TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Quais Dificuldades As Empresas Brasileiras Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo?". Pesquise Exemplos Na Internet E Faça Uma Correlação Com O Conteúdo Visto Até O Momento

Ensaios: "Quais Dificuldades As Empresas Brasileiras Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo?". Pesquise Exemplos Na Internet E Faça Uma Correlação Com O Conteúdo Visto Até O Momento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  2.498 Visualizações

Página 1 de 4

Balanço de Pagamentos

Balança de Pagamentos é o registro contábil de todas as transações econômicas - financeiras de um país com outros do mundo. Compreende duas contas principais: a conta corrente ( movimento de mercadorias e serviços ) e o movimento de capitais ( deslocamento de moeda, créditos e títulos representativos de investimentos ). É feita pelo Banco Central, uma vez que este é o órgão responsável por gerir as reservas do país, sendo apresentada anualmente.

Quando o país deve mais do que tem a receber está com déficit no balanço de pagamentos. Se tem a receber mais do que deve, está com superávit. Os fatores que compõem o balanço de pagamentos são: balança comercial, serviços e contas de capital.

O saldo da Balança de Pagamentos em transações correntes indica se o país exporta ou se ele importa capitais. O saldo positivo indica exportação, o negativo indica importação.

O Balanço de Pagamentos pode ser superavitário, deficitário ou equilibrado. Quando superavitário a quantidade de divisas que entraram durante o ano foram superiores à quantidade que saiu, aumentando as reservas do país. Quando deficitário ocorre o inverso, e quando equilibrado a quantidade de divisas que saíram é igual as que entraram, mantendo o nível de reservas do país estável.

O ajuste do Balanço de Pagamentos se dá por desvalorizações reais da taxa de câmbio; redução do nível de atividade econômica ( ajuste anti-econômico ); restrições tarifárias às importações; subsídios às exportações; aumento da taxa interna de juros e controle da saída de capitais e rendimentos para o exterior.

A estrutura de um Balanço de Pagamentos é a seguinte:

1 - Balança Comercial ( A - B )

A - Exportações

B - Importações

2 - Saldo do Balanço de Serviços

*fretes

*seguros

*dólares gastos em viagens internacionais

*royalties

*remessa de lucros

*juros pagos ao exterior

*outros serviços

3 - Transferências unilaterais

(que envolvem transferências de pessoas/instituições entre o Brasil e outros países, sem contrapartida, ou seja, sem a necessidade de pagamento posterior)

4 - Transações correntes ( 1 + 2 + 3 )

5 - Movimento de Capitais

*amortizações

*investimentos

*empréstimos

*outros

6 - Erros e omissões

7 - Saldo do Balanço ( 4 + 5 + 6 ) -> (reflete a variação das Reservas Cambiais)

O balanço de pagamentos é o indicador que melhor retrata a saúde da economia de um país. É o primeiro dado a ser analisado por investidores estrangeiros e reflete o nível de competitividade de uma economia. Segundo o parâmetro do balanço de pagamentos, os EUA são considerados os mais competitivos do mundo em 1994; o Brasil é o 38º.

Apresenta um resumo, expresso em unidades monetárias (US$), das transações ocorridas entre o país e o resto do mundo. Ele apresenta duas grandes contas: o saldo em transações correntes, que se refere às transações de bens e serviços realizadas pelos brasileiros com o exterior; e, o saldo de capitais que reflete o fluxo de moedas entre o país e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com