TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tecnologias De Redes GPON Com Abordagem Em Redes FTTH

Monografias: Novas Tecnologias De Redes GPON Com Abordagem Em Redes FTTH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  1.435 Visualizações

Página 1 de 8

Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos de TI e Inovação Tecnológica

Domingos Enirio Gonçalves

Claudemir de Arruda Prado

Novas tecnologias de redes GPON com abordagem em redes FTTH

CURITIBA/PR

2014

NOVAS TECNOLOGIAS DE REDES GPON COM ABORDAGEM EM REDES FTTH

NEW TECHNOLOGIES GPON NETWORKS WITH FTTH NETWORKS APPROACH

Domingos Enirio Gonçalves

Claudemir de Arruda Prado

RESUMO:

Este trabalho tem o objetivo de apresentar a tecnologia de acesso à rede GPON que fornece serviços em banda larga como Voz, Dados e Vídeo. Dispõe de um estudo sobre a rede óptica passiva, como PON e GPON, assim como seu funcionamento e equipamentos utilizados na sua composição. Utilizando a tecnologia GPON, uma solução que será apresentada é o FTTH, que permite sistemas com baixo custo e elevada largura de banda, proporcionando distâncias maiores para atendimento. A metodologia adotada no desenvolvimento deste trabalho envolveu: a) seleção e o estudo da bibliografia; b) levantamento de equipamentos utilizados. c) conclusões a que se chegaram. Assim, apresenta introdução, revisão bibliográfica, metodologia, resultados observados e por fim as conclusões acerca do tema estudado.

Palavras chave: GPON, FTTH, banda larga.

ABSTRACT:

This work aims to introduce GPON access network technology that provides broadband services like voice, data and video. Features a study on optical passive network, such as PON and GPON, as well as its operation and equipment used in its composition. Using GPON technology, a solution that is displayed is the FTTH, which allows systems with low cost and high bandwidth, providing greater distances to attend. The methodology adopted in the development of this work involved: a) selection and the study of bibliography; b) identification of equipment used. c) conclusions reached. Thus, offers introduction, literature review, methodology, results observed and finally the conclusions on the subject studied.

Keywords: GPON, FTTH, broadband.

1 INTRODUÇÃO

A fibra óptica vem sendo utilizada como um meio de transmissão que provê alta largura de banda, tendo como vantagem a imunidade, a interferência eletromagnética e a capacidade no transporte de alto volume de informação. Tem-se implantado redes ópticas de alta capacidade de tráfego baseadas na tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network). Houve o surgimento de uma tecnologia que permite o acesso em banda larga – FTTH (Fiber To The Home), com acesso direto a casa do cliente através de fibras ópticas possibilitando o triple play: streaming de vídeos, voz e dados.

Para a expansão da tecnologia FTTH ainda se espera a ocorrência de fatores como a redução de custos de implantação e o aumento da oferta de serviços visando uma maior lucratividade operacional.

1.1 OBJETIVO GERAL

Apresentar tecnologia de rede de acesso GPON que permite fornecer serviços de dados, voz e vídeo a clientes, mostrando os principais elementos que compõem tal tecnologia.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Apresentar tecnologia da rede PON;

b) Apresentar a composição de uma rede de acesso GPON;

c) Mostrar a implantação de uma rede FTTH;

d) Mostrar os equipamentos que compõem uma rede FTTH;

2 JUSTIFICATIVA

Demonstrar a tecnologia GPON aplicada a solução FTTH com o fornecimento de banda larga para usuários finais, com os serviços de voz dados e imagens com taxa de downstream de até 2,5 Gbit/s.

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1 REDES ÓPTICAS PASSIVAS – PON

As operadoras de telecomunicações têm enfrentado um novo desafio para expansão de sua rede de acesso. Segundo Suzart (2014) “Dentro da rede de acesso, as arquiteturas que utilizam fibra óptica, na forma de rede óptica passiva (PON), estão cada vez mais sendo utilizadas por apresentarem alta largura de banda”. Com o crescimento do tráfego da internet ficou evidenciado que a utilização da fibra óptica pode ser feita de forma mais eficiente, otimizando ao máximo sua capacidade nominal de tráfego.

Figura 1: GPON

Fonte: Dailywireless (2014)

As arquiteturas mais comumente usadas numa rede PON são GPON (Gigabit Capable PON) e a XG-PON (10 Gigabit Capable PON). Ateremos-nos a tecnologia GPON.

As redes de fibras ópticas PON podem ser classificadas em duas Arquiteturas:

- Arquitetura Ponto a Ponto;

- Arquitetura Ponto-Multiponto;

Numa arquitetura Ponto a Ponto a fibra óptica é dedicada exclusivamente a um usuário.

Figura 2: Arquitetura Ponto a Ponto

Fonte: Silva 1 (2012)

Na arquitetura Ponto-Multiponto a fibra óptica é compartilhada por vários usuários simultaneamente.

Figura 3: Arquitetura Ponto-Multiponto

Fonte: Silva 1 (2012)

3.2 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA REDE PON

Segundo Oliveira (2014),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com