TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Banco de dados 1

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

Banco de Dados I

Lista de exercício 2

  1. O que é abstração de dados?

Refere-se à supressão de detalhes da organização e armazenamento dos dados, destacando recursos essenciais para um melhor conhecimento desses dados.

Possibilita que diferentes usuários possam percebê-los em seu nível de detalhe preferido.

  1. O que é um modelo de dados?

Modelo de dados é uma coleção de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados e oferece os meios necessários para alcançar essa abstração.

  1. O que é uma estrutura de um banco de dados?

São os tipos, relacionamento e restrições que se aplicam aos dados.

  1. O que compõem um conjunto de operações básicas em um banco de dados?

Conceitos no modelo de dados para especificar o aspecto dinâmico ou comportamento de uma aplicação de banco de dados.

  1. Quais são os modelos de dados e quais são suas características?

Modelos de dados de alto nível ou conceituais oferecem conceitos que são próximos ao modo como muitos usuários percebem os dados, enquanto os modelos de dados de baixo nível ou físicos oferecem conceitos que descrevem os detalhes de como os dados são armazenados no computador, em geral, em discos magnéticos, são voltados para especialistas e não para usuários finais. Modelos de dados representativos ou de implementação, fica entre esses dois extremos anteriores. Oferece conceitos que podem ser facilmente entendidos pelos usuários finais, mas que não está muito longe do modo como os dados são organizados e armazenados no computador.

  1. O que significa entidade, atributo, e relacionamento?

Entidade representa um objeto ou conceito do mundo real, como um funcionário ou um projeto do minimundo que é descrito no banco de dados.

Atributo representa alguma propriedade de interesse que descreve melhor uma entidade, como o nome ou salário do funcionário.

Relacionamento entre duas ou mais entidades representa uma associação entre elas, como por exemplo funcionário trabalha-em projetos.

  1. O que é um esquema, Instância e estado de Bando de dados?

Esquema é a representação de um diagrama que apresenta a estrutura de cada tipo de registro, mas não as instâncias reais dos registros.

Instância são os dados no banco de dados em determinado momento no tempo são chamados de estado ou instante do banco de dados. Também são chamados de conjunto atual de ocorrências ou instâncias no bando de dados.

Estado de banco de dados correspondente é o estado vazio, sem dados. Obtemos o estado inicial do banco de dados quando ele é populado ou carregado com os dados iniciais. Toda vez que uma operação de atualização é aplicada, obtemos outro estado do bando de dados.

  1. Quais são os níveis de uma arquitetura de três camadas?

Nível Interno Possui um esquema interno, que descreve a estrutura do armazenamento físico do banco de dados.

Nível conceitual Possui um esquema conceitual, que descreve a estrutura do banco de dados inteiro para uma comunidade de usuários.

Nível externo ou de visão Inclui uma série de esquemas externos ou visões do usuário. Cada esquema externo descreve a parte do banco de dados em que um grupo de usuários em particular está interessado e oculta o restante do banco de dados.

  1. Qual a função da linguagem DDL?

É processar instruções da DDL a fim de identificar as descrições dos construtores de esquemas e armazenar a descrição de esquema no catálogo do SGBD.

  1. Qual a função da linguagem SDL?

        É utilizada para especificar o esquema interno que é especificado por uma combinação de funções, parâmetros e especificações relacionadas ao armazenamento, que permite aos DBAs controlar opções de indexações e mapeamentos de dados que serão armazenados.

  1. Qual a função da linguagem VDL?

        especificar visões do usuário e seus mapeamentos ao esquema conceitual.

  1. Qual a função da linguagem SQL?

        É usada pela VDL pra definir visões do usuário ou da aplicação como resultado de consultas predefinidas.

  1. Qual a função da linguagem DML?

        É uma família de linguagens de computador utilizadas para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de informações em bancos de dados. Pode ser procedural, que especifica como os dados devem ser obtidos do banco; pode também ser declarativa (não procedural), em que os usuários não necessitam especificar o caminho de acesso, isto é, como os dados serão obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com