TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE PID DE ROTAÇÃO DE UM MOTOR DC

Por:   •  3/8/2021  •  Monografia  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Felipe Alves Cardenete                                 1160257

Oscar Haruo Fujita                                 1160338                

Rodolfo Rosendo                                         1168681

CONTROLE PID DE ROTAÇÃO DE UM MOTOR DC

São Paulo – SP

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

1.1. OBJETIVO        3

1.2. ENCODER        3

1.3. ARDUÍNO        4

1.4. CONTROLE PID        4

1.5. MODULAÇÃO DE LARGURA DE PULSO        4

2. PROJETO        5

2.1. LISTA DE MATERIAIS        5

3. CIRCUITO        7

3.1. ENCODER        7

3.2. MOTOR        8

4. PROGRAMAÇÃO        9

5. INTERFACE COM LABVIEW        10

6. CONTROLE PID        12

7. CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

APÊNDICE – CÓDIGO IMPLEMENTADO NO ARDUÍNO        15


1. INTRODUÇÃO

1.1. OBJETIVO

O objetivo do trabalho é realizar o controle de rotação de um motor DC através da técnica de controle PID. Para tanto foi utilizado um encoder juntamente a um microcontrolador. Foi realizado o projeto e a implementação de um controle de rotação de um motor DC através do controle PID. O sistema consiste basicamente de um motor acoplado sobre uma base de madeira que contém um encoder, juntamente à um foto transistor e um foto diodo, além de um Arduíno, que neste caso realizou o controle da rotação deste motor DC.  

1.2. ENCODER

Um encoder é um equipamento que detecta o movimento de rotação de um motor ou de uma peça. Em relação a sua resolução, temos que o sistema de leitura é baseado em um disco, formado por janelas radiais transparentes e opacas, alternadas. Este é iluminado perpendicularmente por uma fonte de luz infravermelha, quando então, as imagens das janelas transparentes são projetadas no receptor. O receptor converte essas janelas de luz em pulsos elétricos. A resolução do encoder incremental é dada por pulsos/revolução, ou seja, o encoder gera uma quantidade de pulsos elétricos por uma revolução.

Para determinar a resolução basta dividir o número de pulsos por 360º, por exemplo, um encoder fornecendo 1024 pulsos/ revolução, geraria um pulso elétrico a cada 0,35º mecânicos.

A precisão do encoder incremental depende de fatores mecânicos, elétricos e ambientais, que são: erros na escala das janelas do disco, excentricidade do disco, excentricidade das janelas, erro introduzido na leitura eletrônica dos sinais, temperatura de operação e nos próprios componentes transmissores e receptores de luz. Após a coleta de dados destes pulsos, o mesmo foi tratado com o uso de um controlador denominado Arduíno (modelo MEGA).

1.3. ARDUÍNO

Arduíno é uma plataforma de computação open-source baseada em um controlador com entradas e saídas tanto digitais como analógicas. Possui um próprio ambiente de desenvolvimento que implementa a Linguagem C. O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos autônomos ou pode ser conectado a um software em seu computador.

1.4. CONTROLE PID

O controlador Proporcional-Integral-Derivativo (PID) é uma técnica de controle em malha fechada muito utilizada em sistemas de controle industriais. Esse método consiste no cálculo do valor do erro do sistema e aplicar as ações proporcional, integral e derivativo para eliminar o erro estacionário e melhorar as características do sistema a medida que o tempo passa.

1.5. MODULAÇÃO DE LARGURA DE PULSO

        A técnica de modulação de largura de pulso (PWM) é uma técnica empregada em diversas áreas da eletrônica. Este método é utilizado em fontes chaveadas, controle de velocidade de motores, controle de luminosidade e diversas outras aplicações. Além disso, é possível realizar o controle de potência através da modulação da largura do pulso de uma onda quadrada.


2. PROJETO

O protótipo desenvolvido consiste em um motor com um encoder infravermelho acoplado, utilizando-se de um arduíno para execução do controle PID e contagem de passos e de uma interface em LABVIEW para definição do setpoint e supervisão das variáveis mensuradas.

[pic 2]

Figura 1 - Estrutura composta por motor e encoder

2.1. LISTA DE MATERIAIS

  • Motor DC 10V
  • Foto diodo infravermelho
  • Foto transistor infravermelho
  • Matriz de contatos
  • Fios
  • Fonte de alimentação 10V
  • Encoder Incremental
  • Resistores
  • Mosfet IRF640
  • Opto acoplador 4N25
  • Arduíno MEGA

3. CIRCUITO

3.1. ENCODER

O encoder se utiliza de um conjunto emissor-receptor infravermelho para detecção dos passos do motor, sendo o emissor um led infravermelho e o receptor um fototransistor infravermelho. Quando o caminho entre o emissor e o receptor está livre, o valor medido no coletor do fototransistor (entrada analógica) é de 3.5V, ao passo que um caminho obstruído resulta em um valor de 5V.

[pic 3]

Figura 2 - Circuito do Encoder

A contagem de pulsos é feita utilizando-se um intervalo de tempo de 25ms; o contador incrementa quando há mudança do estado de bloqueio para o estado livre e vice-versa, totalizando 16 pulsos por revolução. Dessa forma, a conversão do número de pulsos medido para rotações por segundo é feita através da fórmula:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (703.9 Kb)   docx (575.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com