TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nbr 3333

Por:   •  7/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]
 
 

 

 

 
 

Curso de Psicologia

 
 
 
 
 

 
 
 
 
Desenvolvimento de Processos Psicológicos 
 

 

 

 

 

 Percepção

 

 

 

 

 

Fortaleza 
2015 

Luana Kássia

Meu objeto

O objeto escolhido para discussão foi um terço que sempre levo comigo no punho esquerdo. Primeiramente explicarei sua historia. Esse terço é muito significativo devido principalmente ao que ele simboliza, não somente o fator religioso, pois sendo assim qualquer outra simbologia cristã teria o mesmo valor para mim, porém o fato dele representar o meu atual relacionamento que já perdura por quase dois anos juntamente a outros fatores q ainda explicarei o torna especial. Na verdade o objeto em si não é verdadeiramente importante, ele é trocado de ano em ano no meu aniversario de namoro quando eu e meu namorado compramos um novo e guardamos o que foi usado durante todo o ano que se passou. O verdadeiro valor esta nos seus significados, ele é uma forma de anel de compromisso não convencional, representa nossa fidelidade e amor ao mesmo tempo em que consideramos nosso relacionamento abençoado por deus o que, para nós que somos cristãos, é muito importante.

A minha percepção do objeto discutido é muito emocional. Ele desperta meus sentimentos ao mesmo tempo em que remete a lembranças de todo o tempo do meu atual relacionamento. Sentimentos como amor, carinho, ternura e esperança são os principais que sinto ao olha-lo ou ate mesmo senti-lo em meu punho. Os três primeiros dispensam explicações, mas irei explicar a esperança. O objeto me dá esperança de um relacionamento duradouro e definitivo, em toda uma vida que futuramente viverei como conjugue e todos os momentos bons nos quais isso implicará. Por vezes penso também nas dificuldades do nosso relacionamento e esse terço me da força para seguir em frente e essa mesma esperança de que tudo ficará bem e ate mesmo melhor. Paralelamente com esses sentimentos ele também desperta lembranças de todo o tempo em que o estou usando (o símbolo e não o objeto já que o objeto é trocado anualmente, mas o que ele representa não se modifica). Lembranças dos bons momentos nos quais eu o estava usando e também dos maus momentos dos quais ele me ajudou a sair!

Acho interessante como pequenos e simples objetos podem ter tanto valor para o individuo. Esse tipo de terço é muito comum, custa cerca de dois reais e é possuído por, arrisco dizer, milhares de pessoas. O fato de um objeto tido como normal para tantas pessoas ser tão especial para mim, me leva a pensar o quanto a percepção das pessoas sobre uma mesma coisa pode se diferenciar. Muitos o veem como um símbolo simples do cristianismo ou apenas um adorno para o punho, mas para mim ele simboliza toda uma relação e toda uma gama de sentimentos e bons momentos, e é assim que eu percebo, como um símbolo significativo em minha vida!

A magia de Bosch

Creio que me encaixo no perfil proposto pelo artigo “A magia de Bosch” uma vez que segundo o perfil proposto pelo autor as mulheres (e estudantes de psicologia) tem uma abordagem mais emocional das coisas. Se fosse para seguir o estudo realizado no artigo, resumindo meu objeto em palavras para responder as perguntas “Esta imagem faz-me pensar em...” e “Esta imagem me faz sentir...” surgiriam respostas como relacionamento, amor, meu namorado, futuro e carinho para a primeira pergunta, e apaixonada, esperançosa e bem para a segunda. Seguindo a linha do artigo podemos ver que com a exceção de “futuro” todas as minhas respostas são muito emotivas, salientando os meus sentimentos individuais seguindo assim o padrão proposto e reforçando a legitimidade da pesquisa do artigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (192.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com