TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Naotecnolgia Aplicada

Trabalho Universitário: Naotecnolgia Aplicada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

O marketing esportivo, que é desenvolvido por empresas estatais, por vezes foi interpretado erroneamente por mim, como um marketing Institucional, ou até mesmo Social, esta falta de conhecimento a respeito da questão principal do trabalho, que é saber se as ações de marketing praticadas pelo Banco do Brasil e seu investimento direto no esporte Voleibol contribui para o sucesso do esporte, e como a massa enxerga estas ações; Há uma ativação da marca frente a seus clientes.

Hoje a diversos conceitos e formas no qual o marketing é utilizado no esporte, diversas ações, eventos e estratégias, como: Patrocínio de eventos; Apoio a eventos; Patrocínio de equipes; Patrocínio de atletas; Compra de espaço publicitário em mídias que transmitem eventos esportivos; Investimento em mídias alternativas, como a compra de espaços em uniformes de atleta ou clubes; Licenciamento; Franquia; Promoções de venda; E outras variações de ações que tem por objetivo utilizarem o esporte como propulsor de uma determinada marca.

O surgimento de clubes, atletas e o crescimento de programas esportivos bem como as coberturas de eventos relacionadas ao esporte estão cada vez mais presentes na mídia. Tornou-se uma realidade para empresas, perceberam que seus clientes estão mais dispostos a consumir seus produtos ou simplesmente criar uma simpatia pela marca, quando estão vendo ou praticando o esporte (CARDIA, 2003).

Segundo Vaz (2003 p. 31) A necessidade de persuadir uma quantidade muito grande de pessoas, de formação heterogênea, leva a uma simplificação da mensagem, a busca de denominadores comuns, concisos e claros.

Com isso percebesse a importância de se criar um elo e uma identificação com o esporte, já que no Brasil, o publico é justificadamente heterogêneo, o que leva a justificar tamanho investimento e divulgação e utilização do marketing e da comunicação para levar ao publico esta sensação de identificação com a marca. Guaragna (2012 p. 11) aponta que o conceito de marketing do esporte corresponde ao uso do marketing pela adequação dos elementos de seu MIX de promoção aos objetivos de comunicação com a finalidade de promover uma modalidade, entidade ou clube esportivo.

Além de investir em mídia de massa, as empresas estão observando que o esporte proporciona grandes alegrias para o povo despertando grandes emoções e por isto elas apostam no esporte como um caminho para consolidar suas marcas. (PITTS, 2002).

Compreender quais são os resultados obtidos nos programas de marketing baseados nos investimentos no esporte de alto rendimento e se a uma ativação da marca e o objetivo geral do artigo, com objetivos específicos: Como as ferramentas de marketing esportivo do Banco do Brasil agregam valores à marca; Compreender se a vantagens em se investir em esportes de alto rendimento e explorar seus resultados para a ativação da marca; Verificar se os atletas que são os garotos propaganda do Banco do Brasil influenciam o publico em interagir com marca, se é que existe esta interação.

O investimento direto em um esporte de alto rendimento, e a exploração dos resultados obtidos, utilizando a mídia como ferramenta de exploração destes resultados, relacionando-os a divulgação da marca traz um resultado satisfatório à marca.

Se obtido resultados positivos, com benefícios diretos a marca, na exploração destes investimentos, pode-se fazer com que ações como estas fossem mais exploradas por outras empresas assim beneficiando-as de varias maneiras.

Hoje o marketing é um processo complexo, investigado, analisado e estudado por varias áreas como Publicidade, Economia, Relação Publica e até mesmo a de Administração, encontrar uma ligação entre um investimento direto em um esporte de alto rendimento, e a exploração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com