TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Banco de Dados

Por:   •  10/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

Gabriela de Arruda Ferraz                        RA: 497851

José Augusto Gonçalves                        RA: 498033        

José Pedro De Castro                        RA: 497983

Lucas Magrin                                RA: 498050

Rafaella Esteves                                RA: 498289

Banco de Dados Líder Empresa Júnior

  1. Caracterização do MER

O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver um banco de dados (BD) para a Líder Empresa Júnior, localizada na Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba.

Para o desenvolvimento de tal BD, os desenvolvedores procuraram adotar decisões de modelagem simples para que o BD seja facilmente entendido por qualquer pessoa. O grupo pensou dessa maneira pois, como é conhecido, existe uma grande rotatividade de membros, ou seja, em pequenos intervalos de tempo, mudam-se os responsáveis por gerir equipes e ferramentas.

De acordo com conversas realizadas entre os desenvolvedores e a Líder, ficou clara a necessidade de desenvolvimento de uma ferramenta que auxilie no controle e gestão dos membros, possibilitando uniformização e agrupamento das informações e emissão de relatórios sobre membros, treinamentos, consultorias, empresas parceiras, áreas da Empresa Júnior e cargos da Empresa Júnior.

O Banco de Dados da Líder Empresa Júnior (nomeado como BDLider) tem uma estrutura que pode ser descrita em palavras. No BDLider, são nomeadas como entidades:

  • Membro
  • Área
  • Cargo
  • Treinamento
  • Consultoria
  • Empresa

Sabe-se que um membro possui apenas um cargo e, tal cargo, tal cargo pertence a vários membros. Em outras palavras, tomaremos como exemplo o cargo de diretor. Existe apenas um diretor por área, no entanto, existem vários diretores (um de cada área) dentro da EJ. Vale ressaltar que, um membro só pode ocupar um cargo por vez, no entanto, os membros podem trocar de cargo em seus períodos dentro da empresa. A relação entre membros e áreas segue o mesmo princípio, ou seja, um único membro pertence a uma única área e, tal área, é composta por vários membros.

Em seu período de contribuição com a EJ, o membro participa de um ou vários treinamentos relacionados à gestão de pessoas, ferramentas específicas, comportamentos profissionais, entre outros. Para que ocorra um treinamento, é necessário que, pelo menos, um membro participe. No entanto, é comum ver treinamentos para vários membros.

A Líder Empresa Júnior tem como principal fonte de renda a realização de consultorias para empresas da região. Tal renda é necessária pois a EJ tem inúmeros gastos, que vão desde impostos e contadores terceirizados até gastos com deslocamentos até clientes. Para a realização de consultorias, é necessário um único membro ou uma equipe de membros. Em outras palavras, um ou mais membros realizam uma consultoria e, uma consultoria é realizada por um ou mais membros. Como cada projeto de consultoria é específico e não pode ser replicado para diferentes empresas, cada consultoria atende a uma única empresa. No entanto, uma única empresa pode ser atendida por várias consultorias (simultâneas ou com espaços de tempo).

  1. Justificativas
  1.  Relacionamentos

No MER, o verbo “possui” relaciona a entidade membro ao cargo que ele possui dentro da Líder. O verbo “pertence” relaciona o membro à área em que o mesmo está inserido. O verbo “realizou” relaciona a entidade membro a três outras entidades:  treinamento, projetos e consultoria, que são as atividades que podem ser realizadas pelo membros enquanto participam da empresa júnior. Já o verbo “atende” irá relacionar as entidades consultoria e empresa, já que as empresas da região são atendidas pelas consultorias da EJ.

  1.  Atributos

Os atributos utilizados no MER podem ser assim classificados:

Mandatório: no qual o atributo deve possuir um valor válido e não nulo.

- Código dos cargos e das áreas (pois cada cargo e área dentro da EJ são identificados por códigos únicos);

- Código, Skype e Email dos membros (pois estas informações são específicas e individuais de cada membro);

- Código dos projetos, consultorias e treinamentos (pois cada uma destas atividades que podem ser realizadas dentro da EJ são identificadas por códigos individuais e diferentes);

- Código da empresa (pois cada empresa que é atendida pela EJ possui uma codificação única).

Monovalorado: atributos que assumem um valor único dentro do domínio.

- Datas de início e fim dos projetos e das consultorias; data de realização e duração dos treinamentos; data de nascimento e idade dos membros (pois são valores particulares de cada entidade);

Composto: atributos que são compostos por mais de um atributo.

- Endereço da cidade natal e endereço de Sorocaba dos membros, endereço da empresa atendida (pois podem possuem outros campos, como CEP e bairro, que podem ser decompostos em outros atributos).

Simples: atributos que não possuem características especiais, não são atributos chave e nem compostos.

- Nome dos cargos;

- Turma, telefone (só um telefone será cadastrado por pessoa) e nome dos membros;

- Ementa, descrição e nome dos treinamentos;

- Descrição dos projetos;

- Nome das áreas;

- Descrição e nome das consultorias;

- Nome, nome de contato e telefone de contato (apenas um) da empresa.

Todos os atributos acima são nominais e apenas de identificação.

  1. Modelo Entidade-Relacionamento (MER)

[pic 1]O BDLider, acima descrito, pode ser representado com o uso de ferramentas específicas de banco de dados, abaixo é apresentado o BDLider de acordo com o “Modelo de Entidade Relacionamento (MER), com cardinalidade”

Figura 1 - BDLider: Modelo de Entidade Relacionamento (MER), com cardinalidade

  1. Modelo Lógico Normalizado

Primeira Forma Normal (1FN)

A primeira forma normal das tabelas encontra-se mostradas abaixo (Os atributos sublinhados representam a chave primária de cada tabela). Para cada tabela, de cada atributo, não existem tabelas aninhadas.

Area (A_Codigo; A_Nome)

Cargos (C_Codigo; C_Nome)

Consultorias (Cons_Codigo; Emp_Codigo; Cons_Nome; Cons_Desc; Cons_Inicio; Cons_Final)

Empresas (Emp_Codigo; Emp_Nome; Emp_NomeContato; Emp_TelContato; Emp_Endereço)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (402.3 Kb)   docx (228.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com