TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EDIFÍCIO WILTON PAES DE ALMEIDA

Por:   •  14/10/2019  •  Artigo  •  2.993 Palavras (12 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 12

EDIFÍCIO WILTON PAES DE ALMEIDA

O edifício Wilton Paes de Almeida, localizado no endereço Rua Antônio Godoy, 23, 27 e 33 e Avenida Rio Branco, 10, Santa Efigênia, Centro de São Paulo, foi projetado no ano de 1961 e teve sua construção entre 1961 e 1968.

Roger Zmekhol (1928-1976) foi o arquiteto responsável pela construção, nascido em Paris, capital da França e filho de imigrantes Sírios, chegou ao Brasil quando criança, e anos depois tornou-se professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e da Universidade de São Paulo (USP).

Roger Zmekhol adotou modernista a característica do edifício onde sua estrutura era livre, com aço, vidro e concreto. O presidente do IAB-SP, Fernando Túlio Salva Rocha Franco, descreveu o edifício Wilton Paes de Almeida como “marcante e arrojado”, sendo um dos primeiros da cidade de São Paulo a ter fechamento de vidro na fachada e por adotar uma estratégia arquitetônica de deslocar para o centro do prédio o espaço servidor, sendo elevadores, banheiros, escadas e infraestrutura elétrica e hidráulica entre outras.

O edifício comercial contava com uma área construída de 11.083 metros quadrados, com 24 andares em um terreno de 660 metros quadrados, seus detalhes eram descrevidos com halls de circulação geral tratados em mármore, aço oxidável e pisos de Ipê, por onde eram passadas as canaletas com fios elétricos e telefônicos, permitindo total flexibilidade na arquitetura interna. O terreno continha 29,17 metros frontal para rua Antônio de Godoy, 22,72 metros ao lado da Avenida Rio Branco, 30,86 metros na parte dos fundos onde fazia divisa com a Igreja Luterana (também atingida pelo desabamento), e 21,00 metros do lado oposto a Avenida Rio Branco.

Foi em 1992 que ocorreu o tombamento do edifício comercial Wilton Paes de Almeida pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP), sendo classificado em nível de proteção 3, que corresponde a bens de interesse histórico, arquitetônico, paisagismo ou ambiental, determinando a preservação de suas características externas, sua resolução cita o valor histórico, social e urbanístico.

Diversas empresas privadas funcionaram no edifício, entre elas podemos citar a empresa CVB (Comercial Vidros do Brasil), porém o edifício comercial também foi utilizado em função de órgãos públicos, como INSS e também no começo da década de 1980 e 2003, foi sede da Polícia Federal (pela carceragem, passaram presos famosos como o mafioso italiano Tomaso Buschetta e o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto), porém com o decorrer do tempo o edifício foi  tomado pelo Estado por razão das dívidas acumuladas.

Desde 2003, quando a Policia Federal desocupou o edifício e se mudou para sede da Lapa, o mesmo foi ocupado de maneira irregular. O edifício Wilton Paes de Almeida chegou a ser colocado à venda pelo valor de R$ 21.595.779,08, porém já havia sido invadido pelo Movimento Social de Luta por Moradia (MSLM), por 248 pessoas de 92 famílias.

INCÊNDIO

O incêndio que ocorreu na madrugada do dia 01 de maio de 2018 levou o edifício ao desmoronamento, o edifício vizinho pegou fogo nos três primeiros andares, mas não corre risco de colapso, porém a Igreja Evangélica Luterana, pegou fogo e teve 90% de sua estrutura comprometida.

Ainda não se sabe ao certo a causa do acidente, porém, segundo as investigações, pode ter sido iniciado por conta de um curto-circuito que se espalhou rapidamente. Outras questões também foram levantadas, como por exemplo, vazamento de gás ou até mesmo uma briga de casal que foi ouvida minutos antes do acidente, no 5º andar do edifício. Também deve ser considerado a ausência de manutenção e a falta de segurança pelo agravamento do        que servisse de propagação do incêndio por ser material combustível.

Deve também ser lembrado o fato da estrutura do local ser mista, o que pode ter auxiliado como agravante ao desmoronamento. Conforme sabemos, o aço a 600°C perde 80% da resistência, entrando em colapso, e por se tratar de uma construção antiga e que não atende as normas vigentes para uma construção mista, não possuía uma proteção nas estruturas fazendo com que elas se rompessem mais rápido.

Sabemos que o material pertencente aos ocupantes da construção era altamente combustível, eles usavam muitos papelões, madeiras, tapumes para vedação, além do lixo que foi jogado nos vãos dos ventiladores e formaram uma grande chaminé.

Além de haver o desabamento do edifício, a igreja vizinha também sofreu danificações, parte da igreja também desabou, e as partes que permaneceram, apresentaram trincas e fissuras, fazendo com que os órgãos competentes, deixasse o imóvel sem nenhum tipo de movimentação até que vistoriassem e verificassem que não haveria nenhuma possibilidade de danificação total.

SITUAÇÃO DO INCÊNDIO

Conforme o incêndio se desenvolve, a dilatação do vigamento do primeiro piso desloca os pilares lateralmente. Este efeito age concomitantemente com a flexão decorrente dos esforços de engastamento perfeito oriundos do gradiente térmico.

Como os pilares restringem a dilatação das vigas, estas ficam solicitadas à flexo-compressão. O deslocamento lateral dos pilares amplifica os momentos fletores nas colunas externas devido ao efeito P-∆ oriundo da interação entre o esforço normal e a geometria deformada da estrutura. A combinação deste efeito com o carregamento axial e o momento fletor decorrente da restrição à dilatação flexional das colunas geram o estado tensional responsável pela formação de rótulas plásticas nas colunas externas. A Figura abaixo apresenta o deslocamento horizontal do pavimento submetido ao incêndio. Verifica-se que ambas as tipologias atendem ao tempo requerido de resistência ao fogo de 60 minutos, calculado através da Instrução Técnica nº 8 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (CEBEST, 2005). A viga mista com mesas preenchidas por concreto possui TCRF ligeiramente inferior ao da viga mista com proteção térmica de argamassa projetada. No entanto, a tipologia CB2 apresenta melhor aparência estética e controle de execução.

A Figura 1 ilustra o processo de formação das rótulas plásticas para o caso das vigas mistas com proteção térmica de argamassa projetada. O colapso da estrutura 9 de 11 ocorre devido à formação de um mecanismo plástico decorrente da plastificação de 3 seções transversais.[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Figura 2: Processo de formulação de rótulas plásticas ao longo do incêndio

CRONOLOGIA

1961: O edifício comercial foi projetado por Roger Zmkhol.

1968: Após 8 anos de construção o edifício comercial é finalmente inaugurado para ser sede do conglomerado de empresas de Sebastião Paes de Almeida, político e empresário. (O nome dado ao edifício foi em homenagem ao irmão mais velho de Sebastião)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (231.2 Kb)   docx (654 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com