TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Documento da Aulas

Por:   •  25/10/2021  •  Abstract  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

O idealismo

O idealismo é uma  teoria filosófica complexa que compreende a realidade em dois planos: um plano material da realidade  perceptível e um plano ideal, de uma existência ideal, onde se estabelecem apenas conceitos, significados e formas perfeitamente estabelecidas.

Esta corrente filosófica  parte do ponto de que há a existência metafísica de uma realidade ideal. O que é ideal é aquilo que existe enquanto ideia, como algo descolado da matéria. O idealismo é justamente a afirmação dessas ideais como ponto central do conhecimento.

Principais características :

Disparidades entre as realidades materiais e ideais:

A realidade material existe como matéria e é percebido pelos órgãos, Compreendido pelo corpo através de experiências com o mundo material,  Isto é, aquilo que é visto, tocado, ouvido, aquilo que provoca experiências sensoriais.

Ja a realidade ideal somente pode ser compreendida por meio do  pensamento, da racionalidade. O idealismo é a corrente que coloca  a centralidade para qualquer entendimento da realidade o ser “eu” como o principal e mais importante.

Para se compreender sobre o idealismo é necessário estudar sobre as diversas posições feitas por diversos pensadores considerados idealistas

Platão citou que existem duas realidades distintas: a realidade material e a realidade ideal. A realidade ideal seria  complexa contendo todas as ideias, conceitos e formas de maneira perfeita. A realidade material seria de certa forma uma mal feita e imperfeita daquela realidade ideal.  Platão chamou de mundo das ideias a dimensão em que o idealismo  É o conhecimento unico, verdadeiro  e confiável.

Idealismo alemão

 é um conjunto de teorias idealistas que emergiram em um contexto bem particular de produção de filósofos alemães, seu início preciso foi pelo pensador Immanuel Kant. O idealismo alemão é tambem chamado de pós-kantismo  por estar em Kant o início de tudo desse conjunto de teorias.

Os principais filósofos do idealismo alemão foram:

Immanuel Kant

Johan Gottlieb Fichte

Friedrich Wilhelm Joseph Schelling

George Wilhelm Friedrich Hegel

O materialismo

É a corrente filosófica o qual a matéria física é a única realidade, e através dela explica-se a existência de tudo, tanto fenômenos, processos e os seres. Querem  buscam explicar o ser e sua existência a partir da matéria.

Principais Características

Uma  característica do materialismo é a busca pela explicação da realidade a partir de condições estritamente concretas e materiais, onde se compreende de modo racional as fontes que geram as dinâmicas sociais, epistemológicas, psicológicas históricas.

 o materialismo está em via oposta ao idealismo, posto que afirme a primazia da matéria sobre o espírito .até o pensamento seria uma manifestação interior da matéria, permitindo a existência imaterial da consciência correlacionada aos fatos e fenômenos de origem material.

Também cabe ressaltar que o materialismo compreende modo de vida em que o aproveitamento das coisas materiais é uma filosofia de vida, caracterizada pelo enorme apego a bens materiais.

O materialismo esteve Presente em diversas culturas orientais da Antiguidade como egípcia, babilônica, indiana e chinesa. O materialismo se tornou comum no pensamento ocidental por volta do século VII a. C., com algumas escolas filosóficas, como a de Mileto, de onde saíram Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.

O materialismo dialético

 é uma corrente filosófica que utiliza o conceito de dialética para entender os processos sociais ao longo da história. Essa teoria faz parte do marxismo socialista, criada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).Além do materialismo, Marx e seu companheiro Engels (1820-1895) desenvolveram diversas teorias juntos com o intuito de compreender as relações sociais.

Principais Características do materialismo dialético

Considera que os meios materiais e não os concretos definem e realidade social.

Baseia-se na dialética para compreender os processos sociais.

Não concorda com o conceito de que a história é estática e definitiva.

Opõe-se totalmente ao idealismo.

Estuda os fatos históricos com base em elementos contraditórios.

Defende que qualquer análise deve avaliar um todo e não somente o objeto do estudo em questão.

Materialismo Histórico

Esta teoria estuda as formas de produção da vida material das sociedades.

Essa vertente marxista afirma que as relações sociais são fruto do trabalho dos seres humanos, bem como do que produzem para suprir suas necessidades materiais.

Os pensadores haviam entendido que o século XIX, que viveram da alta modificação social propiciada pela Revolução Industrial, possuía uma configuração nova, baseada na  exploração da mão de obra da classe trabalhadora por parte da classe burguesa e na força de produção da burguesia

Características do materialismo histórico

A teoria marxista compreende que a humanidade se define por sua produção. A pretensão desse autor era promover uma revolução social que subvertesse a ordem corrente de poder da classe dominante sobre a classe dominada. a característica principal do materialismo histórico é a mudança social, fazendo com que o proletariado tenha acesso ao poder e estabelecer um governo socialmente uniforme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com