TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOTA TÉCNICA: Indústria Têxtil Que Atua No Ramo De Lavanderia E Tingimento é Uma Atividade Na área Da Química.

Pesquisas Acadêmicas: NOTA TÉCNICA: Indústria Têxtil Que Atua No Ramo De Lavanderia E Tingimento é Uma Atividade Na área Da Química.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 6

NOTA TÉCNICA: Indústria Têxtil que atua no ramo de Lavanderia e Tingimento é uma atividade na área da química.

Autor: Prof. Dr. Carlos de Barros Junior.

INTRODUÇÃO

O setor têxtil na área industrial é um dos mais antigos do mundo, sendo um dos precursores ao período da Revolução Industrial no final do século XVIII. Com o desenvolvimento da tecnologia química, mudanças significativas ocorreram, tanto no âmbito produtivo como comercial. Isso foi devido principalmente, à incorporação de novos métodos de produção e novas tecnologias no processo produtivo.

O processo de lavagem em lavanderias industriais utiliza grande quantidade de produtos químicos que conferem maciez, brilho, solidez e cor às peças. Os corantes utilizados na etapa de tingimento são de vários tipos: reativos, sulfurosos, diretos e pré-metalizados. Estes corantes contêm em sua composição metais pesados ligados a parte orgânica da molécula. Os corantes que não se aderem à fibra durante o tingimento são descartados durante as etapas de lavagem e conferem cor ao efluente. É necessária a remoção desta cor para lançar o efluente em um corpo receptor ou para reutilizá-lo.

CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS

a) Beneficiamento

O beneficiamento têxtil apresenta três tipos de atividades com características bem definidas. O beneficiamento primário tem o objetivo de deixar os materiais têxteis adequados às etapas subsenquentes, abrangendo os processos de engomagem, desengomagem, mercerização e alvejamento, dentre outros. O beneficiamento secundário subdivide-se em tingimento e estampagem que são processos capazes de tornar os materiais têxteis coloridos ou aplicados com desenhos. O beneficiamento terciário constitui o acabamento final e compreende processos de lavagem e amaciamento, visando conferir ao material têxtil brilho, melhor estabilidade dimensional e toque, além de características especiais.

Durante o banho de lavagem no setor têxtil, grande parte da cor é removida, causando problemas de contaminação para o meio ambiente. Segundo Guaratini e Zanoni (2000), aproximadamente 12 – 15 % da produção mundial de corantes é lançado para o meio ambiente durante a síntese, processamento, aplicação ou remoção desses corantes.

Na etapa de tingimento das fibras, que consiste em dar-lhes uma coloração tanto por absorção por parte das fibras, quanto por reação química destas com o corante: os dois efeitos em geral ocorrem simultaneamente, se bem que em medidas diferentes conforme o tipo do corante e do material. Corantes aqui descritos são compostos aplicados a substâncias têxteis (substratos) para produzir um estímulo visual interpretado como cor pelo observador.

O tingimento consiste em fixar o corante sobre a fibra. Portanto, a tintura depende da qualidade da fibra e da composição química do corante. Assim como exemplo, a lã e a seda natural apresentam afinidade tanto pelos corantes ácidos como pelos básicos. Para os materiais de fibras mistas, além de se levar em conta o modo como cada fibra se comporta sob a ação dos diversos corantes, também se considera as proporções relativas dos componentes da mescla. Assim, os corantes, dependendo do seu grau de afinidade, poderão ser colocados com algum acréscimo. Isso porque além de proporcionais aos pesos dos componentes da mistura, deve-se levar em conta que se trabalhará em banhos mais longos que os previstos em relação a cada fibra isoladamente, visto ser o banho único calculado proporcionalmente ao peso total do material. Desse modo obtêm-se ao final da tintura uma só cor (tingimento tom-sobre-tom), ou duas cores, podendo permanecer uma das fibras em branco, dizendo-se então que a mesma foi reservada.

Os corantes, atualmente sintéticos, são compostos orgânicos que quando aplicados às fibras têxteis têm capacidade de criar uma certa cor, devido à presença de grupos químicos denominados cromóforos. Assim, substâncias que possuem cromóforos em diferentes arranjos, produzirão a sensação de diferentes tonalidades de cor, como o azul claro, azul esverdeado, azul, avermelhado, azul marinho etc. Embora os cromóforos forneçam cores às substâncias, a sua intensidade ou brilho da cor depende da presença de um ou mais grupos químicos, denominados auxicromos. Esses auxicromos também podem fornecer liga química, que fixa o corante à fibra. Assim sendo, os corantes em si, ou a combinação dos corantes com outros aditivos, contribuem com os cromóforos e auxicromos. A definição técnica de um corante é, portanto, a de um composto químico que pode ser fixado a um material qualquer, como uma fibra têxtil, de forma mais ou menos permanente, e que produz na nossa mente a sensação visual de uma dada cor.

A Figura 01 apresenta um fluxograma simplificado das etapas do processo à úmido para os tecidos de algodão e de mesclas de algodão de uma indústria têxtil, mostrando tambem as etapas de geração de efluentes.

Figura 01 - Etapas características do processamento de uma indústria têxtil (EPA, 1997).

b) Geração de efluente na indústria têxtil

A água é utilizada nas lavanderias e tinturaria industriais como veiculo para os produtos químicos que participam do processo de produção e tambem para remover o execesso de produtos indesejáveis para o fio ou tecido.

A geração de efluentes no beneficiamento de confecções (ex. jeans) nas lavanderias e tinturarias industriais se inicia com a remoção da goma residual das peças pelo processo de desengomagem neutra que utiliza α-amilase dissolvida em água na presença de sabão ou desengomagem ácida com ácido acético (pH 4,5 – 5,0). As etapas de amaciamento e alvejamento são realizadas utilizando diversos produtos químicos dissolvidos em água. Durante o tingimento é introduzido uma solução corante diluída em água; na fixação, utiliza-se água contendo substâncias ácidas para garantir a cor após o tingimento; na etapa de lavagem, o excesso da solução corante é retirado com o auxílio de água; as duas ultimas etapas de centrifugação e secagem (acabamento mecânico), eliminam toda a água do tecido.

Observa-se que a indústria têxtil é uma das maiores produtoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com