TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Sustentabilidade

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIDADE II, BELO HORIZONTE/MG

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JOSIANE SANTOS SILVA RA 9904009116

DESAFIO PROFISSIONAL

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TUTOR EaD: RONI BUGLIA

BELO HORIZONTE/MG


2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

2.1 Diagnóstico dos impactos da Construção Civil para o meio ambiente        

3.1 Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Econômica.        

4.1 Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Ambiental.        

5.1 Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Social        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

Diante do cenário competitivo no setor da construção civil, muitas empresas descartam seus resíduos da forma mais econômica e rápida, sem a devida responsabilidade como o meio ambiente. Com isto, ocorre uma crescente preocupação ambiental em que construtoras buscam a reestruturação em técnicas mais viáveis para melhor reutilização destes materiais, buscando um desenvolvimento sustentável para seu negócio. A preocupação com a produção
mais limpa passou a fazer parte de seus planos estratégicos. Neste sentido, a empresa L&Construção está disposta a minimiza os danos ambientais no processo produtivo e atende aos novos regulamentos industriais, com o foco em obter maior valor junto a seus clientes e em buscar vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Este trabalho tem como objetivo, identificar praticas sustentáveis através de métodos ambientais corretos e se as técnicas utilizadas podem impulsionar a sustentabilidade na construção civil.

DESENVOLVIMENTO

Manoel entende que é necessário repensar as práticas adotadas pela L& Construção para evitar maiores danos aos recursos naturais. Mas essa ideia se consolidou ao participar de uma palestra realizada em uma feira de negócios de construção civil em seu estado, onde teve a oportunidade de conhecer o tema Desenvolvimento Sustentável, até então novo para ele, e se surpreendeu ao observar que a L& Construção poderia adotar uma série de práticas não somente ambientais para contribuir com a sociedade, mas também para valorizar sua marca, obter maiores lucros e ainda manter-se competitiva no mercado Ele percebe que é o momento de adotar princípios baseados na sustentabilidade.
A construção civil é umas atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estudos apontam que só no Brasil a construção gera 25% total de resíduos. 
Um dos impactos mais negativos é o cimento. Isso se deve ao fato de as cimenteiras fazerem uso intensivo de energia para processar calcário, a queima dele em altos fornos é à base da produção de cimento e gera as emissões de carbono que poluem e comprometem o meio ambiente.

2.1 Diagnóstico dos impactos da Construção Civil para o meio ambiente

A construção civil provoca danos ambientais significativos por meio de um volume considerável de resíduos gerados, emissão de CO² nas vias rodoviárias ou por conta da produção de matérias que se fazem uso na construção - o aço, cimento, madeira e cerâmica.

A crescente geração de resíduos sólidos resultantes de construções, demolições e reformas na construção civil vêm exigindo cada vez mais soluções diversificadas para diminuir o excedente de materiais descartados e encaminhados para os aterros sanitários bem como potencializá-los o uso dos mesmos na geração de matérias-primas secundárias, visando diminuir a exploração dos recursos naturais não-renováveis de maneira que contribuam nas condições ambientais dos espaços urbanos.

Temas como a redução de resíduos, a correção no sistema de coleta e de disposição final, a reutilização e a reciclagem para a produção de novos materiais, ainda são tão difundidos como deveriam ser.

A empresa L&Construção consciente de que a construção sustentável tem papel fundamental no desenvolvimento e incentivo de toda uma cadeia produtiva que possa alterar seus processos para um foco mais ecológico decidiu prover intervenções sustentáveis para a minimização dos impactos causados pelo setor, tanto na construção propriamente dita quanto na extração e comercialização das matérias primas.

 

3.1 Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Econômica.

Título da Ação: Sustentabilidade Econômica

Objetivo

Ação

Resultados esperados

Racionalização de uso de Energia Elétrica

  Utilização, sempre que possível, de fontes de energia limpa e renovável. Exemplos: eólica e solar.

Redução de custos e melhora da imagem da organização.

Tratamento de resíduos e reciclagem do lixo.

Tratamento de todos os resíduos orgânicos e materiais gerados no processo produtivo, inclusive priorizando a reciclagem do lixo.

Reaproveitamento de materiais gerando economia para a organização.

Utilização de meios de transportes de materiais mais econômicos e menos poluentes.

Utilização, sempre que possível, de meio ferroviário e marítimo são os mais recomendáveis.

Redução da emissão de Monóxido de Carbono (CO) e redução nos custos com transportes.

Sustentabilidade econômica é um conjunto de praticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações. Neste âmbito, o lucro não é somente medido na sua vertente financeira, mas igualmente na sua vertente ambiental e social. Assim, é necessária a incorporação na atividade empresarial de uma gestão mais eficiente dos recursos naturais, seja estes minerais, matéria-prima biológica ou energéticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com