TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Não Tenho Nada No Momento

Monografias: Não Tenho Nada No Momento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 2

Em razão da pouca divulgação referente às vantagens e conquistas por adoção do sistema de logística reversa, muitas empresas ainda estão à margem deste importante sistema, pois acreditam que os processos de produção sustentável e reutilização de insumos e congêneres se constituem numa estratégia sem valor prático e que onera a cadeia produtiva elevando o custo final de produção.

Este posicionamento é resultado de uma tradição focada na produção e venda de produtos, sem qualquer compromisso com a sustentabilidade e que não mais se sustenta nos novos modos de consumo: mais competitivo, mais caro, mais exigente, mais crítico, e que se preocupam com o toda a cadeia produtiva e com as políticas ambientais adotadas pela instituição.

Exige grande investimento inicial, e esta razão afasta parte dos interessados do retorno imediato, porém, a médio e longo prazo, a adoção da logística reversa como estratégia tem proporcionado vantagens econômicas obtidas nos processos de produção, transporte, armazenamento e distribuição, tornando esta estratégia funcional e eficiente.

Estas mudanças na gestão estratégica das empresas promovem mudanças em caráter permanente dentro da empresa e também nas relações entre seus fornecedores e consumidores. Com isso as empresas saem na frente de seus concorrentes, trazendo para sua empresa mais clientes e aumenta seu capital de giro.

A reutilização de matérias-primas é uma das ferramentas objetivas para o desenvolvimento sustentável, pois contribui para preservação dos recursos naturais, além de diminuir a produção de resíduos poluentes e favorecendo a qualidade de vida. Por outro lado a reutilização de insumos representa economia para a instituição na obtenção e produção de matéria-prima nova, e algumas regiões recebem incentivos governamentais como abatimento de impostos.

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »