TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIMENSIONAMENTO DE AEROGERADOR

Por:   •  22/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.413 Palavras (14 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 14

ALANNE FERREIRA DE SOUSA

DIEGO MARTINS DE SOUSA DANTAS

HELOÍSA NÓBREGA DE MEDEIROS

JEFERSON DA SILVA TRIGUEIRO

MARIANA DE LUCENA OLIVEIRA

DIMENSIONAMENTO DE AEROGERADOR

ARARUNA-PB

2017


ALANNE FERREIRA DE SOUSA

DIEGO MARTINS DE SOUSA DANTAS

HELOÍSA NÓBREGA DE MEDEIROS

JEFERSON DA SILVA TRIGUEIRO

MARIANA DE LUCENA OLIVEIRA

DIMENSIONAMENTO DE AEROGERADOR

Atividade de avaliação apresentada à disciplina de Fontes Alternativas de Energia do curso de Engenharia Civil da UEPB, como requisito parcial para a obtenção da nota necessária à aprovação.

Docente: Arthur Henrique França Figuerêdo Leão

ARARUNA

2017

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        OBJETIVOS        4

2.1.        Objetivo geral        4

2.2.        Objetivos específicos        4

3.        DIMENSIONAMENTO        5

3.1.        Consumo elétrico da residência        5

3.2.        Determinação do tipo de aerogerador        6

3.3.        Parâmetros eólicos de projeto        6

3.4.        Cálculo da energia gerada        10

3.5.        Medição do desempenho dos aerogeradores        12

4.        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15


  1. INTRODUÇÃO

O estilo de vida da sociedade atual é extremamente dependente da utilização de energia elétrica, que é necessária para a realização das tarefas mais simples do cotidiano, fato facilmente percebido quando há uma queda de luz, por exemplo, fazendo com que a residência fique sem abastecimento por algumas horas.

Infelizmente, grande parte da energia gerada no mundo ainda está resumida pelas fontes de energias tradicionais, poluentes e não-renováveis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. Porém há grandes chances desse quadro se reverter devido à evolução no desenvolvimento e no uso de energias limpas e renováveis como biomassa, energia eólica, energia solar e energia maremotriz e, também, por meio de sanções como o Protocolo de Quioto, que cobra de países um nível menor de emissões de poluentes na atmosfera. Essas energias alternativas configuram um novo modelo de produção de energias econômicas a longo prazo e que não agridem o meio ambiente.

A disponibilidade dos recursos naturais utilizados como matéria prima na produção de energia é um fator fundamental. Esses recursos variam desde os combustíveis fósseis até às marés dos oceanos. Em virtude dessa diversidade de meios de produção, é possível que existam as mais variadas as matrizes energéticas nos países e a tendência é que se diversifiquem cada vez mais, aproveitando de maneira eficaz as potencialidades de cada região.

Existe hoje uma vasta procura por soluções ecologicamente corretas para a produção de energia somada à necessidade de promover o acesso à energia elétrica para o maior número de pessoas possível. Isso aumenta, cada vez mais, o número de centrais de geração de energia de pequeno porte. Nesse contexto o projeto desenvolvido nesse trabalho terá como ponto principal a escolha de uma energia limpa para substituir a convencional, de forma a beneficiar o meio ambiente, como também ser uma opção mais econômica a longo prazo.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo geral

Dimensionar um aerogerador para uma residência unifamiliar, localizada na zona rural da cidade de Araruna-PB, nas proximidades do Campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba.

  1. Objetivos específicos

Utilizar os dados de vento da estação meteorológica do Campus VIII da UEPB para estipular a produção anual e a potência do sistema de geração eólica.

Através dos dados de vento da região em estudo, apresentar a curva Potência elétrica (kW) x Velocidade do vento (m/s).

Realizar o dimensionamento e determinar a posterior instalação de um sistema autónomo que permitirá fornecer a energia necessária aos consumos da residência.

Determinar sistema eólico necessário constituído por apenas um aerogerador e restantes componentes acessórios.

  1. DIMENSIONAMENTO

Neste item serão apresentados alguns dos principais requisitos técnicos definidos pela norma IEC-61400-1: Requisitos de projetos (2005) para garantir a segurança do aerogerador e dos principais sistemas que o compõe, bem como as quatro classes de projeto nas quais o equipamento deve ser classificado. Os requisitos apresentados se aplicam à fase de projeto, fabricação, instalação e operação do aerogerador.

  1. Consumo elétrico da residência

Existem dois critérios essenciais que o equipamento utilizado deve atender, são eles: a capacidade de atender uma residência com aparelhos elétricos básicos para uma boa qualidade de vida e apresentar um custo reduzido em comparação com os produtos presentes no mercado.

Os benefícios trazidos pela energia elétrica para as residências que foram considerados para o cálculo do consumo da família em questão se referem à iluminação, conforto, higiene e conservação de alimentos. Assim, foram estudadas as características dos seguintes equipamentos fornecidas pela Eletrobrás (anexo A), discriminados na tabela 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (270.2 Kb)   docx (781 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com