TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NR33 – ART.5º - RISCO NUM ESPAÇO CONFINADO

Por:   •  16/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

NR33 – ART.5º - RISCO NUM ESPAÇO CONFINADO

  1. OBJETIVO E DEFINIÇÃO:

Esta norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente neste espaço.

O espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana continua, que possua vícios ilimitados de entrada e saída, cuja ventilação existente e suficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou reaquecimento de oxigênio.

Dentro, a ventilação é tão baixa que os cuidados com explosões, incêndio e as asfixia são redobradas.

Então, vai precisar de um sistema para modificar os perigos e as medidas preventivas.

Quem trabalha nessa área tem por obrigação de avaliação medica atualizada e especifica para a função, com emissão do atestado de saúde ocupacional.

  1. A responsabilidade do empregador:

Nesse caso é dever do empregador implantar os programas quando acontecer alguma mudança na obra, em algumas situações que exija novo treinamento, em que caso se desconfie de desvio no uso ou procedimento de entrada.

Se a equipe não estiver bem informada, também é tarefa do empregador de fornecer e garantir a utilização dos equipamentos de proteção. De acordo com a permissão de entrada de trabalho, em formar as empresas contratadas sobre os perigos, é implementar os procedimentos de emergência.

Entrar no espaço de confinamento, só depois da permissão de entrada de trabalho emitida pelo supervisor valida só para seu acesso. Antes disso, o empregador das notícias sobre como andar as condições de riscos, nesse caso, ele garante que os trabalhadores possam interromper as atividades e abandonaram o local de trabalho em caso suspeita de risco para a segurança e saúde.

Há uma necessidade do uso de equipamento adequados fornecidos pela empresa, seguindo as instruções recebidas durante o seu treinamento. Podendo entrar somente nesses espaços confinados pessoas autorizadas nesta área.

No caso do supervisor e do vigia, essas situações de riscos o supervisor deve ser avisado na hora. O supervisor é o que recebe todas os dias os operários e se precisar também pode trabalhar como vigia.

Ele é que emite a permissão de entrada de trabalho, e faz os testes para checar se os equipamentos e os procedimentos estão de acordo com a permissão. Ele também confere o acionamento dos serviços de emergência e salvamento, também cancela os procedimentos de entrada quando algo dá errado, encerra a permissão depois de terminado o serviço.

O vigia no caso protege e monitora os operários, ficando próximo da entrada do espaço confinado. Nesse caso ele se comunica com quem está dentro do espaço confinado, e depois do trabalho ele garante que ninguém fique lá.

Em caso de emergência ele é o primeiro a acionar a equipe de salvamento, e se estiver perigo a vista só ele pode organizar o abandono do espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com