TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE E OS PROBLEMAS AMBIENTAIS

Pesquisas Acadêmicas: O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE E OS PROBLEMAS AMBIENTAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  3.610 Palavras (15 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 15

MARCELO DE CERQUEIRA SIMMER

O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE E OS PROBLEMAS AMBIENTAIS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Recursos Hídricos, Química Ambiental, Poluição e Resíduos Sólidos, Ética, Política e Sociedade.

Prof. Cristina Célia Krawulski, Kenia Zanetti Molinari, Rosimeire Lima, Sergio Goes Barboza, Thiago Augusto Domingos.

Cachoeiro de Itapemirim

2013

RESUMO: A utilização racional dos recursos naturais, a partir da consciência comprometida com a responsabilidade ambiental é um dos maiores desafios da humanidade na atualidade. Neste contexto, um novo paradigma está posto, o de buscar alternativas de produção que minimizem os danos ao ambiente e permitam a renovação de seus recursos. Surge nova tendência que ajuda a criar um panorama que vem tendo efeito dominó, a partir da concepção de instrumentos técnicos, políticos e legais. A gestão ambiental surge como ferramenta que pode contribuir com a transformação de cenário. Isto implica na mudança comportamental com tomada de decisão e o desenvolvimento de mecanismos, a fim de garantir a sustentabilidade nos processos produtivos e, sobretudo, reservar às gerações futuras um ambiente harmônico que lhes propicie qualidade de vida e perspectiva de futuro. A consciência individual é o ponto de partida às transformações que garantirão um ambiente mais equilibrado e harmonioso a todos.

Palavras-chave: Meio ambiente, poluição, atmosfera,

INTRODUÇÃO

Neste artigo serão abordados os temas relacionados ao desenvolvimento da humanidade e os impactos ambientais por ela provocados, onde o ser humano para a satisfação de seus desejos pessoais e financeiros não se preocupa com a degradação e a poluição do meio ambiente, além, dos resíduos despejados em lugares inadequados e as soluções para estes problemas. Contudo, o objetivo deste trabalho é de discutir e analisar informações referentes ao tema citado acima.

DESENVOLVIMENTO

Desde sua existência, o homem se utiliza dos recursos naturais para sua subsistência, ou seja, para sua habitação, vestuário, alimentação, moradia, transporte, etc, sendo tudo realizado sem o mínimo respeito ao meio ambiente e sem a preocupação com seu esgotamento, pois não tinha a noção de que mau uso dos recursos naturais causariam problemas futuros. A ideia de que o homem é o senhor da natureza e para com ela tudo pode, esta levando o planeta ao caos. Nosso planeta é um sistema de sistemas e superorganismo de complexo equilíbrio, construído ao longo milhões de anos. Por causa da evolução industrial, em desenvolvimento crescente a partir dos dois últimos séculos, o equilíbrio global esta sendo colocado em xeque. A população mundial cresceu oito vezes, ampliando de forma significativa o consumo dos recursos naturais. Somente o processo produtivo, com base na exploração da natureza, cresceu mais de cem vezes, num salto que fez agravar a situação de ameaça do planeta, trazendo à tona a emergência da necessidade de uma forma alternativa de relação do homem com a sua casa, a terra. Nas palavras de Leonardo Boff, Saber cuidar: Ética do Humano- Compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999:

Parca é a consciência coletiva que pesa sobre o nosso belo planeta. Os que poderiam conscientizar a humanidade desfrutam gaiamente a viagem em seu Titanic de ilusões. Mal sabem que podemos ir ao encontro de um iceberg ecológico que nos fará afundar celeremente.

Os problemas ambientais, parecem estar nascendo fortes sinais de resistência aos velhos paradigmas, com o surgimento de uma nova consciência. Há maior preocupação com as questões ambientais, vetem crescendo gradativamente, como importantes atores as ONGs (Organizações Não Governamentais) ligadas ao ambientalismo e demais segmentos sociais, que fazem pressão pela criação de mecanismos legais, e que sejam colocados em prática, com o objetivo de promover a proteção ambiental. Já é de conhecimento de muitas pessoas que, à medida que se reduz a capacidade de renovação dos recursos naturais, em que se polui o ar, se contamina a água dos rios, se destroem florestas e a biodiversidade, caminha-se para a exaustão da vida. Nas palavras de Cecília Bueno – Conservação de Biodiversidade nos Parques urbanos: Dissertação de Mestrado em Gestão Ambiental, UNESC, RJ, 1988:

Se os cidadãos, individualmente, forem confrontados com a necessidade da manutenção da biodiversidade para a manutenção da qualidade de vida de seus descendentes, sem pensar exclusivamente em seus benefícios pessoais imediatos, os benefícios de longo prazo começarão a ser visualizadas, percebidos enfim, pelos humanos, e a conservação deixará de ser uma luta real de uma minoria e retórica da maioria para ser integrada às atividades sociais de todos como um fato normal e necessário à vida.

Os impactos ambientais esta ligado ao consumo excessivo, e em crescimento, de energia provinda de combustíveis fósseis, que aumentam a emissão de gases que provocam a poluição atmosférica que contaminam água, solo e provocam vários fenômenos. Outro prejuízo ambiental, nem sempre reconhecido, é o uso intensivo do solo para a construção civil, agricultura e pecuária.

A preocupação com o meio ambiente, no âmbito global, até a década de 1970, restringia-se apenas ao cumprimento das normas de poluição determinadas pelos órgãos reguladores. A cultura reinante no mundo empresarial não contemplava valores sociais e políticos na tomada de decisões dos administradores, da mesma forma que se buscava nas leis e regulamentações originadas pelo poder público apenas dar suporte para que as empresas garantissem suas metas econômicas ou, então, que os dispositivos legais não se constituíssem em barreiras para que estas fossem alcançadas, ou seja, os empreendedores só se preocupavam com seus negócios não estando nem ai para os problemas ambientais, gerados por suas atividades.

Quando começou a usar produtos químicos se pensava nos problemas que eles poderiam causar? As consequências de seu uso tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana?

Quando começou a utilização de produtos químicos e seus derivados, não se tinha a menor ideia das consequências nos problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com