TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto: Sem Os Klein, Viavarejo Ganha Nova Roupagem Com Ramatis No Comando.

Exames: Texto: Sem Os Klein, Viavarejo Ganha Nova Roupagem Com Ramatis No Comando.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  4.856 Palavras (20 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO ( CITAR A PÁGINA DOS TÓPICOS)

1 PRIMEIRO DESAFIO – Teorias da ADM 2 3

2 SEGUNDO DESAFIO – Micro e Macroeconomia 4

3 TERECIRO DESAFIO – Comportamento Organizacional 5

4 QUARTO DESAFIO - Estatística 7

5 ESTATÍSTICA 9

REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….12

Teorias da ADM2

O grande criador e gestor da empresa Casas Bahia, é protagonista de uma historia de luta, garra, superação e desafio pela sobrevivência que começou numa aldeia da Polônia. Na época da Segunda Guerra Mundial que devastava a Europa e a Polônia foi ocupada pelos Alemães. Com esta Guerra veio humilhações em campos de concentração, extermínio, separação das famílias, lar destruído, assassinatos, mortes assistidas e a fone.Isto foi uma historia que ficou marcado na vida de Samuel Klein. Cansado de conviver com esta luta pela sobrevivência ele decidiu, em 1951, aventurar-se pela América do Sul.

Micro e Macroeconomia

Comportamento Organizacional

2- Em 1952 quando Samuel chegou no Brasil, o presidente Juscelino Kubitschek tinha autorizado as empresas automobilísticas multinacionais a instalarem em São Paulo suas montadoras e, para isso, precisavam de mão de obra, boa e barata. Essa mão de obra barata as empresa conseguiram nas regiões mais sofridas, Norte e Nordeste de um clima muito quente. Essas pessoas com certeza teriam muitas dificuldades de enfrentar o clima de São Paulo, que era frio, terra de garoa. Foi ai que Samuel vendo aquela situação enxergou um grande negocio, vendendo no inicio cobertores a essa população.

Com a família foi estabelecer em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Iniciou então sua carreira de comerciante. Já no inicio com grande vontade de crescimento, comprou uma charrete e, e com uma ajuda de um amigo formou sua primeira rede de clientes vendendo, de porta em porta, roupas de cama, mesa e banho. Sua esposa, Ana ficou cuidando da parte de contabilidade do negócio. Algumas das crises passando, vem a ideia criar um cartão para seus funcionários, negociando os pagamentos, oferecendo produtos e dividindo neste cartão em varias vezes mensais e com baixos juros.Foi um negocio interessante para os colaboradores e para empresa Casa Bahia. Os primeiros anos foram difíceis, mais depois de cinco anos, em 1957, Samuel comprou sua primeira loja em São Caetano (SP), que chamou “Casas Bahia” em homenagem as pessoas que vieram do Norte e Nordeste em busca de trabalho. Eram eles os primeiros clientes de Samuel, com este negocio foi aumentando a variedade de produtos, com vende moveis, colchões entre outros itens. E com a clientela aumentando, o Samuel Klein, inaugurou as loja seguintes na região de ABC paulista, nas cidades de Santo André e Mauá.

Em 1970 adquiriu o controle acionário de uma financeira, a Intervest, com o objetivo de financiar os clientes e dar impulso de novas filiais. Quando foi inaugurada a 100ª loja, os filhos Michaell e Saul, começaram a trabalhar na sede da loja na década de 80. Com a gestão de Michaell, a clientela não demorou a freqüentar as lojas para pagara suas prestações e, lógico, adquirir mais giro de capital. Era o início de um império que foi conquistando cada vez mais clientes e mercados até se transformar na potência dos dias de hoje.

Estatística

Fusão Casa Bahia e Pão de Açúcar

A nova empresa terá mais chances de ditar o preço dos produtos para outras empresas do segmento e principalmente para a indústria.. A junção de duas empresas de grande porte que vendem eletrodomésticos, permitirá adquirir produtos a valores bem mais baixos. A compra e a venda em grande volume fará diferença. geradas pela crise econômica e o medo do desemprego fizeram com que o consumidor ficasse mais arredio na hora fazer compras. O faturamento da empresa fundada por Samuel Klein para este ano deve ficar perto dos R$ 13,9 bilhões conquistados em 2008. "A lógica para essa fusão é: mais vale ser um sócio minoritário rico do que majoritário pobre", diz Baron.

E para o Pão de Açúcar? Os ganhos são muitos, deverá aumentar as margens de lucro. Como o valor dos alimentos é muito pequeno, a margem de lucro que o varejo alimentício tem é pequena. Já a venda de bens duráveis como eletroeletrônicos e móveis dá mais retorno, pois os produtos são vendidos a prazo em parcelas que embutem juros elevados. “O Grupo Pão de Açúcar irá diminuir a concentração de suas operações e reduzirá seus riscos".

A estratégia de negócio das duas empresa continuará distinta. A Casas Bahia deve continuar focada na classe C e o Pão de Açúcar, com suas lojas do Ponto Frio, focará nas classe A/B. "O desafio será unir culturas organizacionais tão distintas".

Impacto para os consumidores

O consumidor pode ser o grande prejudicado. A concentração do setor varejista pode resultar na redução de opções de compra e no aumento de preços. “Defendemos a livre concorrência no mercado, e não existe garantia de que o consumidor pode ter preços melhores daqui para frente”.

A Fusão do Grupo Pão de Açúcar e as Casas Bahias que se iniciou no final de 2009, entra em negociação devido à família Klein reivindicar o contrato.

Michael Klein junto com seu pai Samuel Klein principais acionistas das Casas Bahias quer rever o acordo com o Grupo Pão Açúcar, devido às incoerências no contrato por sua parte, não descarta a possibilidade de ir à justiça para garantir o equilíbrio da fusão. Michael alega que a Casa Bahia será prejudicada no mesmo, pois o Grupo estará com a melhor “fatia do bolo”, tendo a melhor parte das ações (51%) e a autonomia da nova empresa, assim Michael Klein teria a presidência, mas não a autonomia para tomar decisões tendo que se submeter ao Grupo Pão de Açúcar todas as vezes que quiserem tomar algumas decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com