TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção de concreto com substituição parcial do cimento por resíduo do corte de granito

Por:   •  6/1/2018  •  Artigo  •  3.792 Palavras (16 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 16

PRODUÇÃO DE CONCRETO COM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO POR RESÍDUO DO CORTE DE GRANITO

CONCRETE PRODUCTION WITH PARTIAL REPLACEMENT OF CEMENT BY GRANITE CUTTING RESIDUE

Autor (1) Ramos, Brunela Rigo; Autor (2) Barbieri, Bruna De Angeli; Autor (3) Andreatta, Thiago; Autor (4) Puget, Flávia Pereira

  1. Graduando de Engenharia Civil, Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ)
  2. Graduando de Engenharia Civil, Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ)
  3. Graduando de Engenharia Civil, Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ)
  4. Prof. ª Dr.ª em Engenharia Química, Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ)  

Avenida Cachoeiro de Itapemirim, 1584, Shell, Linhares-ES

E-mail: brunela_rigo@hotmail.com

                                 

Resumo

O setor da Construção Civil pode ser considerado como uma alternativa promissora para utilização de resíduos. Visto que esse setor consome uma grande quantidade de recursos naturais como areia, brita, madeira entre outros. O processo de serragem dos blocos de granito em placas, realizados por equipamentos conhecidos por teares, gera uma grande quantidade de resíduo (25% a 30% do bloco se transforma em resíduo) de diversas granulometrias. E o beneficiamento dessas placas gera um resíduo semelhante ao fíller, um material muito fino, utilizado na produção do cimento. O presente estudo visa o reaproveitamento dos resíduos gerados durante o beneficiamento das rochas ornamentais, como o mármore e granito, que são responsáveis pela geração de grandes quantidades de resíduos, como a lama abrasiva. Para tal, neste trabalho foi realizada à caracterização física do resíduo oriundo do beneficiamento (corte e polimento) das placas de granito e do agregado miúdo. Também foi analisada, a viabilidade de utilização do resíduo na produção de concreto para blocos de pavimentação, com os teores de 5%, 15% e 25% de substituição do cimento pelo resíduo investigado. Foi avaliada à resistência à compressão axial dos concretos produzidos após o tempo de cura de 7, 14 e 28 dias, visando obter uma resistência mínima de 35MPa, e tendo como principais resultados (aos 28 dias), as resistências de 46,08MPa, 40,49MPa e 34,96MPa, referentes aos teores de adição de 5%, 15% e 25% respectivamente.

Palavra-Chave: Concreto. Resíduos. Rochas ornamentais.

Abstract

The sector of civil construct can be considered a great alternative for the utilization of the residues. In fact that this sector consumes a large quantity of natural resources, like sand, wood and others. The process of sawdust of granite blocks on slabs, realized by equipaments known as looms, generates a huge quantity of residues (25% to 30% of the block becomes residue) of different grain sizes. The process of beneficiation of those slabs generates a similar residues too the filler, very slim material, utilized in the production of concrete. This study aims to reuse the residues generated during the beneficiation of ornamental stone, such as marble and granite, which are responsible for generating large amounts of residue, such as abrasive slurry. For such, this work was performed the physical characterization of the residues coming from the beneficiation (cutting and polishing) of granite plates and fine aggregate. It was also examined, the feasibility of using the residues the production of concrete paving blocks, with levels of 5%, 15% and 25% residue with cement replacement. It was evaluated for compressive strength of concrete produced after the curing time of 7, 14 and 28 days in order to obtain a minimum strength of 35MPa, and whose main results (after 28 days), the resistances of 46.08MPa 40.49MPa and 34.96MPa, referring to the levels of addition of 5%, 15% and 25% respectively.

Keywords: Concrete. Residues. Ornamental Stone.


1        INTRODUÇÃO

Nos últimos anos o consumo de produtos relacionados ao setor da construção civil aumentou. E com isso, houve uma expansão na produção de argamassas, concretos, revestimentos cerâmicos, e outros, com a finalidade de suprir essa crescente demanda de consumo. Segundo CASTRO e VIDAL (2009), o setor de beneficiamento de rochas ornamentais foi um dos setores da construção civil mais favorecido com esse aumento no consumo, pois as rochas ornamentais são muito utilizadas em edificações, como pavimentação, revestimentos de interiores e exteriores entre outros.

As exportações brasileiras de rochas ornamentais somaram US$ 615,78 milhões e 1,1 milhões de toneladas no 1º semestre de 2015, segundo a ABIROCHAS – Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais.

Segundo GONÇALVES (2000), cerca de 25% a 30% dos blocos de granito se transformam em resíduos de diversas formas e a quantidade estimada de geração de resíduo de corte de granito e mármore no Brasil foi de 165.000 toneladas ao ano distribuídas entre Espírito Santo, Bahia, Ceará, Paraíba entre outros estados. No trabalho de MOURA, GONÇALVES e LEITE (2002), os autores citam que esse valor alcançou 240.000 toneladas ao ano, distribuídos nos mesmos estados.

Segundo NUNES et al. (2002), nos últimos anos, as indústrias de beneficiamento de rochas ornamentais vêm sendo citadas pelos ambientalistas como fontes de contaminação e/ou poluição do meio ambiente, devido ao grande volume de resíduos gerados e frequentemente lançados diretamente nos ecossistemas, sem um processo de tratamento para eliminar ou reduzir os constituintes presentes.

O mercado da construção civil se apresenta como uma das mais eficazes alternativas para consumir materiais reaproveitados, pois a atividade da construção é realizada em qualquer região, com a ampliação cada vez maior do ambiente construído, o que permitirá reduzir os custos de transporte. Além disso, grande parte dos componentes necessários à produção de edificações podem ser produzidos sem grande sofisticação técnica, (JOHN, 1996).

Diante do exposto, este trabalho pretende buscar uma alternativa para amenizar o problema da grande quantidade de resíduo gerado no beneficiamento do granito a partir da utilização do resíduo do polimento em concreto utilizado na fabricação de blocos de pavimentação.

2         REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1. ROCHAS ORNAMENTAIS

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define “rocha ornamental como uma substância rochosa natural que, submetida a diferentes graus de modelamento ou beneficiamento, pode ser utilizada como uma função estética qualquer”.  A rocha de acabamento, por sua vez, é qualificada pelo órgão como material rochoso sujeito a desenvolvimento e beneficiamentos no setor da construção civil como emprego em acabamentos de superfícies de paredes e pisos, agregando valor estético no setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (642.7 Kb)   docx (712.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com