TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Concreto Portland

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL-RIO-GRANDENSE – CAMPUS PELOTAS[pic 1]

Curso Técnico em Edificações

Prof. Filipe Vieira de Oliveira

CIMENTO PORTLAND

BERNARDO STRAPASON

JONAS SCHIAVON

ROGÉRIO BORGES

PEDRO SOUZA

CIMENTO PORTLAND …………………………………………………………………………….1

  1. INTRODUÇÃO………………………………………………………………………...1
  2. TIPOS DE CIMENTOS PORTLAND………………………………………………….2
  1. CIMENTO PORTLAND COMUM CP I e CP I-S…………………………....2
  2. CIMENTO PORTLAND COMPOSTO CP II………………………………...2
  1. CIMENTO PORTLAND COMPOSTO COM FILER CP II-F...……...3
  2. CIMENTO PORTLAND COMPOSTO COM POZOLANA CP II-Z...3
  3. CIMENTO PORTLAND COMPOSTO COM ESCÓRIA CP II-E……3
  1. PASTA DE CONSISTÊNCIA NORMAL………………………………………………4
  2. PEGA E ENDURECIMENTO…………………………………………...……………..4

        

1 – INTRODUÇÃO

O Cimento Portland pode ser definido como um aglomerante hidráulico produzido pela moagem do clínquer, obtido pelo cozimento até fusão incipiente ( aproximadamente 30% de fase líquida) de mistura de calcário e argila convenientemente dosada e homogeneizada, de tal forma que toda a cal se combine com os compostos argilosos, sem que depois do cozimento, resulte cal livre em quantidade prejudicial. Após a queima, é feira pequena adição de sulfato de cálcio, de modo a que o teor de SO3 não ultrapasse 3,0% a fim de regularizar o tempo de inicio das reações do aglomerante com a água. O clínquer Portland é moído juntamente com gesso, resultando no Cimento Portland; um material em pó, fino e de cor acinzentada. A adição do gesso (gipsita) é realizada na moagem final do cimento com o intuito de regular o tempo de pega, permitindo que o cimento permaneça trabalhável por um período de, pelo menos, uma hora. O cimento produzido desta forma constitui-se de vários óxidos que compõem compostos complexos que se combinam com a água. Esta combinação entre o cimento e água resulta em um material cristalino com propriedades de resistência e aderência aos agregados e às armaduras.

O resultado das combinações entre os principais óxidos é a geração de quatro componentes principais, as características proporcionadas por estes compostos ao Cimento Portland durante o seu processo de hidratação estão apresentadas de forma resumida na Tabela 1.

Composto

Caracteristica

C3S

Endurecimento (reação) rápido, liberação de um moderado calor de hidratação3 , altas resistências iniciais.

C2S

Endurecimento lento, baixo calor de hidratação liberado, altas resistências finais

C3A

Endurecimento muito rápido, muito alto calor de hidratação, baixa resistência.

C4AF

Endurecimento rápido, calor de hidratação alto, resistência desprezível.

Tabela 1– Características principais dos compostos de Cimento Portland

2 – TIPOS DE CIMENTOS PORTLAND

2.1 – CIMENTO PORTLAND COMUM CP I e CP I-S (NBR 5732)

     Um tipo de cimento portland sem quaisquer adições além do gesso (utilizado como retardador da pega) é muito adequado para o uso em construções de concreto em geral quando não há exposição a sulfatos do solo ou de águas subterrâneas. O Cimento Portland comum é usado em serviços de construção em geral, quando não são exigidas propriedades especiais do cimento. Também é oferecido ao mercado o Cimento Portland Comum com Adições CP I-S, seu diferencial em relação ao cimento CP I é a adição reduzida de material pozolânico (de 1 a 5% em massa), pois possui menor permeabilidade devido à adição de pozolana. Com sua adição, a hidratação se torna mais lenta e auxilia em uma maior compactação da massa final. Nos casos em que o cimento se destine a emprego em concreto com agregados potencialmente reativos, são necessários estudos específicos para o uso  de matérias pozolânicos ou de escória granulada de alto-forno para a inibição da reação, visando garantir a durabilidade do concreto.

2.2 – CIMENTO PORTLAND COMPOSTO (CP II)

Este tipo de cimento é especificado através da norma brasileira NBR 11578 – Cimento Portland composto. Tem como característica a liberação de calor numa velocidade menor do que o gerado pelo CP I. Desta forma, sua utilização é mais recomendada no caso de grandes maciços de concreto, onde o elevado volume da concretagem e a superfície relativamente pequena reduzem a capacidade de resfriamento da massa. Este cimento também apresenta melhor resistência ao ataque dos sulfatos contidos no solo.

Os Cimentos Portland Compostos apresentam-se em três diferentes composições:

2.2.1 – CIMENTO PORTLAND COMPOSTO COM FILER (CP II-F)

Este cimento apresenta adição de material carbonático (fíler) à mistura clínquer e gesso. A adição de fíler é estabelecida pela NBR 11578 entre 6 e 10 %, em massa, em relação ao cimento comum. Sua utilização não é recomendada em ambientes agressivos. Além de servir para aplicações gerais, o cimento portland composto CPII-F pode ser usado no preparo de argamassas de assentamento, revestimento, argamassa armada, concreto simples, armado, protendido, projetado, rolado, magro, concreto-massa, elementos pré-moldados e artefatos de concreto, pisos e pavimentos de concreto e solo-cimento, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com