TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Corte no Concreto

Por:   •  31/7/2022  •  Artigo  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 2

Corta-se o concreto ao longo de duas linhas paralelas, com a distância entre si de 150cm, depois conclui-se o corte da placa de concreto com outros dois cortes paralelos de mesma distância, formando um quadrado de 150cm x 150cm.

Os cortes (com aproximadamente 3cm de profundidade) serão feitos com uma serra de disco diamantado e, a seguir, será utilizado um martelete pneumático ou outro equipamento qualquer para remoção do concreto, de modo que as paredes do corte fiquem rugosas e as mais verticais possíveis.

No caso da existência de armadura distribuída, não se deve retira-la totalmente, deixando-se cerca de 25cm de armadura exposta, o que servirá para aumentar a ligação entre o concreto novo e o antigo.

Uma vez concluído o serviço de passagem dos dutos e cabos, as paredes do corte no concreto são, limpas, secas e então pintadas com material à base de resina epóxica, que servira como elemento colante entre o concreto novo e antigo.

Pode-se, alternativamente, utilizar argamassa de cimeto e areia como camada de ligação entre concreto novo e antigo, para tal, os seguintes cuidados devem ser tomados:

- As paredes do reparo devem ser umedecidas antes da colocação da argamassa de ligação;

- O concreto de reparo deverá ser lançado imediatamente após a sua aplicação, pois não se pode deixar, em hipótese nenhuma, que a argamassa de ligação seque antes da operação de lançamento do concreto novo.

O Concreto de reparo deve ter as seguintes características:

Baixa relação de água/cimento;

Resistência mecânica no mínimo igual à d concreto existente.

Deve-se utilizar cimento de alta resistência, sendo adequado o emprego do cimento ARI ou de aditivo acelerador de resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com