TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagrama de Espaguete

Por:   •  28/6/2020  •  Artigo  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Diagrama de Espaguete

Kanban

O diagrama de espaguete é uma ferramenta visual muito importante para segmento do Lean Manufacturing. Ele consiste em um emaranhado de linhas traçadas, geralmente em uma planta no formato A3. As linhas representam toda trajetória percorrida por um funcionário em uma empresa durante a execução de tarefas de um determinado processo. Esse diagrama busca um melhor entendimento sobre o fluxo de pessoas e/ou materiais dentro de um layout, seja em um meio de produção ou no ambiente administrativo.

Basicamente o que você precisa fazer é: traçar um mapa que contenha todos os caminhos percorridos por pessoas e/ou produtos. Mas tenha cuidado! Se você fizer seu diagrama de qualquer maneira, essa ferramenta simples pode se tornar muito confusa e extremamente difícil de ser analisada. Por isso, vou ajudar com uma receita muito boa para fazer seu espaguete. Vamos lá? Passo 1: Decidir qual o processo ou fluxo de pessoas será analisado. É importante e também necessário avaliar o quanto de valor que a mudança desse layout agregará ao negócio. Passo 2: Depois de decidido o layout a ser otimizado, é necessário fazer o desenho planta do mesmo, mantendo todas as características atuais do sistema. Esse esquemático é feito, como dito antes, em um formato A3. Passo 3: Desenhar, de maneira contínua, todo o trajeto percorrido pelo colaborador e/ou material de forma a representar todo o fluxo do processo, definindo bem as distâncias percorridas e o tempo gasto em cada uma. Se necessário, utilize mais de uma cor para representá-los. Passo 4: Faça, juntamente com sua equipe de trabalho, uma análise criteriosa dos percursos desenhados, buscando identificar movimentos desnecessários e passíveis de melhoria. Não se esqueça de levar em conta o tempo e a distância colhidos no passo anterior. Passo 5: Procure por uma organização que reduza ao máximo todos os trajetos indesejáveis, elaborando propostas que atendam os funcionários do setor e atinjam os níveis de melhoria esperados.

1- Escolher o processo que deseja acompanhar. Produtos mais fabricados, processos que são mais executados.

2- Usar uma planta baixa atualizada das bancadas, ferramentas e portas.

3- Acompanhar o processo pessoalmente. Não deixar quebra nas linhas do diagrama. Anotas distancias e tempos de deslocamento.

4- Anotar todas as melhorias com a equipe. Elaborar novo layout.

5- Implantação das melhorias. Verificação dos novos deslocamentos e tempos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com