TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REALIDADE E TRANSFORMAÇÕES DA ESCOLA JOSÉ DE ALMEIDA E SILVA

Artigos Científicos: A REALIDADE E TRANSFORMAÇÕES DA ESCOLA JOSÉ DE ALMEIDA E SILVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CRISTINA DOS SANTOS CARDOSO

A REALIDADE E TRANSFORMAÇÕES DA ESCOLA JOSÉ DE ALMEIDA E SILVA

Cidade

2012

CRISTINA DOS SANTOS CARDOSO

A REALIDADE E TRANSFORMAÇÕES DA ESCOLA JOSÉ DE ALMEIDA E SILVA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.

Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.

Tutora eletrônica: Samira Leonel de Castro Lopes

Tutor(a) de sala: Regina Celia Ramos

Cacoal

2012

Caracterização da Escola

A instituição pesquisada foi a Escola Municipal José de Almeida e Silva , que se localiza na rua dos pioneiros com esquina a avenida guaporé, composta por 21 salas, biblioteca, banheiros, parque infantil, cozinha, brinquedoteca, refeitório, sala de orientação , supervisão , direção e secretaria. Atende mais ou menos 700 alunos, da educação infantil ao 5º ano. Abaixo algumas fotos da mesma e suas caracteristicas.

Mural

Local onde são colocados os recados, homenagem as datas comemorativas e trabalhos feitos pelos alunos.

Biblioteca

.

Pequeno acervo da biblioteca da escola, no qual se vê na figura as mesas e cadeiras que fazem parte da biblioteca , a mesma contem um acervo rico em literatura infantil e as tumas tem o horario que ficam na biblioteca e os alunos podem levar os livros para casa , pois cada um tem sua ficha para empréstimo.

Entrevistas

1-Quais as principais mudanças que ocorreram em relação aos conteudos escolares e ao tempo de permanencia dos alunos na escola?

As disciplinas são as mesma . o que houve de mudança foi a separação das discipinas de História e Geografia . Antes era feita a junção das duas. Era uma única avaliação e agora é feita separadamente e os conteudos tambem.

Vejo a grandiosidade da forma trabalhada nessas diciplinas. Teve uma melhoria , novas formas para desenvovler estas disciplinas.

2-Houve mudança no processo de ensino e aprendizagem (ou seja, no modo dos professores ensinarem e dos alunos aprenderem e estudarem) ? Quais? Porquê?

Sim. Novas técnicas . Os professores têm mais recursos para pesquisar, mostrar sempre o novo. Já em relação aos alunos , o interesse pela aprendizagem é o mesmo.

3-Como era e como é trabalhada a questão da disciplina (obediência as regras e normas de comportamento e convivência?

Não mudou. O comportamento que as crianças de ontem tinham, são os mesmo que vivenciamos nos dias de hoje. O que falta é o compromisso dos pais e o comprometimento com a educação dos filhos.

A realidade e transformações da Escola José de Almeida e Silva

O Objetivo de um trabalho escolar é agregar valor cultural específico ou genérico ao aluno. Funciona como uma das ferramentas de aprendizado que se aplica ao aluno para que o ajude em sua formação profissional e na vida pessoal também.

O trabalho escolar além de trazer uma bagagem cultural para o aluno, desenvolve seu conhecimento geral e também desenvolve sua capacidade de raciocínio e agrega disciplina e estimula a convivência e espírito de grupo.

A capacidade de raciocínio ajuda o aluno na hora que ele tiver de tomar decisões, pois lhe proporciona maior capacidade de visualizar novas alternativas de soluções para os problemas do dia a dia da vida real, com isso aumenta o valor do capital humano que é o aluno.

Este trabalho tem como objetivo identificar de que maneira a escola se adaptou as mudanças economicas, politicas, sociais, arquitetônica e cultural da cidade ao longo dos anos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com