a partir de março de 2004, com o título Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento. Juntou-se à NBR 6118/2003 a Emenda 1 de 21.05.2007 que inclui no escopo da norma recomendações de situação de incêndio e sismos. A versão mais atual é a NBR 6118/2007 (NAKAMURA, 2004). Segundo Frank (2008), o comitê ISO/TC 71 - Technical Committee of Concrete, Reinforced Concrete and Pre-stressed Concrete-, aprovou a NBR 6118/2003 para integrar o anexo da Norma ISO 19338, podendo então ser utilizada em projetos no âmbito internacional.

A NBR 6118/2003 tornou-se uma norma especificamente de projeto. Uma das principais inovações vislumbra maior qualidade e durabilidade das estruturas. De acordo com a Classe de intempéries adotada na concepção do projeto, define-se o cobrimento da armadura, estima à abertura de fissuras e determina a relação água/cimento. Relacionado com a qualidade, faz referencia a novas categorias para limitação dos deslocamentos em vigas e lajes. Considera agora os efeitos dos deslocamentos em elementos não estrutura como alvenaria de vedação e caixilhos. Também, são observados sobre a sensibilidade visual e da ocupação (NAKAMURA, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.5 Kb)   pdf (751 Kb)   docx (570.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com