TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negócios no Brasil

Tese: Negócios no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Tese  •  1.863 Palavras (8 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O objetivo deste trabalho é abranger o maior numero de pessoas que ao tomar

conhecimento de seu conteúdo, possa agregar um maior aprendizado nessa área especifica de empreendedorismo. Em muitos pontos poderão ser vistos que é necessário que o empreendedor esteja sempre se atualizando, se capacitando e acima de tudo, planejando.

Muito facilmente, somos levados a tomar decisões importantes na nossa vida, baseadas em impressões ou emoções, mas no mundo do empreendedorismo é preciso manter os pés no chão, uma vez que implica gastos, ainda que não financeiros, implica tempo, e num mundo globalizado como o de hoje, o desperdício de tempo deve ser evitado.

Através destas poucas páginas, vamos tentar destacar a importância de detalhes que demonstram que o empreendedor, pode ser qualquer pessoa com apenas uma brilhante ideia, que, colocada em prática pode trazer resultados muitos satisfatórios à sociedade. São pessoas pensadoras, realizadoras, inovadoras. Pessoas, que possuem uma visão clara de como a vida podem ser melhores. Pessoas que mudam o conceito do que é possível.

É importantíssimo que desde já definamos o que vem a ser Empreendedorismo. Utilizaremos adiante vários conceitos que se entendem por empreendedorismo, por tudo aquilo que abrange este teme que se desdobre por vários pontos de vista. Podemos destacar que empreendedores estão sempre em busca de novas soluções para os velhos problemas da sociedade.

1 Empreendedorismo no Brasil.

Planejamento. Essa é a palavra chave para a sobrevivência das empresas. Não basta somente ter sorte ou dinheiro. Os empreendedores precisam se informar e se capacitar. Ainda estamos atrás, em relação a outros

países, no que diz respeito à sobrevivência das empresas, 22% no Brasil fecham nos primeiros dois anos contra 15% nos países mais desenvolvidos.

É preciso capacitar, sim, os novos empreendedores. É preciso ter domínio sobre técnicas de gestão, comportamento de liderança, além de que, é preciso ter afinidade do interessado com o assunto, vocação para o negócio. Para isso, instituições como o SEBRAE, capacitam interessados com cursos rápidos e de custo baixo, e, até cursos à distancia a custo zero, inclusive oferecendo certificados de conclusão.

Alem disso existem outras preocupações que devem ser levadas em conta. Abertas as portas, o empreendedor precisa cuidar das relações de trabalho dentro da empresa. Um conflito mal resolvido pode contaminar o ambiente, pois as pessoas envolvidas podem levar para o lado pessoal, comprometendo o bom andamento. Outra preocupação deve ser a inovação. Pesquisas revelam que 88% dos novos empreendedores não se preocupam com inovação. E isso pode ocorrer por conta de ainda muita coisa em âmbito interno a ser desenvolvido. Outro ponto importante é a visão da internacionalização. É preciso ter uma ter essa visão de abrangência além do país em termos de atuação. A globalização, abertura do mercado, tem atraído investimento externo e outros negócios estão entrando aqui, e o empreendedor brasileiro tem que estar preparado para isso.

Entre outros motivos que leva a sobrevivência ou não de um novo negócio nos primeiros dois anos, podemos destacar o gerenciamento e a escolha do local adequado. A falta de conhecimentos gerenciais, o desconhecimento do mercado aliado à conjuntura econômica,

pode levar à “morte” prematura.

Se você notar vivemos num lugar onde pessoas podem fazer a diferença. Talvez iniciem um negócio com muito pouco ou às vezes sem nada, às vezes somente com uma idéia brilhante. Essas pessoas são pensadores, realizadores, inovadores. Até criarem um nome. Empreendedores. Eles mudam o conceito do que é possível. Eles possuem uma visão clara de como a vida pode ser melhor para todos mesmo em momentos difíceis. Mas turbulências criam oportunidades para o sucesso, conquistas e nos impulsionam a descobrir novas formas de fazer as coisas. Então, quais oportunidades você vai procurar e por quê? Se você é um empreendedor sabe que risco não é uma recompensa, as recompensas são: conduzir à inovação, melhorar as vidas das pessoas, criarem empregos, abastecer o crescimento e fazer um mundo melhor. Os empreendedores estão em todo lugar, eles comandam pequenos negócios que comandam a nossa economia. Eles estão em busca de novas soluções para os velhos problemas da sociedade. Você conhece algum empreendedor? Sim, você pode ser um. – Conforme Dornelas (2009).

Razão Social: Ponto GG S/A

CNPJ: 02469012000171

Data da Fundação: 17/06/2007

Endereço: QS 11 CONJ W CASA 25 TAGUATINGA

Telefone: 61-3585-9539

3. Conceitos de Planos de Negócio.

Quando pensamos em abrir um negócio, seja ele pequeno, médio ou grande porte, a primeira e mais importante coisa, que precisamos fazer é, “Planejar o negócio”, ou seja, precisamos planejar suas ações e traçar a estratégia da empresa a ser criada. O mesmo deve ser feito para empresas em crescimento.

Já sabemos que na grande maioria das empresas (micros e pequeno porte) são obrigada a fechar as portas já nos primeiros anos de existências. Esses índices chegam em até 70% ou mais. Mas isso não acontece só no Brasil, os Estados Unidos também tem os mesmo índices ou aproximados

aos 70%, sendo eles também preocupantes.

O futuro da empresa depende dos cuidados de seu dono. O perfil e o talento do futuro empresário são fundamentais para o sucesso do negócio.

Ter um espírito criativo e pesquisador é uma das qualidades fundamentais de um empreendedor.

Aqui no Brasil, o SEBRAE-sp realizou uma pesquisa com empresas criadas no período de 1977 a 2001 e que foi divulgada no final de 2003 revela que os fatores de mortalidade das empresas nacionais não são muito diferentes. A falta de planejamento aparece em primeiro lugar como a principal causa para o fracasso, seguida da mal gestão (gerenciamento do fluxo de caixa, vendas/comercialização, desenvolvimento do produto etc.), e fatores pessoais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com