TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comando Lógico Programavél

Por:   •  26/10/2017  •  Resenha  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

   Definição de CLP (Controlador Lógico Programável) e exemplos de aplicações    

Definição e para que serve o CLP

    O Controlador Lógico Programável ou CLP é um computador que executa funções específicas através de um programa criado por um ser humano. Podemos dizer que é um computador com competências diferentes daquelas de um computador comum que utilizamos no dia a dia, o qual serve para acessar a internet, fazer impressões, gravar vídeos etc.

     Ao gerenciar processos de forma automatizada, precisamos de um equipamento para controlar o nosso sistema mecânico. Em outras palavras, para que o sistema mecânico fique inteligente, precisamos de um “cérebro”, o qual conterá as informações necessárias para que o sistema “saiba” o que está fazendo.

Exemplos de aplicações

    Podemos citar como exemplo uma mesa elevatória de uma linha de produção de uma montadora, que tem por função elevar os carros de um andar ao outro da fábrica. Seu sistema mecânico consistirá basicamente nos movimentos necessários para subir e descer.  

    precisamos de equipamentos de programação que contenham as informações corretas sobre a posição em que a mesa deve estar, se é hora de subir, se é hora de descer, se o carro já está em cima dela, se o carro já foi transferido para a próxima etapa etc., portanto, de modo geral, o CLP é um desses equipamentos que são utilizados para armazenar essas informações, fazendo o papel de “cérebro” do sistema.

Descrição da prática em laboratório

 

Realizou-se em laboratório, a prática em um processo de automação utilizando   sistema de controle automático no caso o CLP( Controlador Lógico Programável) na sequência iniciou –se o programa, foram passadas todas as informações desejadas para o computador em seguida compartilhadas com o CLP através da linguagem ladder de programação onde esses dados foram processados por meio da CPU(Central Única de Processamento).

Para o funcionamento do processo, foram usadas  fontes de alimentação elétrica, foram passados os dados de entrada através de sensores com sinais de tensão de 24 V passando pelo módulo de entrada e após o processamento destes dados serão passados pelo modulo de saída utilizando os atuadores para a saída de tensão de 24 V. A expressão lógica se dá entre zero e um, e após todo o procedimento executado foi realizado o teste de funcionamento que ocorreu corretamente.

Programas realizados em laboratório

a. I3.0+I3.1=0.00

I3.0

I3.1

0.05

0

0

0

0

1

1

1

0

1

1

1

1

b. I3.0*I3.1=0.00

I3.0

I3.1

0.00

0

0

0

0

1

0

1

0

0

1

1

1

Considerações do grupo

  • A atividade realizada em laboratório foi de suma importância, pois tivemos a oportunidade de observar e colocar em pratica alguns conceitos relacionados a área de automação.
  • Fazendo uma análise ao lume da disciplina de controle e automação de processos industriais, está sendo possível se perceber a importância de processos automatizados principalmente no ramo industrial, facilitando assim os processos de maneira muito eficiente trazendo excelentes resultados. Consideramos  que esta experiência  nos trará ótimos resultados e uma valorização profissional considerável, pois serão utilizados os conceitos e práticas abordadas.

Referencias

saladaautomacao.com.br/clp/

www.antonioguilherme.web.br.com/Arquivos/automa_index.php

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com