TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REDE CABEADA E REDE SEM FIO

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.147 Palavras (25 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 25

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

Unidade I

Curso Redes de Computadores

REDE CABEADA E REDE SEM FIO

Ivone F. Santos

RA 1400019374

Campo Grande, MS

Dezembro /2014


INTRODUÇÃO

Com a grande demanda de acesso dos dados, surge à necessidade de um estudo para identificar qual a melhor tecnologia pode ser aplicada: rede sem fio ou rede cabeada. Para prover bons serviços de conexões, quando o que se procura é a qualidade de transmissão e a confiabilidade de dados, é necessário ter uma boa estrutura de rede de informação.

Veja duas opções para montar uma rede caseira ou corporativa, ambas têm modos de autenticação diferenciada:

LAN – “Local Area Network” - Rede Local

A rede via cabo tem sua autenticação feita através de servidores de nomes e usuários, o acesso torna-se mais difícil, por se tratar de cabos, e nem todos podem ter acesso ao mesmo.

WLAN – “Wireless Local Area Network” - Rede Local sem Fio

A rede wireless é autenticada por um servidor de nome e usuário e utiliza os métodos criptográficos chamados WEP e WPA para a autenticação, já que a rede sem fio fica exposta a qualquer um que esteja no raio de alcance da antena.

O objetivo deste trabalho é avaliar as tecnologias de redes mostrando suas respectivas diferenças.

 

REDES DE COMPUTADORES

Uma Rede de Computadores é formada por um conjunto de módulos processadores (Mbps) capazes de trocar informações e compartilhar recursos interligados por um sistema de comunicação.

O sistema de comunicação vai se constituir de um arranjo topológico interligando os vários módulos processadores através de enlaces físicos (meios de transmissão) e de um conjunto de regras com a finalidade de organizar a comunicação (protocolos).

Redes locais de computadores são sistemas cujas distâncias entre os módulos processadores se enquadram na faixa de alguns metros. Sistemas cuja dispersão é equivalente a quilômetros são chamados de redes geograficamente distribuídas.

As redes podem classificar-se quanto à topologia de organização que apresentam, podendo ter uma topologia em barramento, anel, estrela etc. É ainda possível caracterizar as redes quanto à distribuição espacial como sendo redes locais designadas de LAN (Local Area Network), redes metropolitanas também designadas de MAN (Metropolitan Area Network) e redes de grande distribuição geográfica também designada de WAN (Wide Área Network).

Características para Implantação de Redes de Computadores

A escolha de um tipo particular de rede para suporte a um dado conjunto de aplicações é uma tarefa importante. Cada arquitetura possui características que afetam sua adequação a uma aplicação em particular. Muitos atributos devem ser analisados, o que torna qualquer comparação bastante complexa. Esses atributos dizem respeito ao custo, confiabilidade, tempo de resposta, velocidade, desempenho, facilidade de desenvolvimento, modularidade, disponibilidade, complexidade lógica, facilidade de uso, facilidade de manutenção etc.

A rede deve ser tolerante a falhas transientes causadas por hardware e/ou software, de forma que tais falhas causem apenas uma confusão momentânea que será resolvida sem recursos de redundância, porém, não são as únicas falhas possíveis. O tempo médio de reparo pode ser diminuído com o auxílio de redundância, mecanismos de autoteste e diagnóstico e manutenção eficiente.

É de fundamental importância a compatibilidade que será utilizada, como a capacidade em que o sistema (rede) possui para ligar a dispositivos de vários fabricantes, tanto nível de hardware quanto nível de software.

Uma rede deve ter a capacidade de suportar todas as aplicações para qual foi dedicada e, quando possível, não deve ser vulnerável à tecnologia prevendo a utilização de futuros desenvolvimentos, quer sejam novas estações, novos padrões de transmissão ou novas tecnologias de transmissão, a isso damos o nome de sensibilidade tecnológica.

LAN – ÁREA LOCAL

LAN (Local Area Network) são redes utilizadas na interconexão de equipamentos com a finalidade de troca de dados. São denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada, visto que fisicamente, quanto maior a distância de uma rede a outra, maior a taxa de erros que ocorrerá devido a degradação do sinal. As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.

Uma rede é chamada de LAN quando os computadores estão em um só local, um edifício comercial, por exemplo. É composta de periféricos de rede como um computador, impressora ou uma máquina de fac-símile. Quando você conecta todos estes equipamentos juntos, você tem uma rede. Para negócios pequenos, uma LAN, é o que você precisa para conectar seus computadores.  

[pic 1]

As principais características de uma LAN:

• Altas taxas de transmissão;

• Baixa taxa de erro;

• Propriedade privada;

• Acesso privado;

• Vários tipos de protocolos.

As principais vantagens de uma LAN:

• Compartilhamento de banco de dados, softwares, discos rígidos e periféricos entre vários departamentos;

• Interligarção de bancos de dados de diferentes áreas ou departamentos Prover de um meio eficiente de comunicação e trânsito de mensagens Correio Eletrônico;

• Descentralização do sistema de computação e eventual eliminação de mainframes.

Questão de segurança

As tecnologias de redes locais apresentam certas vulnerabilidades inerentes à sua própria natureza. Ataques que exploram estas vulnerabilidades são normalmente restritos às próprias redes locais, mas também podem ser usados  para sobrepujar protocolos de mais alto nível na hierarquia TCP/IP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)   pdf (546.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com