TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Carregador Solar

Por:   •  30/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CENTRO EDUCACIONAL SESI – 303

Beatriz Carvalho da Silva nº 01

Gabrielle Costa nº 08

Marcella Gabriely nº 21

Nicole de Carvalho nº 24

Paulo Henrique Faria Marciano nº 28

Tamires Isabelly dos Santos nº 29

Matheus de Jesus Silva nº 31

Carregador de celular por Energia Solar

 (Relatório Técnico – Eixo Integrador de Matemática)

ARARAS-SP

ABRIL/2017[pic 2]

Beatriz Carvalho da Silva nº 01

Gabrielle Costa nº 08

Marcella Gabriely nº 21

Nicole de Carvalho nº 24

Paulo Henrique Faria Marciano nº 28

Tamires Isabely dos Santos nº 29

Matheus de Jesus Silva nº 31

Carregador de celular por Energia Solar

 (Relatório Técnico – Eixo Integrador de Matemática)

Trabalho apresentado à disciplina do Eixo Integrador de Matemática, sob a direção da Prof. Célio Pacheco

ARARAS-SP

ABRIL/2017[pic 3]

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        3

2.PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO PROJETO        4

2.1 RADIAÇÃO SOLAR        4

2.2 CÉLULAS SOLARES        4

2.3 PLACA SOLAR        5

3. PROPOSTA DE CIRCUITO PARA O PROJETO        6

3.1 MATERIAIS NECESSÁRIOS        6

3.2 MONTAGEM DO CIRCUITO        7

3.3 PORQUE NÃO USAR BATERIAS        8

4. MATEMÁTICA ENVOLVIDA        8

5. CONCLUSÃO        9

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

1.INTRODUÇÃO

O primeiro celular, hoje conhecido como “tijolo”, virou febre de consumo e desencadeou uma disputa entre as empresas de telefonia. As empresas começaram a investir em tecnologia para criar um aparelho de celular cada vez melhor, visando principalmente o melhor custo-benefício.

As empresas queriam criar um celular que atendesse as necessidades da população em geral, pois assim a margem de lucro delas seria maior. Cada vez mais as empresas estavam melhorando no valor final do produto conseguindo atingir o público que elas almejavam. A partir dos anos 2000, a corrida se impulsionou e melhorias eram adicionadas cada ano no ramo de telefonia móvel. Até que em 29 de junho de 2007, Steve Jobs apresenta o iPhone ao mundo. Após o seu lançamento, o aparelho ganhou o mundo, sendo objeto de desejo de todas as pessoas.

Porém, nos últimos anos, os desenvolvedores, muito preocupados em melhorar a experiência do usuário, fortalecerem imensamente o processamento e a capacidade de armazenamento dos nossos atuais smartphones e o setor que menos evoluiu dentre os celulares, desde sua criação, foi sua bateria.

Os problemas com pouca duração de baterias afetam boa parte da população ao redor do mundo e é apontado por muitas pessoas como um dos fatores que as motivam trocarem de telemóvel sempre que possível, ou seja, sempre na busca por estar sempre que possível com celular carregado.

E é com essa visão que pensamos em uma forma de erradicar a maior parte dos problemas com a falta de bateria. A criação de um carregador portátil e que pudesse carregar o celular através de energia solar, faria com que o consumidor, durante sua jornada diária, pudesse desfrutar do aparelho durante todo dia, apenas com a carga, já usual, que o mesmo realiza em sua residência e uma que o mesmo poderia fazer durante o período da tarde, em poucos minutos.

 

 

        

2.PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO PROJETO

2.1 RADIAÇÃO SOLAR

Entende-se por radiação solar, ondas eletromagnéticas emitidas pelo Sol, e que se propagam a uma velocidade de 300.000 km/s, podendo-se observar aspectos ondulatórios e corpusculares. O Sol fornece para a atmosfera terrestre aproximadamente 1,5 x 1018 kWh de energia por ano. Este valor corresponde a aproximadamente 10.000 vezes o consumo mundial de energia durante o mesmo período. Tal fato mostra que a radiação solar é uma fonte energética que poderia ser amplamente utilizada se processada por meio de captação e posterior conversão em outra forma de energia mais útil

2.2 CÉLULAS SOLARES

Células solares são dispositivos capazes de transformar a energia luminosa em energia elétrica. Uma célula solar pode funcionar como geradora de energia elétrica a partir da luz ou como um sensor capaz de medir a intensidade luminosa. Antes da atual procura por novas tecnologias de geração de energia, as células solares, por possuírem uma tecnologia capaz de gerar energia renovável e limpa, já haviam mostrado seu potencial neste campo, podendo o seu desenvolvimento ser dividido em três períodos:

Primeiro período: até o início dos anos 1950, as células eram utilizadas somente como sensores de radiação luminosa;

Segundo período: os sistemas fotovoltaicos passam a ser a fonte principal de energia das naves espaciais;

 Terceiro período: a partir dos anos 1970, as células solares para aplicação terrestres superam a produção para uso espacial.

2.3 PLACA SOLAR

O material mais utilizado para confecção de células solares é o silício. Contudo, o silício puro não possui elétrons livres, necessitando de uma dopagem. Para fazer um silício do tipo N, utilizado na confecção de uma célula solar, introduz-se em sua rede cristalina um material pentavalente (do Grupo V da tabela periódica), tal como o fósforo, que possuem um elétron a mais do que necessário para formar as ligações covalentes com o silício. Para fazer um silício do tipo P, é feito um processo similar, mas utilizando boro (átomo do grupo III da tabela periódica) ao invés do fósforo, dando origem a lacunas, transferência de elétrons dos átomos de silício da banda de valência para os átomos de boro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (91.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com