TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento de física Construindo um sistema de motor DC simplificado

Seminário: Experimento de física Construindo um sistema de motor DC simplificado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  Seminário  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  468 Visualizações

EXPERIMENTO DE FÍSICA

Objetivo

Neste experimento vamos construir um sistema simplificado de motor de corrente contínua.Trata-se de uma aplicação de grande importância de eletricidade e magnetismo.

Contexto

O motor elétrico funciona com base na repulsão entre imãs, um natural e outro não-natural.

Idéia do Experimento

O imã não-natural neste experimento é uma bobina.

O conveniente de se usar imãs não naturais num motor elétrico é a possibilidade de se manipular (inverter) os polos magnéticos.

O funcionamento deste motor elétrico pode ser explicado em alguns passos:

1) Num primeiro momento, os fios raspados estão em contato com as tiras e a corrente elétrica cria um campo magnético na bobina. Esta bobina por ter liberdade de rotação entra em movimento, para se livrar da repulsão do imã comum, que está fixo à sua frente.

2) Completando-se mais um quarto de volta, o contato com as tiras começa a se reestabelecer e o campo magnético a ganhar força. Neste momento a bobina começa a ser repelida pelo imã comum. Dado o movimento que a bobina já possui, este ganha nova aceleração.

3) Volta-se à posição inicial e o ciclo recomeça.

Assim o processo continua periodicamente, enquanto existir corrente elétrica passando pela bobina.

Comentários

Dada a simplicidade do motor, para funcionar, ele é dependente das dimensões e materiais usados. Portanto, algumas tentativas talvez sejam necessárias até que o motor funcione adequadamente.

Outra característica deste motor é que há determinadas combinações de formas diferentes de se ligar os polos da bateria. Mas algumas poucas tentativas devem levar a uma das combinações corretas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com