TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Da Transição Para A Sustentabilidade

Artigo: O Desafio Da Transição Para A Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

PALAVRAS-CHAVE DO TEXTO (no máximo 4 palavras)

Sustentabilidade Economia Educação Consumo

DESCRIÇÃO DO ASSUNTO (no máximo 50 palavras)

O texto aborda os problemas ambientais atuais e as consequências que os mesmos trarão para as futuras gerações se uma educação ambiental não for praticada. O autor evidencia fatores que contribuem para a percepção da urgência desse posicionamento ativo contra o problema em questão.

APRECIAÇÃO CRÍTICA (no máximo 300 palavras)

As ações do homem em busca de seu consumo e bem estar são um tanto descuidadas vide a intensa transformação natural e esgotamento de recursos em que nosso planeta esta submetido.

A preocupação da comunidade cientifica surgiu a pouco tempo e a necessidade de um consenso global que coloque em pauta as medidas que devem ser aderidas para uma mudança é urgente.

O consumo desacerbado e acumulo de recursos que quase sempre não são prioridade é visto como normal pela cultura capitalista, que visa apenas os lucros, não se precavendo contra o esgotamento de matérias primas e consequentemente piores qualidade de vida. A medida que o nosso espaço geográfico e recursos se esgotam a humanidade tem a cada dia mais que prestar contas com a “saúde do planeta”, exemplos disso o “verão prolongado”, chuvas escassas durante o ano, transgressões marítimas e varias espécies que entram em extinção por essa seleção desrespeitosa e egoísta que nosso consumo aplica. Por incrível que pareça há uma parcela da sociedade que ainda vê esse problema como distante e pequeno, nisso a importância de uma conscientização por meio da educação ambiental. A partir do momento em que todos estiverem cientes da urgência desse problema, o próximo passo pode ser dado, a corrida contra o tempo para que nossas futuras gerações possam ter esperança da estadia neste meio.

PARALELO COM EXEMPLOS DE SUA VIVÊNCIA

.Para a otimização da preservação do planeta é necessário educação ambiental e isto implica no interesse do governo neste assunto. Talvez uma nova ordem mundial seja necessária como o autor especula, porem creio que a responsabilidade seja igual para todos os habitantes desse mundo. Se conseguirmos chegar a um equilíbrio sem fugir das responsabilidades o desenvolvimento sustentável será possível, partindo do individual para o coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com